Capítulo 119 - Verkhovensky vinte e nove

622 108 16
                                    

O rosto de Xiao Haiyang estava cheio de sincera gravidade; Fei Du teve que engolir inexpressivamente suas palavras junto com um gole de vinho.

Ele vagarosamente se aproximou e sentou-se na outra extremidade do sofá, esticando suavemente suas longas pernas. “Existem câmeras de segurança em torno das áreas cênicas. As características físicas de Lu Guosheng não mudaram muito nos últimos anos. Ele sabia antes de agir que seria filmado, então se ele usava luvas ou não, não fazia muita diferença. Acho que depois de se esconder por quinze anos, uma pessoa pode ansiar pela liberdade. Normalmente ele tem que usar luvas, tem que ter cuidado, porque assim que ele for exposto, a segurança pública estará de olho nele. Mas o dia em que ele cometeu o assassinato foi diferente. Ele sabia que haveria alguém para vir em seu resgate. Ele poderia desfrutar da matança e então escapar.”

Para um criminoso procurado como Lu Guosheng, suportando o fardo de várias vidas, era indiferente acrescentar mais uma, desde que a polícia não o pegasse.

“Um criminoso procurado com má reputação e uma identidade clara aparecendo na rede de vigilância é, sem dúvida, um escudo muito bom para o empregador por trás dele.”

Diante de um negócio adequado, o cérebro de Xiao Haiyang moveu-se com bastante rapidez. Ele acenou com a cabeça imediatamente. “Eu entendo isso... Mas há outro ponto contraditório. Ele matou o menino e encontrou o telefone da menina, mas a deixou. Por quê? Será que ele não sabia que a polícia questionaria Xia Xiaonan? Assim que isso acontecesse, o empregador que ele trabalhou tão duro para proteger não seria revelado?”

Fei Du não respondeu imediatamente. Enquanto ele estava quieto, Luo Yiguo aninhou-se a ele e colocou a cabeça em seu colo. Tendo encontrado uma fonte de calor, logo adormeceu sobre ele.

Havia muitas razões possíveis para Lu Guosheng não matar Xia Xiaonan – pode ter sido a pedido de seu empregador. Talvez Xia Xiaonan, tendo traído Feng Bin, tivesse sido levada pelo assassino nos bastidores para um de seu próprio povo; talvez, por ela ser bonita, ele quisesse preservá-la como um “despojo de guerra” e não quisesse matá-la; talvez o jovem e frívolo “patrão” tivesse inocentemente pensado que, se a ameaçasse o suficiente, a garota ficaria calada e a polícia não arrancaria nada dela.

Também pode ter sido uma razão de Lu Guosheng. Afinal, devido à grande dívida de sangue que carregava, nenhuma de suas vítimas era mulher. Alguns assassinos psicopatas tinham estados mentais que eram difíceis de avaliar usando a lógica normal. Em meio a seu sangue frio, devido a alguma razão psicológica profundamente arraigada, eles seriam compassivos para com pessoas que possuíssem certas características. Até que levassem Lu Guosheng vivo, tudo isso era desconhecido.

A única coisa de que podiam ter certeza era que, se Xia Xiaonan tivesse morrido naquela lata de lixo, os corpos do menino e da menina teriam sido encontrados juntos e, com o telefone da menina retirado, ninguém saberia que uma das vítimas também haviam participado. Teria apenas parecido uma desgraça; no máximo, a polícia, incapaz de prender o criminoso procurado, teria sido arrastada para uma rodada de condenação – agora, no entanto, todos os tipos de coincidências transformaram esse assassinato, que deveria ter sido estanque, em um desempenho desastrado... não muito após o caso do Clã Zhou.

Se tivesse sido tão fácil para aquelas pessoas escorregar, todas teriam sido apanhadas há muito tempo; eles não poderiam ter sobrevivido até este ponto.

Luo Wenzhou só voltou para casa no crepúsculo, trazendo Tao Ran junto. Eles pegaram um táxi e carregaram sacos grandes e pequenos de ingredientes quentes, como se estivessem planejando uma festa de fim de semana em um intervalo entre as horas extras.

Olhando enquanto Luo Wenzhou pegava as chaves e abria a porta, então familiarmente tirou os sapatos e os chutou na direção do armário de sapatos, Xiao Haiyang finalmente ficou tardiamente confuso. Completamente perdido, ele pensou: “De quem é essa casa, afinal?”

Tao Ran, radiante, passou a Fei Du uma bolsa de tecido opaco. “Vejo que Xiao Xiao também está aqui para arranjar uma refeição.”

Xiao Haiyang: “…”

Ele queria ir embora algumas vezes naquela tarde, mas Fei Du disse a ele para “esperar mais um pouco”. Xiao Haiyang estava esperando ansiosamente que alguém viesse e organizasse algum trabalho investigativo secreto; ele não tinha pensado que estava esperando por um hotpot!

Xiao Haiyang disse: “Bem... eu vim para...”

Fei Du abriu a sacola de tecido que Tao Ran lhe dera e olhou dentro, vendo um pequeno instrumento muito escuro – um dispositivo anti-reconhecimento!

“Ele veio em seu auto-exame.” Disse Fei Du com conhecimento de causa, interrompendo casualmente as palavras de Xiao Haiyang. “E ele estava planejando se desculpar com você e dizer que não deveria ter falado rudemente e contradito seu superior em um lugar público ontem. A título de desculpa, comprou dois sacos de comida de gato importada. Não é isso, amiguinho?”

Xiao Haiyang: “…”

Fei Du comprou a comida de gato em um supermercado do lado de fora. Xiao Haiyang estava totalmente perdido agora, mas devido à fé cega que ele construiu em relação a Fei Du durante o dia, ele calou a boca e não disse nada.

“Importado?” Luo Wenzhou olhou para Xiao Haiyang. “O nosso é um gato nativo chinês. Não come comida importada. Se você alimentá-lo com a coisa errada, fique atento para ele virando a tigela...”

Antes que ele pudesse terminar de falar, ele olhou para cima e viu Luo Yiguo, sua bunda para cima, balançando a cauda enquanto mastigava com a cabeça para baixo. A julgar por sua linguagem corporal, seu humor era bastante alegre; não tinha intenção de derrubar potes e atirar pratos.

Luo Wenzhou: “…”

A pequena besta ingrata!

Os ingredientes da panela quente estavam todos prontos e não exigiam nenhum esforço para serem manuseados. Mesmo um novato como Fei Du poderia lidar com eles.

Tao Ran e Xiao Haiyang prepararam a panela quente para ferver a base e sentaram-se ao lado dela para conversar e manter Luo Yiguo longe. Enquanto isso, Fei Du foi até a cozinha para ajudar a lavar os vegetais.

Assim que colocou um pé na cozinha, Luo Wenzhou fungou suavemente. “Você andou bebendo?”

“…” Fei Du foi pego de surpresa por essa pergunta, porque ele não pensava que um homem que passava seu tempo na companhia de um purificador de ar sólido pudesse ter um olfato tão sensível. Ele negou na hora. “Não, era suco de uva.”

Luo Wenzhou desviou para a esquerda e para a direita, verificando as posições de Tao Ran e Xiao Haiyang na sala de jantar. Então, sem aviso, ele pressionou Fei Du em um canto fora de sua linha de visão e provou pessoalmente sua boca.

A porta da cozinha estava entreaberta; se eles tivessem apenas colocado a cabeça para fora, Tao Ran e Xiao Haiyang teriam visto. Fei Du podia até ouvir suas vozes baixas. O súbito ataque de surpresa de Luo Wenzhou com um beijo foi incomumente turbulento, quase agitado, totalmente em desacordo com a atmosfera “relaxada e alegre” do encontro de fim de semana.

Provavelmente, qualquer pessoa enfrentando uma faca nas costas teria achado difícil manter a verdadeira calma.

O ar do inverno estava seco e os lábios delicados. Fei Du sibilou e apressadamente virou a cabeça ligeiramente, agarrando a mão de Luo Wenzhou, quase inaudivelmente dizendo em seu ouvido: “Querido, se você morder e eu sangrar, você terá que me carregar para fora daqui nas suas costas.”

Luo Wenzhou já tinha os resultados de sua análise e bateu nele indignado. “Vou carregar você por cima do ombro – você não estava bebendo? Você sempre diz a verdade?”

Fei Du virou a cabeça para esconder seu sorriso totalmente impenitente e gentilmente lambeu o lóbulo da orelha de Luo Wenzhou. Quando ele se sobressaltou, Fei Du aproveitou a oportunidade para pegar firmemente os cogumelos lavados e flutuar para fora.

O cheiro poderoso e invasivo de hotpot estava borbulhando para fora da panela. Todos os tipos de carnes, vegetais e frutos do mar estavam dispostos na espaçosa mesa de jantar, que parecia muito suntuosa. Luo Yiguo seguiu o cheiro e gritou com urgência, dando voltas e mais voltas embaixo da mesa. As quatro pessoas, no entanto, exibiam expressões graves.

“Quem disse que você não é sociável? Comer hotpot com a gente depois do trabalho não é sociável? Xiao Xiao, não resista. Para as pessoas se familiarizarem, basta fazer algumas refeições juntas. Amanhã temos que voltar ao trabalho. Vamos comer bem hoje, substituindo o vinho pelo chá – saúde.” A voz de Tao Ran parecia conter um sorriso, mas não havia sinal disso em seu rosto. Ele aceitou solenemente o dispositivo anti-reconhecimento e fez um gesto com a mão “pronto” para Luo Wenzhou.

Xiao Haiyang levantou duas xícaras inexpressivamente e brindou-as.

Bolhas subiram da panela quente. Uma luz indicadora piscou fracamente, deixando escapar um sinal de varredura invisível.

Luo Wenzhou pegou o detector do dispositivo anti-reconhecimento e se levantou. “Vamos chamar este negócio. Xiao Haiyang, existem todos os tipos de chefes. Depois disso, preste atenção em como você fala quando está do lado de fora. Nem todo mundo toleraria você como eu. – Vou ver se o macarrão amoleceu.”

Dizendo isso, ele percorreu a sala com o detector, até sondando cuidadosamente os pares de sapatos próximos ao armário de sapatos na porta.

“Fei Du, não brinque no seu telefone, certo? Quanto dinheiro você precisa ganhar para nem mesmo ter tempo para comer uma refeição adequadamente?”

Tao Ran ouviu sua implicação e imediatamente entendeu. “Todos desliguem seus telefones – vamos pegar uma dica da internet e colocar todos os telefones juntos. Ninguém tem permissão para tocá-los. Qualquer um que não puder resistir irá cobrir o custo da comida de hoje.”

Fei Du pegou uma sacola de papel que bloqueava o sinal, recolheu os telefones de todos e jogou-os na sacola.

Quando Luo Wenzhou estava se aproximando do saguão de entrada, a luz vermelha de repente se acendeu.

A expressão de Luo Wenzhou mudou instantaneamente. Imediatamente, Tao Ran aumentou o som da TV, e todos olharam para a luz indicadora do dispositivo anti-reconhecimento – ela piscou vacilante enquanto Luo Wenzhou se movia. Depois de um momento, Luo Wenzhou tirou a maleta surrada de Tao Ran do cabideiro. Contra o fundo da música ensurdecedora da TV, ele vasculhou a bolsa de Tao Ran – enfiado em um bolso interno havia um dispositivo de escuta.

Os quatro silenciosamente concentraram seus olhares nesta pequena coisa. Apenas a atenção de Luo Yiguo ainda estava na comida. Vendo que ninguém estava prestando atenção nisso, ele soltou um uivo descontente.

O olhar de Luo Wenzhou mudou. Ele se aproximou, carregando a bolsa, e pegou Luo Yiguo com uma das mãos. As pernas de Luo Yiguo balançaram no ar; não sabia qual era o problema do atendente da caixa de areia e soltou um grito agudo.

No contexto do grito do gato, Luo Wenzhou pegou um copo de água fervente e derramou sobre o dispositivo de escuta. Ouviu-se um estalo e o couro velho da pasta exalou um cheiro estranho. A luz vermelha bruxuleante no dispositivo anti-reconhecimento se acalmou.

Ninguém falou por um bom tempo. Luo Wenzhou libertou o cavaleiro bode expiatório Luo Yiguo e falou primeiro para quebrar o silêncio. “Tao Tao, você carrega essa bolsa de merda há dez anos. Existem duas lacunas em um zíper. Deve estar na hora de mudar isso. Eu tenho alguns novos aqui, você pode ir e escolher o que quiser mais tarde.”

Tao Ran forçou um sorriso. “Bem. Me dê o mais caro.”

Xiao Haiyang disse: “Quem é?”

Tao Ran se acalmou do choque inicial. Ele bebeu um gole de chá de ervas. “Pode ser qualquer um. Não há nada na minha bolsa que valha algum dinheiro. Eu normalmente não presto atenção a isso, apenas jogo em algum lugar. – Quando está lotado no metrô, em qualquer lugar em que você entrega sua bolsa para ser verificada, todos os conhecidos que vi recentemente, informantes, testemunhas de que fui para ver, vítimas... Qualquer um poderia ter tido uma oportunidade. Não precisa necessariamente ser um de nosso pessoal.”

“Certo.” Fei Du, sem pressa, colocou alguns pedaços de carne na panela. “Se fosse eu, teria colocado um dispositivo de escuta no Lao Luo. Pelo menos um para cada um de vocês.”

O escritório de Luo Wenzhou era basicamente um espaço público, e suas coisas eram jogadas casualmente pela prefeitura da cidade. Qualquer colega que estivesse com pouco dinheiro para comprar cigarros poderia gritar e simplesmente tirar o dinheiro da bolsa.

Se fosse alguém da Equipe de Investigação Criminal, a dificuldade de plantar algo em qualquer um deles era quase a mesma – não havia obstáculos.

Luo Wenzhou soltou um longo suspiro, sua voz tão baixa que quase foi afogada no vapor. “O testamento de Lao Yang mencionou o caso 327 e Gu Zhao, então essa pessoa deve ser contemporânea dela... ou até mais velha. É provável que seja algum antigo líder de boa posição e reputação. Talvez seja por isso que eles estabeleceram sua sede aqui.”

Xiao Haiyang olhou estupidamente para um e depois para outro. “Q-qual Lao Yang? Do que vocês estão falando?”

Tao Ran lançou a Luo Wenzhou um olhar questionador.

Luo Wenzhou deu um tapinha no ombro de Xiao Haiyang e explicou brevemente: “Este idiota foi criado por Gu Zhao. Ele conta como parente de um ancião e de uma vítima.”

Fei Du encolheu os ombros. “E eu sou parente de um criminoso que traiu a ‘organização’ e uma vítima.”

“Tao Ran e eu investigamos a verdade por trás da morte de Lao Yang há três anos”, disse Luo Wenzhou. “Recentemente, shiniang nos deu o testamento de Lao Yang. – Todos nós temos informações diferentes agora. Vamos nos atualizar enquanto comemos.”

Eram como um grupo de pessoas tateando na escuridão que, por motivos particulares ou por dever público, por acaso puseram os pés no caminho em busca do mesmo abismo e cambalearam, avançando com os olhos fechados por tanto tempo. Agora todas as suas estradas com seus diferentes pontos de partida e diferentes finais finalmente se encontraram no mesmo ponto. Havia uma chama fragmentada tremeluzindo nas brumas, revelando vagamente a forma do abismo.

“Podemos deter temporariamente Wei Wenchuan e seu pai.” Disse Luo Wenzhou. “Mas não podemos detê-los por muito tempo, porque não temos nenhuma evidência, e Wei Wenchuan é menor de idade. Os dois sabem disso, então se sentem muito seguros. O tempo está apertado. Qual deve ser o nosso próximo passo? Não é muito conveniente simplesmente investigar este seu Centro Longyun de Beiyuan. Eu procurei por isso. Esse prédio foi construído por Wei Zhanhong, é propriedade deles. Poderíamos obter os registros das câmeras de segurança de lá, mas investigar as imagens de vigilância requer um aplicativo e os fundamentos adequados. Eu não posso simplesmente fazer isso acontecer dizendo isso. Existem muitos olhos na equipe. Mesmo que o inseto na bolsa de Tao Ran não tenha sido colocado lá por um de nossos funcionários, ainda será difícil manter um segredo. Até que possamos fazer uma greve definitiva, não podemos divulgar essas informações.”

Tao Ran disse: “E quanto aos informantes?”

“Os informantes são confiáveis?” Xiao Haiyang perguntou. “Eles vêm de todos os lugares, e você não sabe com que tipo de pessoas eles normalmente entram em contato ou de quem eles recebem favores. Sempre suspeitei que o que aconteceu ao tio Gu estava relacionado a uma toupeira entre seus informantes.”

Só então, Fei Du, que não tinha falado todo esse tempo, de repente disse: “Podemos usar meu povo.”

Silent Reading (Mò dú By Priest) [PT-BR]Where stories live. Discover now