Entrevista 96 • SaraMartins286

31 6 6
                                    

Aqui está a entrevista à SaraMartins286 .

Passem pelo perfil dela e dêem uma olhada nas suas obras A Costureira, Morte nos Carris e Uma História de Amor

Espero que gostem da entrevista!

☆ ☆ ☆

- O que é que achas que os leitores devem saber sobre ti?

Sou a Sara, faço anos a 24 de abril e estou no último ano do Secundário. Estou a recuperar de uma depressão e sou uma pessoa muito nervosa e qualquer mínima mudança me faz ficar demasiado ansiosa para o que é aconselhável. Apesar disso, sou guarda-redes de futsal e tento conciliar os treinos e jogos com os meus estudos.

- Há quanto tempo começaste a escrever histórias?

Há muito tempo mesmo, já nem me lembro de que idade tinha... Talvez em 2008. É claro que as minhas histórias não eram tão boas nessa altura, mas são histórias mesmo assim.

- Onde é que encontras a inspiração para o que escreves?

Através da observação. Vejo um filme, uma imagem, uma pessoa, e começo a fazer perguntas. "E se...?" E então surgem ideias e escrevo acerca delas. Por vezes também é preciso um empurrãozinho, e procuro por propostas de escrita.

- Donde surgiu a motivação para seres escritora? Alguém te influenciou?

Ninguém me influenciou, mas sei que comecei a escrever histórias por causa de um episódio dos Simpsons, em que a Lisa está a inventar uma história sobre um reino chamado Equalia com um bicórnio. Depois pensei em ser eu a inventar essa história, e escrevi-a, mas continuei com vontade e continuei a escrever.

- Porque é que decidiste publicar as tuas histórias no Wattpad?

Eu não me recordo bem. Sei que comecei a publicar no Nyah! e que depois ouvi falar no Wattpad e resolvi experimentar. Da primeira vez em que tentei, achei o site bastante confuso, mas depois tentei outra vez e fiquei cativada.

- Qual é o género de histórias que gostas mais de ler e de escrever?

Gosto muito de ler romance e policial, às vezes também um bocadinho de aventura e ficção científica. De escrever prefiro romances, histórias com um final feliz, mas não demasiadamente melosas.

- Quais são as tuas histórias favoritas no Wattpad?

Quem matou Sofia? de triadrios e Campo de férias de that_girl_tyra .

- Para ti quais são as características que uma história tem de ter para que seja considerada uma das tuas favoritas?

Um bom enredo, poucos erros gramaticais e personagens que nos façam escolher um partido, mesmo que no final estejamos errados. Uma boa capa e uma boa sinopse também são fatores importantes na escolha.

- Falando das personagens das tuas histórias: De onde surgiram? Quais são as tuas favoritas?

As minhas personagens nascem de partes de mim, daquilo que eu sou ou desejo ser. Outras vezes são inspiradas em pessoas que conheci, ou pelas quais tenho grande admiração. Não tenho personagens ditas "favoritas", mas se tivesse que escolher uma seria Alessandra, da história A costureira, porque é nela que mais me revejo enquanto pessoa.

- Escreves apenas por passatempo ou pretendes fazer algo mais com as tuas histórias?

É um 50/50 de opções. É passatempo, mas não me importaria de um dia as editar em papel.

- Pretendes passar alguma mensagem aos leitores através do que escreves nas tuas obras?

Esta é uma pergunta mais difícil, mas creio que tudo o que fazemos passa uma mensagem, e cabe a cada um descobrir a mensagem que mais se adequa a si próprio.

- Já fizeste amizades com leitores?

Não, ainda não.

- O que é que mais gostas nas tuas histórias?

O facto de serem minhas, de terem saído da minha imaginação para o papel, com ideias que eu gostaria de ler.

- Como reages quando recebes elogios por parte dos leitores? E críticas?

Leio e agradeço educadamente quando se trata de elogios. Quando são críticas, leio e tento realizar as melhoras que me aconselham.

- Porque é que achas que os leitores devem ler as tuas obras?

Isto poderá parecer estranho, mas não encontro nenhum motivo em especial pelo qual os leitores devam ler as minhas histórias. É claro que serão bem vindos se o fizerem, e que estão sempre livres para expressar a sua opinião!

- Costumas mostrar as tuas histórias a alguém antes de as publicares?

Não. Mas A Costureira foi revista pela minha professora de português, pelo que é a única que foi lida por outrém antes de ser publicada.

- Tens o apoio da tua família e dos teus amigos na escrita ou ninguém sabe que escreves?

Da minha família apenas a minha irmã sabe que escrevo (ou pelo menos assim suponho); dos meus amigos, apenas os mais chegados sabem. Mas não tenho muito apoio da parte deles, é algo apenas meu.

- Como é que a escrita afeta a tua vida? Está em primeiro plano ou não?

A escrita não está em primeiro plano, mas é-me bastante influente. É muito difícil eu estar em algum lugar sem pensar nas minhas histórias e sem pensar naquilo que poderá acontecer a seguir nelas.

- Quais são os teus objetivos de vida?

Eu adoraria trabalhar com animais de equipas cinotécnicas da GNR ou da PSP, como cães e cavalos. Ou então medicina legal, se tivesse média para isso. Mas a minha família insiste em algo que eu possa gostar e que também tenha boa saída, pelo que ainda é muito incerto.

- O que gostas de fazer nos teus tempos livres?

Ler, (re)ver filmes e séries, ouvir música, estar em silêncio, jogar snooker ou jogos de cartas.

- Qual é a tua melhor qualidade? E o teu pior defeito?

Eu considero-me uma pessoa bastante confiável, um ombro amigo que está lá quando é preciso, mesmo apesar do meu péssimo feitio e do meu sentido de individualismo.

- Que tipo de música ouves? Tens alguma lista de músicas favoritas?

Embora seja um pouco eclética no que toca a músicas, aprecio bastante música clássica (Ludovico Einaudi) e música eletrónica (Galantis, Martin Garrix).

- Queres deixar alguma mensagem aos teus leitores?

Não desistam e não tenham medo de experimentar novas coisas. O mundo vai mudando com as pequenas mudanças que nós fazemos.

☆ ☆ ☆

Muito obrigada pela entrevista!

A próxima entrevista vai ser à debra9u .

Entrevistas aos escritores do Wattpad (✔)Where stories live. Discover now