Faetonte e o Carro do Sol

2.8K 171 2
                                    

Na cidade de Corinto, estava sendo festejado os Jogos Ístmicos, espécie de Jogos Olímpicos dedicado ao Deus Poseidon, o deus dos Mares, os competidores disputavam diversas modalidades, a mais famosa era a corrida de cavalos, os melhores condutores estavam lá.
Dentre eles, estava Faetonte, filho da ninfa Clímene e do Deus Apolo, o Deus Sol diz ao seu filho que caso ele vença a corrida, honrando a sua família, ele lhe presentearia com qualquer coisa que desejasse, motivado Faetonte vence a complicada disputa, após a vitória, Faetonte se vangloria dizendo que é tão bom condutor que poderia dirigir o carro de seu pai.
Apolo era o responsável por conduzir o carro do Sol, levando da Aurora até o Crepúsculo, o colega de Faetonte tira sarro de sua cara e diz que somente Apolo poderia conduzir o carro do Sol e que provavelmente nem filho de Apolo ele seria.
Faetonte fica furioso e decide ir ao extremo Oriente, onde ficava o palácio do deus Apolo, ao chegar ele se dirige ao seu pai e diz que já havia decidido seu desejo por ter ganhado a corrida, ele queria mais do que tudo conduzir o carro do Sol.
Apolo fica surpreso com o pedido, mas não poderia fazer nada pois tinha feito uma promessa, pela manhã a Aurora se iniciava e Faetonte já se encontrava no carro de seu pai, os cavalos estavam ariscos, Apolo orienta ele a segurar firme as cordas.
Aurora surge e os cavalos disparam logo atrás dela, Faetonte teve dificuldade de segurar os cavalos durante a subida, a tarefa que parecia simples era bem mais complexa, já era meio-dia e Faetonte havia resistido ao teste da subida, ele se encontrava na parte mais tranquila da viagem, o filho de Apolo se sentia um verdadeiro deus, por poder contemplar todos do alto, acabou encantado e folgou as cordas, os cavalos se sentiram sem comando e em alta velocidade se dirigiram ao solo, Faetonte não conseguia controlá-los.
Quando estavam prestes a se colidir com a terra, o jovem consegue impedir a colisão, mas ainda estava voando perigosamente prestes a colidir e tudo que havia abaixo dele era queimado pelo Sol, os rios evaporavam e o mar fervia por onde passava.
Poseidon ao perceber o mar fervendo se dirige rumo ao Olimpo e exige que Zeus tome uma atitude, O Deus Supremo temendo o pior não consegue ver outra opção à não ser lançar um raio em Faetonte, este que não sabe nem mesmo o que te atingiu e tomba do carro do Sol.
Faetonte despenca do céu como uma estrela cadente em direção ao rio Eredano, os cavalos se dirigem ao palácio de Apolo, o corpo de Faetonte é recolhido pelas ninfas Naiádes, sobre seu túmulo foi erguido um monumento:

"A audácia de um jovem que tentou dirigir o carro do Sol"

A viagem de Faetonte deixou cicatrizes na Terra, as partes queimadas pelo Sol se tornou infértil e sem água e atualmente esta região é conhecida como Deserto do Saara.

Mitologia Grega - A História CompletaWhere stories live. Discover now