#PODCAST 8 - Inaiê (Águia solitária)

14 4 0
                                    

Narrado por: AlanisConceição Carvalho 


Titulo : Inaiê (Águia solitária)

Autora : Maria Vanda Silva ()

Ubirajara era um índio de origem Tupi que aguardava o momento de ser coroado Rei de sua tribo. Ele completaria dezoito anos na próxima lua cheia. Desde que perdeu seus pais em uma guerra muito sangrenta entre índios e brancos, ele foi criado pelo Pajé: um senhor muito idoso, mas portador de grande sabedoria e conhecedor de várias ervas e muitas magias. Quem o ensinou toda a arte da guerra e os segredos de como se comunicar espiritualmente com seus grandes antepassados.

Com o passar dos anos ele dominava com grande habilidade e destreza vários tipos de armas, mas a que predominava era a lança. Fazendo assim, jus ao seu nome que significa "Senhor da Lança". A morte de seus pais foi tão trágica e sentida por todos que os poucos índios que se salvaram fugindo para floresta fizeram uma escultura em sua homenagem.

E essa história é relembrada cada vez que Ubirajara passa pelo caminho em direção ao Rio. Seu pai, um jovem guerreiro, com o corpo todo coberto por uma argila dourada, camuflado para guerra, de nome Rudá, que significa Divindade do Amor, uma coroa feita de cinco pontas de lanças, representando: o filho Ubirajara, o Pajé, e os três mais valentes e antigos guerreiros da tribo.

Rudá conseguiu salvá-los enfrentando heroicamente um grande tigre, trazido pelos brancos há tempos. Todos haviam sido jogados dentro desta jaula praticamente desmaiados devido há muitas torturas sofridas anteriormente. Rudá após uma luta de muita desvantagem com o tigre improvisou uma lança com parte da jaula e conseguiu mata-lo, mas isso lhe custou à vida...

A venda representa a cegueira causada pela grande dor no momento que retornava da caça e presenciou sua amada dando o último suspiro, tendo uma lança atravessada em seu peito. Por sorte a mãe percebendo o perigo que chegava, minutos antes conseguiu esconder o pequeno indiozinho em um balaio próximo dali.

A caveira representa a sabedoria e cultura de seu povo, preservadas por suas mãos e vida, na pessoa de seu amado filho, Ubirajara!

Antologia 2Where stories live. Discover now