A Fome de Eresictão

1.3K 93 2
                                    

Deméter, a deusa da agricultura, andava pela terra trazendo fartura nas plantações e começou a ser muito referenciada. Os rituais que homenageavam a deusa eram feitos em bosques, florestas e campos.
Esses rituais eram compostos pelos devotos da deusa que traziam oferendas para honrar Deméter, porém, um desses rituais foi interrompido por lenhadores:
-Desocupem este lugar agora mesmo, ele irá fornecer a madeira que quero para meu novo palácio, grita Eresictão, um poderoso e rico nobre da região.
Revoltada, a deusa responde:
-Quem ousa interromper um ritual em homenagem a mim.
-Estes bosques está em minhas terras e derrubarei as árvores que eu desejar.
Furiosa, Deméter invoca seus poderes e joga uma maldição sobre Eresictão. Com medo, ele volta ao seu palácio, cansado com a fuga, fica faminto e ordena que seus servos preparem a comida para ele.
Eresictão, devora rapidamente o banquete:
-Mais comida!
Os servos preparam mais um banquete para ele e em um piscar de olhos o homem acaba com toda a comida:
-Mais comida!
Porém, toda a comida do palácio havia acabado, então Eresictão entrega ao seus servos todas as suas moedas de ouro e ordena que comprem mais comida, seus servos preenchem toda sua longa mesa com comida e rapidamente o homem devora tudo:
-Mais comida!
Mas, não havia mais comida, muito menos dinheiro, sua filha chega e observa seu pai sem sua fortuna e faminto, Eresictão vende sua filha como escrava pra conseguir mais comida, a filha implora a Poseidon para que a retire dali, então o deus transforma ela em um jumenta.
Escapando de lá, ela vai até seu pai, que a reconhece mesmo como jumenta e a vende novamente, ainda com dó, Poseidon a transforma em borboleta que voa para longe de seu pai. Eresictão retorna a árvore e implora por perdão a Deméter que não o perdoa e o homem depois de dias com fome, acaba falecendo.

Mitologia Grega - A História CompletaWhere stories live. Discover now