Capítulo 3

1.7K 50 12
                                    

Olá querida(o)s,vamos a mais um estudo?Hoje meditaremos no capítulo 3 de provérbios.

Vers 1-2: Nós como filhos de Deus devemos guardar os seus mandamentos e não esqueceremos da sua lei,pois eles aumentarão os nossos dias de vida sobre a terra.

Vers 3-4: A Benignidade que é o mesmo que: bondade,generosidade, amor leal de Deus para o seu povo; e Fidelidade ou seja lealdade, comprometimento.
Não devemos abandonar a bondade e nem a fidelidade,pelo contrário devemos ata-las em nosso pescoço e escrever-la na tábua dos nossos corações afim de não esquecermos jamais. De sorte que acharemos graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.

Vers 5-6: A palavra Estribes tem o significado de firmar, apoiar.Quando montamos em um cavalo a primeira coisa que fazemos é colocar nossos pés nos estribes para assim podermos nos firmar.Mas uma coisa é certa devemos firmar nossas vidas em Deus e não no nosso próprio entendimento,pois muitas vezes caímos do cavalo e quebramos a cara,o braço e por ai vai.Por isso que não ando de cavalo rsrsrsrs.
Devemos reconhecer Deus em todos os nossos caminhos,pois Ele endireitara-los.Muitas vezes nos devíamos dos seus caminhos mas se reconhecermos que erramos,Ele nos perdoará e endireitara as nossas veredas.

Vers 7-8: Não devemos seguir a nossa própria sabedoria,pois só Deus pode conceder a verdadeira sabedoria,mas só se a buscarmos.Devemos temer ao Senhor e desviar do mal,pois será saúde para o nosso corpo e refrigério para os nossos ossos.

Vers 9-10: A palavra Primícias nos remete a fazer ou dar em primeiro lugar,nos tempos antigos significava os primeiros frutos dos rebanhos e vegetais.Ou seja devemos honrar a Deus com nossos bens,dando os dízimos e as ofertas das primícias. E Ele nos recompensará, enchendo os nosso celeiros e lagares.Não só de bens materiais como também paz nos lares,saúde, alegria.Mas devemos fazer de bom grado,não por obrigação ou por querer algo em troca.

Vers 11-12:  Vemos quão grande é o amor de Deus para com nós, não devemos rejeitar a sua correção e nem enojar a sua repreensão, pois Ele corrige aquele que tem como filho.Um pai sempre quer o melhor para o seu filho.

Vers 13-15: O valor da sabedoria,o homem que a acha e adquire para si entendimento é feliz, pois o lucro que a sabedoria dá é melhor que a prata e a sua renda melhor que o ouro mais fino.Não a nada que se possa comparar a ela,é mais preciosa que qualquer pérola ou rubi.

Vers 16-17: Quem têm a verdadeira sabedoria,seus dias de vida são aumentados,além de riquezas e honra. Riquezas aqui não se resume apenas em bens matérias, mas também espirituais. A nossa maior riquesa é o céu, aquele que for salvo,andará em ruas de ouro.Quem anda nos caminhos do Senhor,gozará de delícias e de paz.Isto não quer dizer que estaremos livres de problemas,mas com Deus ao nosso lado tudo fica melhor,pois tudo posso naquele que me fortalece.

Vers 18-20 : Quem alcança a sabedoria, tem para si árvore de vida a qual alimenta a nossa alma,e felizes são aqueles que a conserva.O próprio Deus fundou a terra usando de sabedoria,com inteligência estabeleceu os céus, pelo o seu conhecimento faz os abismos se romperem e gotejar orvalhos.

Vers 21-22: Somos aconselhados a estarmos atentos aos ensinamentos de Deus,guardando a verdadeira sabedoria e o bom siso que é o mesmo que bom senso,pois é ele que nos impedi de agirmos por impulso.Estes ensinamentos serão vida para a nossa alma e graça para o nosso pescoço.

Vers 23-36: A sabedoria vinda de Deus fará com que andemos com confiança em seu caminho, livrando os nossos pés de tropeçarem,quando deitarmos não temeremos nenhum mal e o nosso sono será suave.Vindo o pavor repentino e quando os ímpios tentarem nos destruir ,não devemos temer,pois o Senhor será a nossa segurança e guardará os nossos pés do mal.

Vers 27-30: Não deixemos de fazer o bem se estiver ao nosso alcance,se temos como ajudar agora, não deixemos para amanhã.
Não devemos maquinar o mal contra ninguém, quanto mais para com aquele que deposita sua confiança em nós. Não arrume contentas(brigas,discussão) com alguém sem motivo,e sem que tenha lhe feito algum mal.

Vers 31-35: somos exortados a não invejarmos do homem violento e nem seguir os seus caminhos,pois o Senhor despreza o perverso,mas os retos de coração Ele trata com intimidade.
O ímpio tem sobre a sua casa a maldição do Senhor,porém a casa dos justos Ele abençoará. Dos escarnecedores zombara mas dos mansos dará graça. Como herança os sábios receberá honra,mas aos loucos trará sobre si confusão.

Meditando em ProvérbiosWhere stories live. Discover now