Décimo Primeiro Capítulo - Funções

198 32 4
                                    

publicado: 14/05/2020

— Muito bem, pessoal. Prestem atenção! — elevei o tom de voz — Em duas semanas as oficinas serão retomadas aos sábados, como todos possuem ótima memória eu não preciso explicar novamente o objetivo de cada professor conforme a sua área de atuação: biologia, história, português.

— É obrigatório? — Rafaela perguntou.

— Alunos do terceiro ano, sim — mais reclamações vieram com a confirmação — Eu sei que é chato ter dezessete anos e perder o sábado estudando, mas os vestibulares e processos seletivos vão acontecer independente. Eu só acho uma oportunidade para se prepararem melhor, é gratuito, lembram? Gente, vou passar a lista de inscrição agora, então aproveitem esses minutos antes do sinal.

O sabor da adolescência era algo inconveniente, ao nível de uma função do segundo grau com dois resultados distintos após a resolução da fórmula de báskara.

— Obrigada — ainda continuei com orientações após o sinal, vendo meus alunos saírem da sala entrosados em seus próprios assuntos — Ei, Leonardo.

Me surpreendi quando entrou na sala.

— Oi, professora.

Seu cumprimento acompanhado de um aceno com a mão me deixou ainda mais perplexa. Ele não havia retornado a nenhuma de minhas turmas em janeiro, o que deduzi que nossa última conversa não tinha surtido o efeito que eu almejava.

— Eu não te vi na escola, está em alguma turma noturna?

Leonardo tinha mostrado um talento com a exata que me lembrava minha própria satisfação enquanto meus primeiros passos como aluna. Sim, ainda existia sua fama com alguns problemas típicos de adolescentes.

— Estou com mais horário na oficina, aí me matriculei a noite — ele respondeu — O bom é que consegui essa brecha no sábado.

— Bom, eu fico feliz que esteja na escola.

Mesmo o curso superior sendo o foco principal, com o passar dos anos eu tinha aprendido sobre outras opções. Como educadora eu precisava reconhecer todas as oportunidades e dificuldades. Quer dizer, existiam universidades públicas, bolsas, mas nem sempre o fato de você estudar por quatro ou cinco anos garantiria um resultado satisfatório pessoal.

Existem empreendedores.

Por isso, eu comecei a pesquisar sobre cursos técnicos, cursos sobre empreendedorismo e outras portas sendo um trilha de chances para o futuro.

— Quero me inscrever na sua turma, professora.

Terminei de empilhar meus livros, sorrindo:

— Sério?

Percebi que Leonardo apertava as mãos e mudava o apoio do corpo:

— Quero usar esse meu talento — deu de ombros, com um sorriso.

— Tudo bem — respondi, estendendo a lista e a caneta — Bem vindo a  oficina de Matemática.

**********XI********XI*********


E no terceiro sábado de agosto entrei em uma sala com exatos vinte alunos, o dobro ao considerar o último ano. Uma verdadeira função crescente que eu poderia justificar por motivos grandiosos.

— Bom dia, a todos, alguns alunos não me conhecem, meu nome é Thamara, leciono matemática. — pedi um aluno que repassasse as informações impressas — O Bruno está entregando o nosso planejamento até novembro, vamos direcionar os conteúdos para os principais vestibulares e exames, além da nossa participação na Olimpíada de matemática. Toda a escola participa das provas e eu sempre fico a disposição para orientações e suporte, assim como os outros quatro professores também matemáticos.

Em Uma MatemáticaDonde viven las historias. Descúbrelo ahora