O Início

12.5K 677 49
                                    

No início do mundo, bem antes da filosofia dominar as coisas, o mundo era explicado por realidades paralelas que explicavam sobre a origem dos homens e do mundo onde viviam, essas realidades eram chamadas de "Mitologia". Muito antes de Cristo, haviam civilizações que comandavam o mundo atual, naquela época, uma delas era a civilização grega, os gregos acreditavam que o mundo era governado por deuses. Naquele tempo haviam contos de Hesíodo e Homero, que escreveu "Ilíada e Odisséia", nessas obras são apresentadas a descrição do universo através dos deuses.
No início havia apenas o Caos, uma forma de energia na qual estava a origem de todas as coisas para o universo. Do Caos nasceu Gaia (a terra), Eros (o amor), Nix (o universo) e Érebo (a escuridão). Gaia gerou sozinha Urano e começou a modelar a terra, Urano era o seu igual com quem ela encontrou a paz e com ele gerou ciclopes, hecatonquiros e os doze poderosos Titãs. Os Titãs eram :
Oceano (o mar), Céos (a inteligência), Crio (o frio), Hipérion (o sol), Japeto (a fúria), Téia (a mulher de Hipérion), Réia (o compromisso), Têmis (a lei), Mnemosine (a memória), Febe (a lua), Tetís (a esposa do Oceano) e o mais terrível de todos os titãs, Cronos (o tempo). Cada Titã era uma representação da natureza.
Quando tudo estava estável, Urano teve uma visão do futuro da qual lhe causou muito medo, sabendo do quão poderosos eram seus filhos, ele os pôs de volta dentro do útero de Gaia, esse lugar ficou conhecido como o Tártaro. Não aguentando a dor insuportável, Gaia, tentou convencer todos os seus filhos de prepararem o fim de Urano, de todos eles apenas Cronos aceitou. Então Gaia retirou um aço de dentro de seu peito e modelou uma foice para Cronos.
Cronos teria que castrar seu pai e assim fez. Com o sangue de Urano derramado o céu e a terra se separaram e Gaia colocou Cronos no poder, Cronos era o novo rei do universo, assim casou-se com Réia sua irmã. Certo dia, seu pai derramou uma profecia sobre Cronos, que um dia ele seria destronado por um de seus filhos, mas temendo seus irmãos, Cronos não os libertou do útero de sua mãe. Mais tarde, Gaia furiosa, prepararia a queda de seu filho.
Cronos, com o mesmo medo que seu pai já sentiu, começou a devorar todos os seus filhos que nasciam, porém eles eram imortais e viveriam para sempre dentro de seu estômago, Réia então pediu socorro à Gaia.
Gaia levou isso como a maior oportunidade para destruir Cronos, assim ela deu uma pedra à Réia, para que quando Cronos pedisse o filho, ela entregasse uma pedra no lugar da criança.
Essa criança chamava-se Zeus.

Mitologia Grega - A História CompletaWhere stories live. Discover now