Capítulo 10: Condensação da Água do Outono

18 7 12
                                    

Tradução: HamisterLindo

Revisão: Vick

**********************************

Aquele velho Dai Shengyan parecia gostar particularmente do Pavilhão Wangqing, já que até suas aulas eram ministradas lá. Não tinha nevado nos últimos dias e havia várias bacias de carvão colocadas ao redor do pavilhão. Xie Jinglan estava enrolado como uma bola de pêlo, embora não se incomodasse mais com o frio intenso do lago.

Xiahou Lian estava ali apenas como espectador, e em cada aula ele representava uma atuação colocando um livro sobre a mesa e escondendo um livro de histórias embaixo dele. Quando ele estava interessado, ele ouvia muita benevolência, retidão, boas maneiras, sabedoria e confiabilidade[1], e quando não estava mais interessado, ele dormia ou lia livros de histórias.

Quando Dai Shengyan viu que não estava fazendo nenhum progresso e não correspondia às suas expectativas, ele inicialmente o incentivou, mas mais tarde também o deixou em paz. Xie Jinglan ouviu atentamente e com total concentração. Em poucos dias, seus livros estavam cheios de anotações densas e, no momento em que Xiahou Lian olhava para eles, sentia-se tonto e seu couro cabeludo formigava.

As aulas de Dai Shengyan foram muito interessantes. Ele só dava palestras pela manhã e à tarde fazia Xie Jinglan ler enquanto ele próprio se sentava no deck de observação do primeiro andar e pescava. Se Xie Jinglan tivesse dúvidas, ele poderia consultá-lo. Durante as consultas, Xie Jinglan ficava ao lado e perguntava humildemente, e isso geralmente levava quase uma hora. Xiahou Lian estaria ao lado, dominado pelo tédio e ansioso por poder voltar para casa depois da escola e pegar pardais para se divertir.

Quando Dai Shengyan viu isso, ele balançou a cabeça e disse: "O valor do aprendizado é pensar. Se você pensa, então deve ter dúvidas, e se tiver dúvidas, então deve ter perguntas. Pequena Lian, você não tem nada que queira perguntar?"

Xie Jinglan disse: "Ele nem lê os livros, o que ele pode perguntar? Ele provavelmente está apenas curioso para saber qual método de captura de pássaros funciona melhor."

Xiahou Lian sorriu. "Ainda é o jovem mestre quem me entende melhor."

Dai Shengyan suspirou desamparado e disse: "Seu garoto, você precisa usar a cabeça".

Xiahou Lian também se sentiu desamparado, então disse: "Tudo bem, senhor, você queria que eu perguntasse isso".

"Oh? Então vamos ouvir.

Xie Jinglan olhou de soslaio para ele. Ele mostrou a língua e disse: "Posso perguntar se

Confúcio era o confucionista mais experiente?"

Dai Shengyan disse: "Naturalmente".

"Então o grande velho teve que memorizar a poesia de 'Mencius' e Tang e escrever ensaios de oito pernas?"

Dai Shengyan sorriu. "Na época do nascimento de Mêncio, Confúcio já estava falecido há cem anos, então como ele poderia memorizar o 'Mêncio'? Há ainda menos necessidade de falar sobre a poesia Tang e os ensaios de oito pernas. Xiao Lian, sua pergunta é realmente um pouco aleatória."

Xiahou Lian fez um longo "ah" e disse: "Mesmo o confucionista mais experiente não precisava aprender essas coisas, então por que precisamos aprendê-las?"

Dai Shengyan ficou sem palavras. "Não importa, não importa, vou deixar você em paz."

A partir de então, Xiahou Lian estava livre e só precisava entregar alguns poemas[2] todos os dias para passar. No entanto, esses poemas eram realmente trabalhosos. Xiahou Lian coçava a cabeça e quebrava a cabeça, de vez em quando espiando as composições práticas de Xie Jinglan e então inventando coisas aleatoriamente antes que pudesse forçar algumas linhas. Esses dias foram realmente difíceis e Xiahou Lian praticamente sentiu que seu cabelo ficaria branco na juventude.

A Doença do Governador - BlWhere stories live. Discover now