Céder

16.6K 1.1K 1.3K
                                    

ceder (verb.): transferir (a alguém) posse ou direito sobre (algo); abrir mão de; renunciar; colocar (algo) à disposição de (outrém); emprestar; dar-se por vencido; sucumbir; tornar-se menos intenso, abrandar; chegar ao fim, cessar; tornar-se mais largo, mais solto, afrouxar; sofrer abalo ou deslocamento; perder a resistência; dar, entregar; dobrar-se ou curvar-se sob o peso ou pressão; conceder, concordar em, transigir com; admitir o que não se pode contestar.

"É preferível ceder o caminho a um cão, a ser mordido por ele, pois mesmo matando o cachorro, a dentada não ficaria curada." - Abraham Lincoln

O que a raiva tem em comum com o amor? Ambos são sentimentos esquizofrênicos. Sensações que nos apossam de tal maneira a nos fazer agir de forma que, em condições normais, não o faríamos. O que os diverge é o ponto de vista, já que o amor é visto como algo bom, enquanto a raiva é a amargura de todo ser humano. Pois então o amor não amargura? Está enganado quem pensa que não. Muitas vezes a raiva nasce do amor, com a quebra de expectativa, as decepções e traições, uma coisa puxa outra e o que ninguém nunca fala é que são sentimentos deveras parecidos. A raiva é bem como o amor, mas ela não é tão nobre.

A raiva é escura, amarga, feia, temos até uma doença com esse nome, o que enfatiza o quão letal e horrível ela é. Não devemos sentir raiva, não podemos porque é feio, está sempre ligado a ter inveja e outras tantas coisas ruins, mas não é assim o amor também? Quando você ama aquela pessoa com quem não pode estar, o que você sente? E quando essa pessoa escolhe outra pra amar? O amor também carrega sua bagagem feia, mas é normalmente muito enfeitado pelos contos e poesias, ao ponto de só vermos o seu lado bonito e é por isso que muitas pessoas não se consideram dignas de amor, porque ele nos foi ensinado de forma tão mascara que as vezes a nossa forma de sentir não se parece muito com o que vemos. Mas eu vou te dizer uma coisa muito importante: é o seu coração que dá uma forma para o amor que sente, e não importa se é grande, pequeno, bonito ou achatado, não deixa de ser amor por conta de um formato. Se o seu coração sente, é valido.

Os romances, os filmes, as músicas e os contos em geral falam tanto de sentimentos e acabam por enfatizar mais um do que os outros, acabando por muitas vezes deixar de lado um dos mais importantes e belos dos sentimentos: o arrependimento.

O arrependimento sempre será uma faca de dois gumes, sendo eles a raiva e o amor. É preciso ter raiva para vir a se arrepender, e amor para que possa finalmente ceder. A raiva é um catalisador de emoções que te leva ao arrependimento e seus sentimentos o farão ceder, por amor. Se não amamos, não cedemos e em que tipo de mundo viveríamos se ninguém fosse capaz de ceder? Mesmo uma pessoa com os piores sentimentos no coração ama algo ou alguém e é isso que o motiva sempre. A raiva e o amor não são opostos, são complementares e é por isso que mesmo com todas as atrocidades a nossa volta, ainda nos esforçamos para sermos melhores.

Sinuhe precisou ver a raiva da filha para que pudesse se arrepender de seus atos. Ela precisou ceder.

Não tinha mais como Camila ficar no Brasil, haviam encontrado um doador para Lauren e ela já estava internada. A garota tinha que estar lá pra ela num momento como aquele, então ela fez uma escolha um tanto quanto inusitada. Camila não sabia muito bem o que estava se passando em sua mente quando resolveu fazer aquilo, mas se não o fizesse, se sentiria culpada pelo resto da vida. Com o passaporte na mão, ela pediu que Sinu o pegasse se quisesse ir pra França com ela ou que ignorasse, caso não quisesse. Quando a mulher o pegou, a garota não teve muita escolha.

A garota estava se sentindo extremamente esquisita ao lado da mãe que jazia imóvel na poltrona para deficientes físicos do avião. Camila cantarolava qualquer coisa para expulsar o nervosismos e brincava com as próprias mãos, pensando em que merda ela falarias para os seus amigos para justificar a presença de sua mãe. Ela não tinha tido coragem de avisar pra ninguém que Sinu estava voltando com ela, mas rezava para que a mãe fosse bem recebida. Keaton tinha dado a maior força pra ela cuidar da mãe, então ele ia entender... Certo?

Spring AwakeningWhere stories live. Discover now