NOTAS FINAIS

1.3K 243 84
                                    

LEIA. 



"Depressão cresce no mundo, segundo OMS; Brasil tem maior prevalência da América Latina.

Doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS. Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.

Em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Isso representou quase 1,5% de todas as mortes no mundo, figurando entre as 20 maiores causas de morte em 2015. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015."

– G1.


"A doença não deixa marcas aparentes, é impossível de ser diagnosticada por exames de imagem e, confundidos com uma tristeza normal, os sintomas podem passar despercebidos. Mesmo assim, a depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas. [...]

"É preciso educar melhor as pessoas a respeito da depressão e de outros distúrbios de humor. Depressão não é tristeza, é uma doença desafiadora, com taxas de mortalidade maiores que 30%", diz a psiquiatra Susan Abram."

– Plan-assite (Programa de Saúde e Assistência Social).


"No caso do Brasil, a OMS estima que 5,8% da população nacional seja afetada pela depressão. A taxa média supera a de Cuba, com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%, além de Chile e Uruguai, com 5%.

No caso global, as mulheres são as principais afetadas, com 5,1% delas com depressão. Entre os homens, a taxa é de 3,6%. [...]

De acordo com a OMS, a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo, em cerca de 7,5%. Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos por ano."

- Estadão.


"A taxa de depressão infanto-juvenil vem crescendo em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)."

- Folha de São Paulo.


Depressão: enfraquecimento, abatimento, físico ou moral. Perturbação mental caracterizada pela ansiedade e pela melancolia. Estado patológico de sofrimento psíquico assinalado por um abaixamento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.


Sintomas: humor triste, ansioso ou "vazio" persistente; sentimentos de desesperança ou pessimismo; irritabilidade; sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo; perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades; diminuição da energia ou fadiga; mover ou falar mais devagar; sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado; dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões; dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais; apetite e / ou alterações de peso; pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio; dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não se aliviam mesmo com o tratamento. (fonte: vittude.com)


Tratamentos: medicamentos (antidepressivos), psicoterapia ou uma combinação dos dois. Encontre um psicólogo hoje mesmo.


____________________

Olá habitantes deste terrível, porém amável Terra! Tudo bem com vocês? Eu tô só na tristeza de ter concluído Cícero. Foi meu livro – escrito por mim! Hehe – que mais gostei! Pra quem não sabe, os vizinhos do nosso protagonista foi inspirado nos meus antigos (graças a Deus) vizinhos e daí que surgiu tudo! A Vó Margarete é inspirada na avó de uma amiga minha, só que numa pegada mais engraçadinha. O que o Cícero sofria com a Gangue, foi baseado em vários casos que todos já presenciamos.

O nome do livro foi pensado como metáfora e, também, por referência ao cantor Cícero (inclusive, no último capítulo temos a frase "Tinha tempo que eu não vinha à praia", de uma música do cantor).

Tessa foi uma personagem pensada desde o início. Ela não iria aparecer muito, como aconteceu, mas teria bastante importância na vida do Cícero e para a metáfora do refúgio. E, claro, para falar sobre as informações contidas no início das notas.

Eu não contei o que aconteceu com ela. Não deixei óbvio. Porque não é óbvio. São coisas mínimas, mudanças que acontecem aos poucos e nós não fazemos ideia! Viram o número de casos de depressão no mundo? No BRASIL? Pois é. Depressão é uma doença séria e que nem todo mundo leva a sério, mas precisamos que levem! Se você desconfia que há algo de errado e se identificou com os sintomas citados, POR FAVOR, encontrem um psicólogo. Falem com seus pais, um amigo, um primo, uma tia, orientador da escola, nas faculdades existem projetos de atendimento de graça! NÃO DEIXEM PIORAR.

Não é nada fácil enfrentar a depressão, pior ainda, enfrentar sozinho.

Vocês têm um refúgio! Existe uma luz no túnel! Nós estamos aqui pra te ouvir!

Eu sei que essa nota final está bem grande, mas eu precisava disso. Porque sei que muita gente precisa. Talvez quem precise nem leia até aqui, mas espero que sim.

MUITO OBRIGADA por terem acompanhado essa história comigo, obrigada mesmo! Obrigada pelos votos, comentários, mensagens. Obrigada por tudo. Vocês são luz.

Obrigada, você que está lendo, por me iluminar.

Eu amo vocês.

A Zelda pediu para avisar que ama também. Ah! Ela também pediu pra vocês ouvirem a história de alguém, as pessoas sempre têm o que contar. E olha que você pode se surpreender.

Obrigada mesmo.

(Gente, eu estou com uma vontade doida de começar um novo livro e já tem capa e sinopse! Um dia irei postar, espero vê-los lá!)

É isso. OBRIGADA!

Beijos com gosto de chocolate.

Cícero Quer Ir à Praia [completo]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora