꒰ O Massacre de Columbine ꒱

84 8 2
                                    

.caso real.

O Massacre de Columbine foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, Jefferson County, Colorado, Estados Unidos. Além do tiroteio, o ataque envolveu o uso de bombas, tanques de propano convertidos em bombas, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba. Os autores do crime, os alunos seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. Depois de trocarem tiros com policiais, a dupla cometeu suicídio.

Apesar dos motivos do ataque continuarem incertos, os diários pessoais dos autores do crime documentam que eles desejavam um ataque de magnitude semelhante ao do Atentado de Oklahoma City e de outros incidentes violentos que ocorreram nos Estados Unidos na década de 90. O ataque foi dito no USA Today como um "ataque suicida planejado originalmente como uma grande -e mal implementada- explosão terrorista".

O incidente provocou debates sobre leis de controle de armas, gangues do ensino médio, subculturas e bullying.

Antes do massacre

Na manhã de terça-feira, 20 de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold colocaram uma pequena bomba em um campo, há cerca de três milhas ao sul da Columbine High School, e à duas milhas ao sul da estação de corpo de bombeiros. Programada para explodir às 11:14 daquela manhã, a bomba tinha o intuito de distrair o corpo de bombeiros e manter o pessoal responsável pela emergência longe da escola.

Às 11h10, Eric e Dylan chegaram separadamente na Columbine High School. Eric estacionou seu veículo no estacionamento para alunos júnior, na entrada sul, enquanto Dylan estacionou no estacionamento para alunos seniores, na entrada oeste. A lanchonete da escola, o alvo principal de bombas da dupla, estava situada entre os dois estacionamentos.

Após estacionarem seus carros, a dupla se encontrou próximo ao carro de Eric e armou duas bombas de propano de 20 libras (9kg) antes de entrarem na lanchonete, poucos minutos antes do início do turno do lanche "A". Os dois colocaram mochilas contendo as bombas -programadas para explodir aproximadamente às 11:17- dentro da lanchonete, antes de voltarem separadamente aos seus veículos para esperar a explosão e atirar nos sobreviventes que tentassem fugir do edifício. Se essas bombas estivessem explodido com força máxima, Eric e Dylan poderiam ter matado ou ferido gravemente todos os 488 estudantes que estavam na lanchonete, e, possivelmente, poderiam ter derrubado o teto, deixando cair parte da biblioteca na lanchonete.

Quando Eric e Dylan voltaram para seus veículos, Eric encontrou Brooks Brown, um amigo e colega de classe com quem recentemente havia feito as pazes após uma série de desentendimentos. Brooks ficou surpreso ao ver Eric, pois havia percebido que ele estava ausente de uma prova importante. Eric parecia despreocupado, quando comentou: "Não importa mais". Então, concluiu: "Brooks, eu gosto de você agora. Saia daqui. Vá para casa". Brooks, sentindo-se apreensivo, se afastou. Enquanto isso, Eric e Dylan se armavam em seus veículos e esperavam a explosão das bombas na lanchonete.

11h19: O início do tiroteiro

Quando a explosão das bombas da lanchonete falhou, Eric e Dylan se encontraram e foram em direção à escola. Armados, os dois subiram as escadas do lado de fora da entrada oeste, e pararam no mesmo nível dos campos de esporte, diretamente acima da cafeteria. Deste ponto de vista, a entrada oeste da lanchonete estava localizada no fundo da escadaria da escola, ao lado do estacionamento dos alunos seniores.

† 𝐇𝐨𝐫𝐫𝐨𝐫 †حيث تعيش القصص. اكتشف الآن