I. 7| Isaque

949 150 220
                                    

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados."
- Mateus 5:4

Segundo a psiquiatra suíço-americana Elisabeth Kübler-Ross, o luto pode ser separado em cinco estados mentais, sendo estes utilizados como referência para entender a evolução de um enlutado

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


Segundo a psiquiatra suíço-americana Elisabeth Kübler-Ross, o luto pode ser separado em cinco estados mentais, sendo estes utilizados como referência para entender a evolução de um enlutado. E esses estados mentais podem ser chamados também de fases do luto, as quais são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

A negação é uma espécie de defesa do cérebro humano. A pessoa nega a perda de um ente querido, evita falar sobre o assunto e segue a sua vida normalmente, como se nada tivesse acontecido. Já a raiva, pode perdurar desde as primeiras semanas até seis meses após a perda. A pessoa se revolta contra o acontecido, chora, tem distúrbios do sono e até mesmo, falta de apetite.

A barganha é uma fase muito dolorosa, pois o enlutado cria uma fantasia em sua mente de que pode reverter o ocorrido e trazer de volta aquele a quem perdeu. Em contrapartida, a depressão começa quando a realidade bate a porta e a pessoa passa a estar consciente daquilo quanto ocorreu. Nesse período, é comum que o enlutado se isole, tenha uma constante sensação de cansaço e vazio, e enxergue o futuro com desesperança.

E a aceitação é o objetivo de todos aqueles cujos passam pelo luto. É quando a pessoa aceita a sua nova realidade, e decide deixar que a dor da perda seja dissolvida aos poucos, vivendo um dia de cada vez.

Eu gostaria de dizer que estou na última etapa e que a dor está deixando o meu peito de forma gradativa, porém estaria mentindo.

Mentindo, porque ainda luto contra a depressão.

Mentindo, porque ainda luto contra a depressão

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Rio Azul, maio de 2021.

O seu sono era conturbado.

Grossas gotas de suor escorriam pelo corpo esguio, à medida em que este contorcia-se sobre a cama de modo agonizante. A respiração acelerada tal como o coração, refletiam o que significava para Isaque retornar ao Estado de Arco-íris, mesmo que ainda não tivesse posto os pés no palco da sua tortura pessoal, também conhecido como Rosa Blanca.

Amor com Propósito| Série Propósitos - Livro 1Onde as histórias ganham vida. Descobre agora