Possessão demoníaca

1.3K 55 1
                                    

A possessão demoníaca é a crença de que alguns indivíduos podem ser possuídos por seres malévolos, geralmente conhecidos como demônios. As obsessões e as posses do diabo são colocadas na categoria de aparições do espírito maligno entre os humanos. O fenômeno de obsessão acontece quando o demônio atua extremamente contra a quem ele ataca. Já a posse caracteriza-se pela ação interna, agitando ou excitando a pessoa a fazer o mal.

As descrições de possessões demoníacas geralmente incluem memórias ou personalidades apagadas, convulsões (ataques epilépticos ou “ataques”) e desmaios como se a pessoa tivesse morrido. Outras descrições incluem acesso a conhecimentos escondidos e línguas estrangeiras (o poder de “falar línguas”), mudanças drásticas na entonação vocal e estrutura facial, a aparência repentina de feridas (arranhões, marcas de mordida) ou lesões, além de força sobre-humana. Ao contrário da canalização (outro fenômeno bizarro que ainda vamos explicar por aqui), o sujeito não tem controle sobre a entidade possuidora e, portanto, irá persistir até ser forçado a deixar a vítima, geralmente através de uma forma de exorcismo.

Muitas culturas e religiões possuem algum conceito de possessão demoníaca, mas os detalhes variam de uma para a outra. As referências mais antigas à possessão demoníaca são dos sumérios, que acreditavam que todas as doenças do corpo e da mente eram causadas por “demônios da doença”. Os sacerdotes que praticavam exorcismos nessas nações eram chamados ashipu (palavra para “feiticeiro”) em oposição a um asu (palavra para “médico”) que aplicava bandagens e pomadas. Muitas inscrições de argila cuneiforme contêm orações a certos deuses que pedem proteção contra demônios, enquanto outros pedem aos deuses que expulsem os demônios que invadiram seus corpos.

As culturas chamâmicas também acreditam na possessão demoníaca e os xamãs realizam exorcismos. Nessas culturas, muitas vezes as doenças são atribuídas à presença de um espírito vingativo no corpo da vítima. Esses espíritos lembram frequentemente espectros de animais ou pessoas prejudicadas pelo portador. Os ritos de exorcismo geralmente consistem em ofertas respeitosas ou ofertas de sacrifício. O cristianismo sustenta que a posse deriva do diabo, ou seja, Satanás, ou um de seus demônios menores. Em muitos sistemas de crenças cristãs, Satanás e seus demônios são realmente anjos caídos.

HISTÓRIAS DE TERRORWhere stories live. Discover now