Nos shopping Centers

2 0 0
                                    

Isso é uma das coisas mais inúteis e estranhas que existe; esses lugares parece que foram feitos não para aproximar as pessoas, mas para afastá-las. Alguns expõem sua pele, sua roupa, família, e outros expõe sua condição pobre. Estão ali para provar um pouco, para terem vag ideia do que é viver muito, ter muito para gastar, não pensando que são eles que sustentam toda aquela estrutura. ainda não aprenderam a ficar atento aos detalhes tão óbvio.

As pessoas são etiquetadas, meras mercadorias que podem produzir e podem ser produzidas, a ilusão é um chamariz de dinheiro. O prazer de parecer um daqueles que podem ter, mas não podem ser. Outros podem ser, mas não podem ter. O que tem valor é desvalorizado, e o fútil vira ouro.

Eu sinto-me uma mercadoria, um rato atraído pelo queijo, sabendo que vai ser preso em uma gaiola do shopping. Estão de olho no que você tem para enriquecer eles, pouco importa o que pensa e sobre a condição moral e a vivência das pessoas.Querem o que você tem, o material dentro de seu bolso, o valor financeiro. Ninguém quer saber de sua história de vida, das experiências e tantas coisas lindas que tem a dizer. Podem lhe dar atenção até certo ponto, mas nem sempre, o horário deles é ouro. Procuram ser objetivos. Afinal, você a presa dele.

Esses comerciantes estariam bem longe de República de Platão; para quê serviriam se não for apenas para fomentar a fome e tristeza de si mesmos, as coisas boas que poderiam ter em suas vidas jamais poderiam ser usufruídas por alguém, se é que pudessem ter algo de bom. Viver é ver as pessoas como meras mercadorias. Eles só vivem se for para tirar "energia" de alguém.

Cada vez mais ao observar as pessoas andando nesses templos, fica-se com uma sensação que o capitalismo é uma fábrica de ilusão e de pessoas desiludidas. Os pensadores já mostraram isso, já mostraram que as pessoas podem ser induzidas a serem meras mercadorias, objetos, podem ser induzidas a não pensar. Pensar virou uma exceção, um dom para alguns, mas pensar é um exercício que não deve ser atrofiado. O cérebro pode ficar "defeituoso" se não puserem em prática tais coisas. Pensar é mesmo muito "perigoso".



MEU SER AO VENTOWhere stories live. Discover now