Capítulo 100 - Verkhovensky dez

789 134 18
                                    

Fei Du parou o carro na beira da estrada. Os dois seguiram o caminho que Feng Bin e Xia Xiaonan haviam percorrido ao caminhar em direção à porta do lado leste da Torre do Tambor.

Por volta do solstício de inverno, os dias eram mais curtos e as noites mais longas. A noite já estava começando. Uma lua fria a meio caminho entre uma lua crescente e uma meia lua pendurada no alto por um canto distante da Torre do Tambor, manchada por um pouco de névoa clara, um eco da luz da neve nas telhas.

“Então, eles fugiram porque os estudos eram muito estressantes e eles queriam comemorar o Natal?” Fei Du apertou o lenço, pensando pensativamente: “Você acredita nesse motivo?”

“Quem não foi jovem uma vez? Pequenos filhotes fariam qualquer coisa. Às vezes, não vai necessariamente concordar com a lógica adulta.” Luo Wenzhou bloqueou distraidamente o vento para ele, examinando cuidadosamente os arredores.

Ele não teve essa sensação quando veio aqui durante o dia, mas agora que escureceu, todo o cenário cênico da Torre do Tambor se tornou um grande labirinto. Todas as luzes da rua pareciam exatamente iguais, estendidas em longas filas, como uma espécie de feitiço secreto em um romance wuxia.

Além do marco da Torre do Tambor, todos os becos pareciam idênticos. Até mesmo as lojas antigas de estilo antigo tinham as portas fechadas nas mesmas posições. Havia cruzamentos de três vias em todos os lugares. Às vezes, você topava com uma ou duas placas de rua, como ganhar na loteria, mas as direções não eram claras. Andando por aqui, era fácil perder a noção de onde você tinha chegado.

Os dois tinham bons sentidos de direção, especialmente Luo Wenzhou. Depois de muitos anos trabalhando como policial criminal da linha de frente, ele tinha uma sensibilidade especial para layouts geográficos e características faciais humanas. Mas, apesar disso, ele ainda se sentia um pouco desorientado andando pelas ruelas na porta lateral.

“Não, volte, não está aí.” Luo Wenzhou acendeu a lanterna do telefone, considerando uma rara placa de rua por um bom tempo, chamando de volta Fei Du, que havia virado na direção errada. “Aqueles dois pirralhos realmente não tinham nada melhor para fazer? O que eles estavam fazendo aqui no meio da noite?”

Fei Du disse de repente: “Indo para a Torre do Tambor à meia-noite, os dois devem ter ido ver o Espelho dos Amantes?”

Luo Wenzhou estava parado no pequeno degrau ao lado da placa de rua; pego de surpresa, ele errou um passo e gaguejou: “O-o quê?”

“Espelho dos Amantes é um dos dez melhores locais pitorescos da cidade para um encontro. Está na área cênica da Torre do Tambor.” Disse Fei Du surpreso. “Você nunca ouviu falar disso?”

Luo Wenzhou mediu os outros sozinho, pensando que, se ele não sabia de algo, então ninguém sabia. Ele queria enganar Fei Du com o pretexto de “investigar os detalhes do caso” e receber o certificado do venerável Imperador de Jade, mas ele absolutamente não esperava isso – que Fei Du desconsiderasse seus deveres para com o extensão da investigação de locais cênicos para encontros quando ele não tinha mais nada para fazer.

“Por que eu teria ouvido falar de uma coisa estúpida como essa?” Luo Wenzhou disse mal-humorado. “Eu posso ver que sua especialidade é brincar com garotas e pequenos tolos. Se você passa o dia pensando em coisas inúteis como essa e sua empresa ainda não fechou, seus recursos realmente devem ser abundantes.”

Fei Du foi muito injustiçado, porque isso simplesmente pertencia à pequena categoria de coisas que eram seu “negócio de verdade” – a principal atração da Torre do Tambor para casais era feita de forma muito simples e grosseira, mas o resultado foi extraordinariamente bom; todos os chefes que estavam pensando em ramificar-se para essa esfera haviam se dedicado muito a estudar essa questão, entre outras, e permaneceram perplexos. Fei Du não só sabia que havia um Espelho dos Amantes na Torre do Tambor, como também podia recitar o faturamento anual da pequena loja de fotos ao lado do Espelho dos Amantes.

Depois de um vazio momentâneo, ele notou intensamente a exasperação nervosa nas palavras de Luo Wenzhou. O coração de Fei Du de repente moveu-se levemente quando ele percebeu algo.

Fei Du esforçou-se para não sorrir, fingindo não saber que a “investigação” era um pretexto.

Luo Wenzhou, entretanto, sentiu que havia feito a coisa mais idiota possível e decidiu que não poderia deixar Fei Du saber, fingindo que ele era um policial do povo decente e que a “investigação” não era um pretexto.

Com os dois agarrando firmemente os dois lados do “pretexto”, eles se entreolharam com expressões respectivamente “inocentes” e “honestas”, depois desviaram o olhar, cada um abrigando suas próprias intenções.

Fei Du disse muito apropriadamente: “O preço total da passagem para a atração turística da Torre do Tambor é de vinte ou trinta yuans. Como as circunstâncias familiares de Feng Bin são boas, ele não deveria se preocupar com um pouco de dinheiro assim. A escolha de vir à noite provavelmente era porque ele não queria que outros descobrissem sobre seu relacionamento com essa garota.”

Luo Wenzhou assentiu com uma grande demonstração de seriedade. “Faz sentido. O que mais?”

Fei Du: “…”

O experiente e capaz Presidente Fei nunca havia experimentado esse tipo de encontro de “fingir que não estava namorando”. Por um tempo, ele ficou sem palavras.

Luo Wenzhou disse: “Vamos prosseguir e dar uma olhada. Qual você acha que é o motivo do encobrimento? Romances de recreio normalmente são escondidos de professores e pais. Muitas pessoas não se esconderiam dos seguidores obstinados que fugiram com eles?”

Fei Du continuou com seu tópico, dizendo: “Duas circunstâncias possíveis. Ou ele sentia que o relacionamento estava abaixo de sua dignidade, ou era para protegê-la – já que Feng Bin se esforçou tanto para levar a garota para ver o Espelho dos Amantes, suponho que seja o último.

“Oh, então-“ Depois que Luo Wenzhou deu um aceno aparentemente distraído, ele mudou de assunto de repente. “Você não costumava se importar em receber multa por estacionar contra os regulamentos. Você sempre estava por aí desfilando nos portões da Delegacia da Cidade. Por que, ultimamente, quando você vem à prefeitura dirigindo meu carro, está prestando atenção nas regras e indo para o estacionamento? É o primeiro ou o último?”

Fei Du fez uma pausa.

Luo Wenzhou ergueu as pálpebras, olhando para ele, apontando para as próprias orelhas. “Por que você não aproveita a oportunidade para confessar? Estou ouvindo.”

“Nem.” Fei Du se recompôs e sorriu ambiguamente, tocando a cintura de Luo Wenzhou e baixando a voz. “Não é uma agência de segurança pública? Receio ser preso por ser um ‘motorista não certificado’. Policial, quando você vem comigo para receber a certificação no Espelho dos Amantes?”

Luo Wenzhou: “…”

O idiota sempre soube! Ele estava se fingindo de idiota!

Fei Du era tão incômodo quanto poderia ser, nada adorável. Agora, Luo Wenzhou pensava que não havia uma única coisa adorável sobre ele, da raiz do cabelo aos calcanhares. Por que passou os últimos meses pensando constantemente nele? Este pedaço de mercadoria só servia para arrastar para casa, despir-se e jogar na cama.

Entre os galhos das velhas árvores que haviam perdido todas as folhas, era possível ver o antigo sino no topo da Torre do Tambor. A noite estava límpida.

Os dois finalmente rasgaram o pretexto seriamente danificado, jogando de lado este caso de assassinato onde o assassino era evidente à primeira vista.

“Quando eu tinha quinze ou dezesseis anos, também planejei fugir com um grupo, embora o motivo fosse melhor do que comemorar um feriado ocidental – o KFC ou alguma empresa como essa estava organizando uma competição de basquete para o ensino fundamental, e o prêmio era um basquete assinado por uma celebridade da NBA, que por acaso era o jogador de basquete de quem eu gostava. Então, reuni um grupo de pessoas, recebi um atestado de doença de uma prima de um colega de classe que era enfermeira, disse aos meus pais que a escola havia organizado um acampamento de verão competitivo e corri jogando basquete por meio mês.”

Fei Du: “…”

Foi uma lembrança tão miserável que realmente te fez suspirar de admiração.

“Recebemos o prêmio e enganei minha mãe dizendo que um colega de classe o trouxe do exterior.” Caminhando ao lado dele pelo beco tranquilo, Luo Wenzhou pegou sua mão, sentiu que estava fria e deu-lhe o saco de castanhas ainda quente para segurar, vigiando com o canto do olho para se certificar de que não roubaria nenhum. “Mais tarde, houve uma reunião de pais e professores. Assim que a professora falou com minha mãe, tudo saiu. Quando meu pai chegou em casa e soube disso, ele me deu uma surra.”

Fei Du achava que uma criança problemática em estágio avançado como aquela não podia ser contida com a simples força.

“Meu pai, ele parece muito severo, mas na verdade ele é muito justo e razoável.” Disse Luo Wenzhou. “Quando ele controlou seu temperamento, ele me disse: ‘Um melão colhido à força não será doce. Se você não gosta de ir à escola, esqueça. Faça o que você gosta.”

As histórias ridículas de Luo Wenzhou sobre trivialidades domésticas tinham uma força atraente inacreditável para Fei Du. Cada vez que ele ocasionalmente dizia algumas palavras como essas, Fei Du sentia que havia encontrado um ovo de páscoa escondido. Vendo Luo Wenzhou parar repentinamente, Fei Du não resistiu em seguir adiante. “E depois?”

Luo Wenzhou disse: “No início fiquei muito feliz, pensando que o velho tinha ‘encontrado a salvação’ e mudado seus hábitos. Eu não esperava que ele fosse ‘justo e razoavelmente’ parar minhas taxas escolares e mesada do segundo ano do ensino médio.

“Embora às vezes eu matasse aula, não estava realmente preparado para desistir, então tive que sair e ganhar minhas taxas escolares quando estava de férias. O velhote cumpriu sua palavra. Ele realmente não me deu um centavo. Eu carreguei barris de água para as pessoas por alguns meses por causa do basquete... Não ria.”

Se ele pudesse ter preservado essa história como um espécime, Fei Du sentiu que poderia ter gostado dela por meia vida.

“Você sempre me deixa assumir a liderança ao contar esse tipo de história embaraçosa.” Luo Wenzhou o cutucou com o cotovelo. “Sua vez.”

Fei Du: “…”

Realmente não havia nada de divertido em toda a sua educação sem fim, mas ele não suportava estragar o clima, então teve que quebrar a cabeça por um bom tempo, finalmente conseguindo tirar algo de suas memórias.

“Tudo bem.” Disse Fei Du. “Vou lhe contar um segredo.”

Luo Wenzhou indicou que ele era todo ouvidos.

“Certo ano, por volta do Festival da Primavera, fui fazer uma visita de ano novo a um amigo.” Fei Du fez uma pausa e disse: “Vi uma bicicleta lá embaixo em sua casa, uma bicicleta de corrida com câmbio de marchas e uma pintura especialmente chamativa, com um desenho de cobra venenosa. Parecia estar me chamando.”

Luo Wenzhou de alguma forma sentiu que a bicicleta que ele descreveu parecia familiar.

Fei Du lambeu os lábios, organizando com muito cuidado sua dicção. “Então, deixei um presente de Ano Novo para ele... colando a roda traseira com goma de mascar.”

Os passos de Luo Wenzhou pararam abruptamente – ele se lembrava. Certo ano, durante o Festival da Primavera, Tao Ran não pôde voltar para sua cidade natal porque sua programação estava lotada, então Luo Wenzhou havia levado sua bicicleta com presentes para representar os cidadãos da Cidade de Yan e entregar conforto ao camarada policial.

Antes de ir, ele pensou em um certo filhote sem ninguém para cuidar dele e trouxe uma máquina de jogos de edição limitada para dar a Tao Ran para passar para ele.

No final, ele ficou vinte minutos na casa de Tao Ran, e alguém bagunçou sua bicicleta, que ele deixou no andar de baixo – alguma criança desgraçada enfiou alguns pequenos foguetes em sua roda traseira com chiclete. Luo Wenzhou não percebeu quando subiu na bicicleta e estendeu o pé para pedalar –

E ele quase foi lançado em órbita pelas explosões!

Mantendo o sorriso, Fei Du, culpado, deu um pequeno passo para trás.

“Fei Du!”

O presidente Fei colheu as consequências da atividade lasciva. Para entreter uma bela, ele voluntariamente se entregou às autoridades como um possesso; era tarde demais para arrependimentos.

Ele não recebeu nenhuma “indulgência” por sua confissão. Luo Wenzhou o agarrou e deu uma boa olhada nele. Ele foi empurrado contra uma parede por trás.

Fei Du disse: “Espere... espere um minuto.”

“Esperar pelo quê?” Luo Wenzhou riu ameaçadoramente enquanto segurava o queixo. “O estupro não precisa esperar por um sinal de trânsito.”

Fei Du disse: “Há sangue nesta parede...”

Luo Wenzhou congelou, então imediatamente o soltou. Fei Du recuou, os passos um tanto desordenados, desviando o olhar, o rosto ficando mais pálido. – Felizmente o sangue na parede já estava seco, então ele não vomitou na hora.

Havia uma linha de respingos de sangue na parede que era muito fácil de ignorar na superfície vermelha escura. Se não fosse pela extrema sensibilidade de Fei Du ao cheiro de sangue, eles provavelmente a teriam ignorado.

“As câmeras de segurança só pegaram Feng Bin e Xia Xiaonan correndo para fora de um beco sendo perseguidos pelo assassino.” Luo Wenzhou tocou as manchas de sangue na parede e deu uma volta, encontrando fragmentos de uma garrafa de vidro em um canto escondido. “Feng Bin deve ter sido pego completamente de surpresa quando foi atacado. Ele tentou lutar, jogando os lanches e bebidas que comprou – os funcionários do saneamento não devem ter notado e limpado tudo.”

Fei Du esfregou levemente o centro da sobrancelha. “Feng Bin já havia sido cortado quando fugiu?”

“Sim.” Luo Wenzhou acenou com a cabeça. “O ferimento estava nas costas.”

Tendo as costas feridas, era provável que Feng Bin estivesse abraçando Xia Xiaonan... talvez até a beijando. Talvez ele estivesse fazendo preparativos mentais durante todo o caminho e só neste momento tivesse coragem de tocar ousadamente a garota que ele amava.

Este era um trecho de estrada onde todas as esquinas eram adequadas para beijos. A luz da lua girava, a neve fresca estava clara, as luzes da rua frequentemente atraíam as sombras de duas pessoas, inseparavelmente entrelaçadas.

Mas esta cena de devaneio foi repentinamente destruída por uma faca.

“O assassino os seguiu desde o cruzamento.” Disse Fei Du lentamente. “No caminho que acabamos de percorrer, havia pelo menos três ou quatro pontos que seriam os mais ideais para a atuação. Mas o assassino escolheu agir aqui. Por que?”

A primeira vez que Feng Bin e Xia Xiaonan encontraram Lu Guosheng, enquanto Feng Bin havia sido cortado e os dois realmente sofreram pressão, eles ainda escaparam – porque, como Fei Du havia dito, as condições geográficas aqui não eram “Ideal” para um assassino. A outra extremidade do pequeno beco estava livre e aberta, com muitas ramificações. Se as duas crianças tivessem corrido rápido o suficiente, provavelmente teriam conseguido se livrar de Lu Guosheng!

Sim, se eles não tivessem voltado para o ponto de partida, talvez tivessem feito uma fuga tranquila.

Se eles próprios não tivessem voltado...

Luo Wenzhou e Fei Du calaram-se simultaneamente. Esta doce estrada que leva ao Espelho dos Amantes, onde seres celestiais concordaram, de repente se tornou de gelar os ossos.

Qualquer garoto que acabasse de beijar a pessoa em seu coração poderia instantaneamente adquirir a maior coragem de sua vida. Feng Bin não teve tempo para pensar muito; ele certamente usou todas as suas forças para proteger Xia Xiaonan.

Mas o que a garota cuja mão ele segurava com tanta força estava pensando na hora?

Com que tipo de olhar ela olhou para suas mãos unidas?

Nesse momento, um som extremamente fraco de passos de sola de borracha macia veio do outro lado do pequeno beco, pisando quase silenciosamente no chão, apenas chegando à consciência das pessoas naquele silêncio quase sufocante. Ondas sinistras se espalharam pela noite. Luo Wenzhou sentiu um arrepio de medo, puxando Fei Du atrás de si. “Quem está aí? Saia!”

Em resposta, alguém saiu apreensivo. Era um dos patrulheiros da atração turística.

O patrulheiro talvez estivesse um pouco nervoso. A lanterna que ele segurava piscava para cima e para baixo. “O-o que vocês estão fazendo? Estamos fechados.”

O alarme falso passou, Luo Wenzhou sem expressão tirou sua carteira de identidade de trabalho e mostrou-a. “Polícia. Eu vim dar uma olhada. ”

O patrulheiro soltou um longo suspiro e bateu no próprio peito, abrindo um sorriso educado. “Oh, oh, tudo bem, vejo que você está ocupado.”

Dizendo isso, ele acenou com a cabeça e fez uma ligeira reverência, fazendo menção de sair.

“Espere um minuto”, Luo Wenzhou gritou para detê-lo. “Posso pedir o seu número de identificação profissional?”

O patrulheiro congelou, então obedientemente tirou sua carteira de trabalho e a ofereceu a Luo Wenzhou com as duas mãos. “O que você quiser, oficial.”

Luo Wenzhou examinou calmamente o número de identificação e a fotografia e, em seguida, devolveu a carteira de trabalho. “Você não tem medo de patrulhar por conta própria em um lugar onde um assassinato acabou de acontecer?”

Os modos do patrulheiro eram inatacáveis. Ele sorriu abertamente. “O assassinato não aconteceu nesta rua. Essa rua está fechada. Eu não poderia ir lá mesmo se quisesse.”

O olhar de Luo Wenzhou varreu o patrulheiro como o fio de uma faca. Quando o patrulheiro ficou bastante inquieto com seu olhar, ele finalmente acenou com a mão, mostrando que podia ir embora.

Quando esse breve interlúdio passou, Fei Du retomou o tópico anterior. “Não podemos eliminar a possibilidade de que tenha sido uma coincidência. Afinal, eu quase também peguei o caminho errado agora.”

Mas Luo Wenzhou não respondeu. Sua mente estava claramente repassando aquele segmento de filmagem da câmera de segurança – a primeira vez que Feng Bin e Xia Xiaonan fugiram do olhar de Lu Guosheng, Lu Guosheng não havia se esforçado para persegui-los. Sua postura enquanto caminhava pelo cruzamento tinha sido quase vagarosa, como se tivesse certeza de que seu alvo não poderia escapar.

“Achei que aquela carta de Feng Bin estava muito errada.” Disse Luo Wenzhou. “Mas não consegui dizer de forma concreta onde estava, então a enviei para você. Você chegou a uma conclusão agora?”

“Tenho algo para sua consideração. – Embora a carta comece com ‘Queridos mamãe e papai’, nem tudo parece ter sido escrito para os pais dele.” Disse Fei Du. “’Estamos todos muito ansiosos, não há pessoas verdadeiramente despreocupadas e pacíficas ao nosso redor.’ ‘O que queríamos antes, agora não queremos mais.’ E há essa frase no início, ‘ponderar com dor para que nasci’. – Há um grande número de versos parafraseados de um livro intitulado Tudo Sobre Lily Chou-Chou , traduzido do japonês. É uma história sobre um assassinato que diz respeito a bullying no pátio da escola. Não tenho certeza se ele estava insinuando algo.”

Luo Wenzhou murmurou para si mesmo por um momento. “Venha, vamos para o hospital. Eu quero ver Xia Xiaonan.”

Ao mesmo tempo, ele enviou o número de identificação do trabalho que acabara de ver para Tao Ran, que estava de serviço à noite. “Entre em contato com a pessoa responsável pela Torre do Tambor e procure o patrulheiro com esta identificação.”

Silent Reading (Mò dú By Priest) [PT-BR]Where stories live. Discover now