Décimo Segundo Capítulo - Trigonometria

190 31 1
                                    


publicado: 17 de maio de 2020


"Lá detrás daquele morro tem um pé de amor perfeito

Eu vivo louca à procura, aí meus cuidados

De um pobre amor sem defeitos"

Inezita Barroso

— Bom dia.

Eu sabia que o primeiro horário era uma chatice, da mesma maneira que durante o horário de verão eu considerava uma praga. Os alunos estavam com sono e mesmo com toda criatividade o conteúdo sobre trigonometria parecia algo oriundo de uma órbita diferente da Terra.

— Coloquem os trabalhos sobre a mesa — pedi, ao ligar o Datashow— Sobre as atividades da aula passada alguma dúvida?

Quanto tempo demoraria para as perguntas rotineiras iniciarem:

— Que trabalho?

— Psiu. Deixa eu copiar rápido.

— Quanto vale essa atividade?

Uma parte de mim queria suspirar ou bufar de indignação pelo desmazelo, considerando meus anos de carreira eu deveria estar acostumada. Conforme a Trigonometria eu deveria reconhecer a coexistência entre os lados e ângulos do triângulo ao qual havia sido inserida.

— Retomando a última aula discutimos sobre a aplicação da trigonometria em outras áreas de estudo e listamos as três funções existentes nos triângulos retângulos, aqueles que possuem um ângulo de 90º.

Meu retorno da chácara tinha superado todas minhas expectativas, que não poderiam ser calculadas conforme os catetos e hipotenusa desenhados por mim. Rodolfo só perguntou se minha curiosidade tinha sido sanada.

Sim, eu tinha conquistado minhas respostas.

E, não, eu tinha me arrependido de tê-las achado. Não por ter sido algo além do aceitável, mas por tudo que representava. Meu esposo tinha lutado por um propósito, tentando ser um herói numa época, em uma situação em que muitos se calariam.

— É interessante analisar a história de Hiparco de Niceia ao introduzir os conceitos aos quais estamos estudando. Por que naquela época a astronomia se beneficiaria com essas informações? — perguntei a classe — Bom, eu espero que vocês tenham elaborado teorias interessantes sobre a atividade e adorado os cálculos básicos.

A turma sorriu,  eu sabia que não era pela minha tentativa de piada:

— Quem quer ser o primeiro a responder?


*****XII*****XII*****XII*****


Se minha vida fosse baseada no círculo trigonométrico, provavelmente ocuparia o segundo quadrante, sendo o eixo vertical o seno e o horizontal o cosseno, provavelmente centro e oitenta graus após um longo período confortável.

— Amanhã é o aniversário do Humberto.

Virei para encará-lo:

—  Você quer que eu compre alguma coisa?

— Comprei o uísque preferido dele — Rodolfo respondeu, beijando meu ombro.

— Você poderia ter comentado antes — reclamei — Não sei se dá tempo de marcar o salão.

Em Uma MatemáticaWhere stories live. Discover now