O Mito das Estações

4.6K 243 13
                                    

O vulcão Etna estava em erupção, sinal de que Tifão, a criatura aprisionada por Zeus, estava descontente. Os danos causados pelo vulcão preocupou Hades, o deus do submundo, ele temia que os tremores poderiam romper o solo trazendo luz ao submundo.
Então, ele sobe a superfície para analisar a situação, enquanto isso, Afrodite, a deusa do amor e seu filho Eros, mais conhecido como Cupido, estavam observando Perséfone , a deusa da primavera. Eros e Afrodite se sentiam afrontados por tanto a deusa Atena, como outras, serem virgens e puras, assim, não sentirem os impulsos da paixão e temiam que a jovem Perséfone fosse para o mesmo caminho, tanto que para manter sua pureza, sua mãe Deméter a afastou do Olimpo, pois a deusa era assediada constantemente pelos deuses.
Afrodite percebeu que Hades se movia na direção de Perséfone, Hades também podia se esquivar da paixão e do amor, já que vivia no submundo, terra de tristeza, ódio, etc.
Mas Afrodite acreditava que isso poderia mudar, Eros escolhe sua flecha mais pontiaguda e atinge profundamente o peito de Hades, o deus não percebe nada, mas as flechas de Eros não podem ser detectadas, mas quando certeiras, seu impacto é intenso, ao se deparar com Perséfone, Hades sente um impulso forte de paixão, o deus agarra Perséfone e rompe o solo, fazendo com que se dirijam ao submundo.
Deméter, deusa da colheita, sente a falta da filha e resolve procurar por ela. Depois de muito tempo, a deusa acha uma ninfa amiga de Perséfone, e conta sobre Hades que raptou sua filha.
Deméter após saber sobre a captura de sua filha, entra em uma tristeza intensa e todas as plantas murcham e o solo fica infértil, a deusa recorre a Zeus para que ordene que Hades devolva sua filha, Zeus recusa, fazendo com que Deméter ameace deixar o solo infértil para sempre.
Temendo a ameaça, Zeus aceita que Perséfone retone a superfície com a condição de que ela não tenha comido nada oferecido por Hades, o deus supremo permite que Hermes conduza Deméter até o submundo para que trouxesse sua filha de volta, chegando lá, descobre que Perséfone havia comido um fruto oferecido por Hades e assim seu pequeno vículo com o submundo não poderia ser desfeito.
Deméter fica intensamente triste. Hades para que sua sogra não ficasse mal, propôs que Perséfone ficasse metade do ano com cada um, assim o acordo foi feito, Perséfone voltou com sua mãe para superfície, assim, todas as plantas cresceram novamente e o solo fértil, mas o tempo passou e Perséfone volta ao submundo com seu marido. Assim, Deméter caindo em tristeza profunda, tudo volta a ficar infértil. Perséfone volta com sua mãe assim tudo volta a florescer, assim criando as estações.

Mitologia Grega - A História CompletaWhere stories live. Discover now