O QUE É FELICIDADE?

6 0 0
                                    

Eu que desejaria sempre ser uma pessoa das quais todos gostassem. Parece algo que eu persigo a algum tempo. Faz tempo isso. Parece que eu sigo isso mesmo sem planejar, mesmo sabendo que pode ser impossível para mim.

Fico somente nisso de desejar ser apreciado, como se minha vida dependesse disso, a felicidade minha. Eu ando querendo ser eu  mesmo, sem imitar ninguém na vida, goto de ser original, pois se eu nao desejo ser eu mesmo, serei quem? Viverei uma imitação de alguém que admiro? Isso não é viver, é morrer, pois se não vivo o que eu sou, então eu morri para mim mesmo e para outros. É uma fantasia da qual não quero participar jamais. Se ser eu mesmo pode ser difícil no dia a dia, imagine ser outro dentro de mim. Admirar outras pessoas eu admiro, mas o admirar não me fará um ser igual a eles. Eles são únicos e pode ser que eles até queiram ser eu mesmo. Seria uma ironia, um caro tão inseguro ser imitado por outro tão seguro de si...

Quero mesmo é viver  oque resta  de mim para viver, e o resto vai se delineando dentro de mim. Talvez eu seja apenas um personagem de algum romance difícil, como Ulisses... Será que eu, agora, estou doente, sendo cuidado por minha mãe, e essa vida minha é apenas um sonho que estou vivendo? É algo louco, não acham? Essa minha maneira de pensar é louca mesmo.

As fantasias que tenho pode ser frutos de livros e filmes que assisti e li e estou agora  usando eles inconscientemente, como se isso fosse deixar maneiro meu ser. Uma fantasia já basta, mas outras... Pode ser que reforcem minhas fantasias. Elas aliviam as dores da alma, principalmente aquelas dores inconscientes. Digo isso porque elas nem sempre são percebidas por nós, vimos apenas os resultados delas em nossas vidas. Parece mais um trauma permanente, o qual não sai por nenhuma terapia.

Tem dia que fico pensando se eu vivo mesmo, ou isso que agora experimento não é inferior às vidas da maioria das pessoas. Será que essa minha vida é apreciável? Viver não é experimentar? E  oque experimento vale a pena, traz para mim crescimento como homem, como ser humano, que pode servir de exemplo para outros? A impressão que tenho é que viver é experimentar de muitas coisas. Imagino uma vida bem vivida uma estadia num hotel cinco estrelas, comer de tudo o que se pode do melhor que o mundo tem, viajar o mundo todo, curtir os prazeres da terra, os melhores lugares, vivenciar amizades de verdade, ter dinheiro suficiente para viajar, almoçar nos restaurantes dos shoppings e outros lugares da cidade... Isso é  oque eu imagino uma vida boa, sem vícios, sem muitas derrotas. Acho que ninguem vive só de vitórias, talvez certas derrotas nos fazem crescer mais. Não digo que não devo sentir tristezas, pois como mediria se minha alegria é pouca ou muita? Da mesma forma que não posso saber se algo é errado a não ser que saiba  oque é certo. Preciso ter um referencial.

A vida boa que eu imagino como boa é essa. Não digo que seja só dessa forma que seja boa. Imagino que assim como solteiro, não casado como sou agora. Acredito que boa vida independe se sou ou  não  casado. A felicidade independe disso. Ela  pode ser mesmo alcançada por qualquer um que possa alcançar certo nível de justiça. Mas essa justiça é alcançada como? Talvez seja alcançada por aqueles que consigam alcançar certo nível de justiça essa vinda de Deus, pois ela é alcançável por quem procuram ser justos. A felicidade é coisa única. As pessoas podem ser felizes das mais diversas formas.

Eu penso que, dessa forma que eu falo, posso ser feliz; jamais curti esse tipo de coisa, só imaginando as coisas, vendo outros usufruírem essas coisas das quais falei. Só o simples fato de ter dinheiro pode trazer essa felicidade? Alguns acham que não, outros acham que sim. A felicidade tem sua origem em Deus, acredito piamente nisso. Porque outros não conseguem ser felizes mesmo tendo todo o dinheiro possível e usufruir de todo tipo de coisa da vida.

Certo momento da minha vida eu achava que ser feliz era ter muita mulher, ter muitas aventuras, seja com casadas, solteiras, separadas, gordas, ricas, pobres, magras, gordas, baixas, altas, de todas as formas. E que eu não desse muito em cima delas, elas fizessem questão de ficar comigo. 

Mas será que isso me faria feliz? Não falo de ser feliz apenas por uns momentos, falo de uma felicidade permanente. Uma felicidade não pode ser rejeitada, ela deve ser usufruída sempre, mesmo que seja frágil, importante é ser feliz usufruindo das alegrias que se possa ter.

Acredito que toda felicidade tem sua origem em Deus; porque se ele é a fonte de toda justiça e alegria da vida, que felicidade não teria origem nele? Não falo de alguém ser feliz porque seu inimigo se deu mal ou morreu seu desafeto. Essa alegria vindo de algo assim não pode ser chamada de felicidade. Ela precisa ser baseada em algo justo. A felicidade está dentro da justiça. Não se pode ser feliz sem ser justo. Se alegrar com a desgraça de alguém não é ser feliz. Essa pessoa pode ficar momentos alegres, não feliz. Ser feliz é por tempo indeterminado. Felicidade é baseada em coisas boas e justas. A alegria vinda de algo ruim é tristeza disfarçada. É essa felicidade que eu desejo sempre.

Eu me vejo feliz dessa forma. Tanto ter dinheiro para usufruir dessas coisas boas quanto ser justo; mas é possível ser feliz sem usufruir muita coisa boa da vida? Teve imperadores romanos que desejaram a morte, apesar de serem tão poderosos. A felicidade é indescritível e ela pode ser fruto do bom caráter e de boas ações. Aliás as boas ações são evidências do bom carater. Aí entra a felicidade como fruto dele.

Felicidade, mostrou Aristóteles, está ligada a sermos justos. Quero que ela venha ao meu encontro depois de atos de justiça, e não  que eu a procure perdidamente, como se fala por aí. se procuro é porque não vivo dde acordo com os caminhos que façam com que eu a obtenha. Ser feliz é isso, é ter a felicidade como fruto do que eu sou. A felicidade assim é mais segura! Ela não se esvai com as mudanças das circunstâncias, pois estará ligada a mim, estará dentro de mim e quem poderá mudar isso? A felicidade está prometida aos que vivem justamente, e o caminho é muito sublime. Talvez os espinhos impeçam alguns de tê-la. É preciso insistir muito no alcance da felicidade. A demora vale a pena.

Digo demora mas não sei se para todos é assim. Para alguns ela chega logo, para outros demora um pouco. A felicidade pode ser imprevisível, mas ela tem um caminho para se chegar.

Não acredito que uma pessoa má possa ser feliz; a pessoa de má índole acha que é feliz, embora tenha momentos de alegria. Felicidade é perene, alegrias podem ser de momentos. Por isso prefiro ser feliz.



You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Nov 30, 2019 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

MEU SER AO VENTOWhere stories live. Discover now