O Recomeço da Raça Humana

1.8K 135 3
                                    

Os homens criados pelos titãs,  Prometeu e Epimeteu, já estavam vivendo no mundo a muitas eras e já haviam sofrido períodos de grande prosperidade, essa época ficou conhecida como Era de Ouro.
Mas essa época havia ficado para trás, o homem havia sido atribuído de talentos, esses que lhe davam poder de desafiar a própria natureza, porém este homem havia se tornado uma criatura desonesta, quebrando a balança e fazendo com que o mundo fosse dominado pela cobiça do homem e a paz havia sumido da Terra.
Zeus completamente enfurecido decide tomar uma atitude extrema e por isso convoca Poseidon, o Deus Supremo pede ao seu irmão que o ajude a inundar todo o planeta, para dar um fim definitivo aos homens.
Poseidon atendendo ao pedido de Zeus crava seu tridente no solo, provocando enorme rachaduras de onde começa a sair poderosos jatos d'água, rapidamente o mundo começa a entrar em enorme caos, os navios começam a ser destruídos e engolidos pelo mar, já os homens morrem afogados pelas poderosas ondas de Poseidon.
Os deuses do Olimpo assistem abismados a fúria contra os homens, preocupados como o mundo seria sem os humanos, quem iria honrar e reverenciar os deuses?
Com a ajuda da sabedoria de Atena, Zeus decide transformar o fim da raça humana em um recomeço, ele decide poupar Deucalião filho de Prometeu e também poupa Pirra filha de Pimeteu e Pandora, eles eram os melhores humanos, pois eram os mais crentes nos deuses, eles sobrevivem ao dilúvio em um pequeno barco.
Quando as águas tornam a baixar, o mundo estava arrasado, o casal procurava em vários vilarejos vida humana, mas havia somente ruínas, eles se dirigem ao Templo da deusa Têmis e lá oram por uma resposta dos deuses, sobre como eles poderiam repovoar o mundo, já que não tinham nem mais forças e idade, a estátua do templo responde em tom enigmático:

- Se querem repovoar a terra joguem os ossos de sua avó sobre seus ombros.

Pirra não entende como a deusa pediria para que cometesse tamanha desonra ao túmulo de sua avó, mas Deucalião entende que como é de costume os Oráculos não falam de forma direta, ele conforta sua esposa, dizendo que Têmis não dizia sobre sua avó, mas sobre sua ancestral Gaia, a mãe do todos.
Assim, o casal passa a andar carregando pedras em seus ombros, estes seriam os ossos de Gaia, no local onde a pedra caía brotava a estátua de um homem, que por fim se transformava em uma pessoa de verdade, as pedras jogadas por Deucalião davam origem aos homens e por Pirra às mulheres.
Deste modo, o casal vagou pelo mundo semeando os homens e às mulheres por onde passavam.

Mitologia Grega - A História CompletaWhere stories live. Discover now