Capítulo 105 - Verkhovensky quinze

597 120 15
                                    

O pequeno e gordo Zhang Yifan olhou tolamente para Luo Wenzhou.

Luo Wenzhou colocou os envelopes sobre a mesa. Ele riu com raiva. “Você quer subornar um policial com 300.000? Não é muito ridículo?”

Zhang Yifan não ouviu que isso era uma piada; ele realmente entendeu isso como a verdade. Seu rostinho redondo mostrava um traço do pânico de alguém que perdera o juízo. Ele hesitou: “Mas... isso realmente é tudo que eu tenho...”

“De onde você aprendeu isso? Se encontrar qualquer problema, você puxa duas cartas para lidar com ele.” O sorriso de Luo Wenzhou esfriou gradualmente. Ele olhou severamente para o menino. “Você acha que pode resolver um assassinato com dinheiro? Que miserável professor te ensinou isso? Diga-me, e eu vou tirá-los da escola amanhã!”

Em casa, Zhang Yifan tinha medo do pai. Lá fora, ele também tinha medo de homens severos e poderosos como seu pai. Ele estava silenciosamente assustado como uma cigarra no inverno por Luo Wenzhou, sem fazer barulho.

“Se Xia Xiaonan matou alguém, não importa se ela o fez com as próprias mãos ou se conspirou com outra pessoa. Ela ainda tem que pagar o preço. Cobrir da polícia onde um criminoso que é procurado há quinze anos foi, conivente com um criminoso procurado, prejudicando um colega de classe – que tipo de ressentimento justifica um comportamento tão perturbado?”

A cada frase que Luo Wenzhou falava, o rosto do menino ficava mais branco.

“Não se preocupe em matar alguém, também há desmembramento-“

Naquele dia, na prefeitura, a polícia apenas os interrogou; eles não contaram aos alunos os detalhes da morte de Feng Bin. O professor e os pais, é claro, também não teriam mencionado essas coisas sangrentas. Zhang Yifan estava preso desde que voltou para casa e ainda não havia voltado para a escola. De repente, ao ouvir a palavra “desmembramento”, ele ficou com tanto medo que pulou do sofá. “Desmembramento? Feng Bin foi... foi...”

Luo Wenzhou queria muito descrever como Feng Bin foi morto, mas quando as palavras alcançaram seus lábios, ele olhou para aquele rosto ainda infantil e engoliu-as. Ele apenas perguntou: “Por que você quis fugir? Quem te incentivou? Quem queria machucar Feng Bin?”

“Ninguém! Ninguém queria machucá-lo!” Zhang Yifan balançou a cabeça repetidamente. Como se tivesse repetido suas falas mil vezes, ele deixou escapar: “Fomos comemorar o Natal...”

Fei Du colocou sua xícara sobre a mesa e silenciosamente interrompeu Zhang Yifan.

“Natal?” ele perguntou. “O que há de especial no Natal?”

Zhang Yifan era como um esquilo com o pescoço apertado. Suas pupilas contraíram e ele se enrolou. Um silêncio assustador se espalhou pela sala primorosamente decorada de sua casa.

Depois de um bom tempo, o menino não conseguiu mais se conter. Ele começou a soluçar sem restrições. 

“Vou ligar para seus pais.” Luo Wenzhou estendeu a mão para pegar seu telefone na mesa. “O que eles estão fazendo em um jantar? Eles estão jantando com o presidente?”

Zhang Yifan se jogou sobre ele imediatamente, segurando Luo Wenzhou para trás com as duas mãos.

Suas palmas estavam encharcadas de suor, grudando nas costas da mão de Luo Wenzhou. Eles estavam gelados.

Luo Wenzhou sentiu que seus dez dedos juntos não pareciam os de um jovem robusto de quinze ou dezesseis anos, mas sim os de uma criança perdida fraca e desajeitada. Por falta de força, ele não podia nem mesmo confiar em seus próprios dedos; ele instintivamente usou toda a sua mão para agarrar as coisas, como se essa fosse a única maneira de conseguir segurá-la com firmeza.

“Não... não chame...” o menino gordinho espremeu as palavras de suas vísceras. “Eu estou assustado.”

“Do que você está com medo?” Fei Du não virou um fio de cabelo. Vendo Zhang Yifan imediatamente desviar o olhar após inadvertidamente encontrar seu olhar, ele perguntou com veemência: “Você está com medo de mim ou de alguma pessoa que se pareça muito comigo?”

“Zhang Yifan”, Luo Wenzhou continuou em voz baixa. “O que você queria me dizer ontem na prefeitura?”

Zhang Yifan estava soluçando tanto que mal conseguia ficar parado. Ele estremeceu todo, falhando repetidas vezes em cuspir um discurso claro.

Fei Du olhou para ele. O menino não era alto. Ele tinha feições pequenas, uma aparência agradável e fortuita.

Porque ele fugiu, ele não estava usando o uniforme escolar. Sua camiseta estava bem apertada sobre o corpo, uma barriguinha meio redonda projetando-se para fora. Sobre a barriguinha estava Super-Homem, flexionando seus bíceps. Nas costas da camisa havia um punho enorme. Olhando apenas para a “embalagem”, você pensaria que este tecido cobria um corpo cheio de força, de um grande e poderoso homem de amplas proporções.

O quarto de Zhang Yifan era visível do sofá da sala. A porta do quarto não estava fechada; atrás da porta havia um saco de areia decorativo e um par de luvas de boxe. Havia pôsteres de filmes de super-heróis colados na parede. Um canto da cama também era visível; tinha um leão da montanha rugindo impresso nele, olhando para fora da cama com desdém incomparável.

O espaço de vida de Zhang Yifan era tão uniforme que até mesmo os pequenos pôsteres exibiam as expectativas inexprimíveis de seus pais em relação a ele. Eles adorariam se transformar em uma lâmina de faca, aparar a gordura de seu corpo por todos os meios necessários, reduzi-lo a um Mike Tyson, a um Wolverine, a um verdadeiro homem indomável com pele de cobre e ossos de ferro. 

Mas as coisas aconteceram ao contrário de seus desejos; a criança ainda era um bebê chorão trêmulo.

“Você gosta do Super-Homem?” Fei Du perguntou de repente. “Você pode acenar com a cabeça ou balançar a cabeça.”

Zhang Yifan olhou para ele evasivamente, soltou um gemido forte e acenou com a cabeça.

“Oh, entendi. Sua mãe e seu pai gostam de comprar roupas com o Super-Homem nelas, certo? Sempre há alguma discrepância entre a sua maneira de pensar e a de seus pais. Quando eu era pequeno, também frequentemente ia contra as expectativas de meu pai.” Nesse ponto, Fei Du fez uma pequena pausa. Luo Wenzhou subconscientemente olhou para ele, viu que sua voz era gentil e havia um sorriso nos cantos de sua boca, como se estivesse falando sobre uma experiência de infância em que calor e contradição coexistiam; não havia sinal de que ele estava inventando alguma coisa.

Fei Du continuou: “Nesses momentos, muitas vezes tínhamos que chegar a um acordo. Você tem que ser criado por alguém, certo? Mas eu também tinha meus próprios meios de me rebelar.”

Zhang Yifan, chorando, olhou submissamente para ele.

Fei Du sorriu para ele. “Eu vou te contar sobre isso em um momento. – Você foi para Yufen para o meio júnior também?”

Zhang Yifan acenou com a cabeça.

“O ensino médio corresponde aos nove anos da escolaridade obrigatória. As escolas públicas normalmente não cobram taxas por isso, mas a sua escola sim, e elas são caras, certo? Ouvi dizer que há um restaurante ocidental especial no refeitório da sua escola?”

Fei Du fez ao menino algumas perguntas como se estivesse batendo papo, todas perguntas que poderiam ser respondidas com um aceno de cabeça ou um chacoalhar de cabeça.

A respiração rápida de Zhang Yifan se acalmou gradualmente. Fei Du considerou sua expressão, reconhecendo que estava prestes a falar normalmente. Em seguida, ele pegou alguns cubos de açúcar da cesta de bugigangas sob a mesa de centro e os colocou na xícara de Zhang Yifan, pegou o bule de chá ao lado dele e serviu um pouco de água quente para ele, esperando pacientemente que ele bebesse a maior parte antes de lançar a próxima pergunta.

Fei Du disse: “Você gosta da escola?”

Zhang Yifan fez uma pausa e balançou a cabeça com força.

Fei Du inclinou-se ligeiramente para a frente, apoiando os cotovelos nos joelhos, tornando sua linha de visão igual à de Zhang Yifan. Ele diminuiu a velocidade de sua voz. “Você sofreu bullying na escola?”

Desta vez, Zhang Yifan ficou em silêncio por mais tempo, depois balançou a cabeça com muita firmeza.

Como se pesasse alguma coisa, Fei Du dobrou uma embalagem de cubinhos de açúcar várias vezes, considerando a expressão do menino rechonchudo – Zhang Yifan tinha mais ou menos se acalmado; não houve flutuação em suas emoções durante seu silêncio agora. A julgar por sua linguagem corporal, ele parecia ter acabado de se lembrar. Quando ele balançou a cabeça, seus movimentos não foram forçados.

Ou era verdade ou ele acreditava que não havia sido intimidado.

Fei Du disse: “Então Feng Bin, Xia Xiaonan e os outros foram intimidados?”

A princípio Zhang Yifan acenou com a cabeça. Então ele hesitou por um momento e balançou a cabeça, dizendo baixinho: “...Feng Bin não foi intimidado, ele estava com eles, mas ele... ele não era o mesmo, ele era muito bom.”

Os dedos de Fei Du, batendo na embalagem, pararam.

Feng Bin esteva com “eles”; ele tinha pertencido à facção dos valentões.

“Eles... eles estão de olho em Xia Xiaonan.” Disse Zhang Yifan, sem introdução ou conclusão. “Nós tivemos que correr. Isso foi o que Feng... Feng Bin disse.”

Suas palavras foram desconectadas, mas Luo Wenzhou de alguma forma ouviu algo horrível atrás delas. Ele continuou: “Quem está de olho em Xia Xiaonan?”

“Eles... Os mestres.”

Luo Wenzhou quase suspeitou que seus próprios ouvidos haviam estragado. “Quem? Os mestres? Então o que diabos você é? Um escravo?”

“Não sou um escravo, sou uma pessoa comum, um ‘plebeu’.” Disse Zhang Yifan calmamente. “Wang Xiao e os outros são os escravos.”

Além de Feng Bin e Xia Xiaonan, havia quatro outros alunos que fugiram. Wang Xiao era a única garota entre eles – Xiao Haiyang e seu colega foram mandados embora na porta pelos pais da garota porque ela estava com febre e eles não a tinham visto.

“Wang Xiao era a garota que estava com vocês?” ao ver Zhang Yifan acenar com a cabeça, Luo Wenzhou perguntou: “Você disse ‘Wang Xiao e os outros’. Quem são os ‘outros’? Os outros dois meninos?”

Zhang Yifan acenou com a cabeça novamente.

“’Mestres’, ‘plebeus’ e ‘escravos’.” Luo Wenzhou repetiu as denominações que ouvira saindo da boca de Zhang Yifan, sentindo uma aura do ensino médio atingi-lo no rosto. Era simplesmente um tanto absurdo; esses pirralhos pareciam estar jogando seriamente uma versão em grande escala da vida real de um jogo de tabuleiro, mas havia um calafrio incessantemente crescendo em seus pés. “Você quer dizer que Feng Bin pertencia aos ‘senhores’, Wang Xiao e aqueles outros pertencem aos ‘escravos’, e somente você é um ‘plebeu’. Estou certo, não é? – Então, o que é Xia Xiaonan?”

“Xia Xiaonan é... o ‘veado’.” Zhang Yifan espremeu as palavras da garganta, sua voz ainda não totalmente desenvolvida e fina como um fio, parecendo prestes a desabar a qualquer momento. “Todos os anos no Natal, após a festa de Natal organizada pelos professores de inglês, os alunos têm uma atividade própria. A escola não fecha no Natal ou no Ano Novo, e os dormitórios não são trancados. Podemos jogar a noite toda. A partir do meio júnior, a cada ano, haveria...”

Luo Wenzhou tinha a sensação de que a “atividade” não estava se reunindo para jogar *Fight the Landlord. Ele perguntou imediatamente: “Brincar a noite toda? Jogar o que?”

“Jogar um jogo de caça, como um  Jogo de Sobrevivência.” Zhang Yifan baixou involuntariamente a voz. “Todos os anos eles fazem uma loteria antes do Natal e escolhem cinco pessoas entre os ‘plebeus’ que podem participar do jogo de caça e, se você ganhar, pode se juntar a eles.”

“Juntar-se a eles? Quer dizer que você pode deixar de ser uma pessoa comum e se tornar um do grupo de ‘mestres’? Quais são as vantagens de se associar? Você pode intimidar quem quiser?”

“Se você entrar, estará seguro”, disse o menino rechonchudo a Luo Wenzhou. “Contanto que você não entre em desacordo com os outros ‘mestres’, então você não será intimidado aleatoriamente, não se tornará um ‘escravo’ e você não se tornará de alguma forma ‘presa’. Você pode ir para o refeitório imediatamente após a aula e não precisa evitar os ‘mestres’. Você pode ficar com as chaves do seu dormitório e do prédio do dormitório e não ter medo de ficar trancado do lado de fora, você pode... você pode ir para a escola em paz.”

Incapaz de resistir, você só poderia se esforçar para se juntar a eles para receber o tratamento devido a um aluno comum.

“Mesmo durante a restauração de Yuan Shikai, ele não se atreveu a restaurar o sistema da dinastia mongol. Os alunos da sua escola são realmente incríveis.” Disse Luo Wenzhou lentamente. “Você foi escolhido na loteria este ano?”

Zhang Yifan olhou para ele, reconhecendo em silêncio.

Luo Wenzhou disse: “Como você joga este seu jogo de caça?”

Zhang Yifan cerrou os punhos. O grande relógio da sala avançava um passo de cada vez, o tique-taque dos segundos movendo-se com um som metálico, indo passo a passo em direção ao futuro sem fim. Depois de fazer uma longa jornada, Zhang Yifan finalmente reuniu coragem suficiente para abrir a boca –

“Depois que ele começa, todos os participantes do jogo precisam encontrar o ‘veado’. Eles só anunciarão quem é o ‘cervo’ quando o jogo começar. Antes disso, ninguém sabe quem vai ser. Depois de anunciarem, o ‘veado’ tem cinco minutos para correr e se esconder, e então os ‘caçadores’ têm até o amanhecer para pegá-los. Quem os pega, ganha.”

“Sua escola é tão grande, com tantos prédios de salas de aula e dormitórios. Com uma pessoa se escondendo e cinco pessoas procurando, como eles podem encontrá-los?” Luo Wenzhou perguntou. “E uma garotinha como Xia Xiaonan, ela não seria capaz de encontrar qualquer canto aleatório e se esconder a noite toda?”

“Não são cinco pessoas procurando.” Fei Du disse levemente ao lado dele. “É toda a escola procurando por ela.”

Luo Wenzhou congelou imediatamente.

Mas Zhang Yifan acenou com a cabeça.

O grupo de valentões da escola tinha o direito de falar, e os alunos comuns eram como gente comum sob o domínio despótico de um tirano. Como Zhang Yifan, eles só queriam viver em paz, só pediram para não se tornarem a pessoa que está sofrendo bullying. Depois de aceitarem essa ordem, eles se submeteriam instintivamente, como pessoas que viram seus colegas sendo intimidados e se sentiram descontentes com isso, mas só ousaram olhar de lado.

As pessoas que poderiam participar do jogo eram “candidatos”. Cada candidato era uma ação com potencial de aumento de valor.

Se você desse a um dos candidatos as informações críticas sobre o ‘cervo’ de que ele precisava para entrar na camarilha, essa pessoa naturalmente o protegeria – não, talvez o mais perspicaz já tivesse se juntado à facção dessa pessoa antes do início do jogo.

Os cinco candidatos no chamado “jogo de caça” foram todos escolhidos por sorteio?

O menino gordinho obviamente mentiu sobre isso. Olhando para sua conduta praticada na tentativa de subornar um policial, você quase poderia deduzir como ele conseguiu seu lugar.

“Quando o veado é capturado..” perguntou Fei Du. “O que acontece?”

O rosto de Zhang Yifan estava pálido.


---------------------------//-------------------------



* “Fight the Landlord.”: Dou Di Zhu é um jogo de cartas. É um dos jogos de cartas mais populares da China. Dou dizhu é descrito como "fácil de aprender, mas dificil de dominar", exigindo pensamentos matemáticos e estratégicos, além de execução cuidadosamente planejada.


Silent Reading (Mò dú By Priest) [PT-BR]Nơi câu chuyện tồn tại. Hãy khám phá bây giờ