Os músicos de Bremen

63 2 4
                                    

Há muito tempo atrás, em uma estância nos confins da Alemanha, vivia um burro. Desde filhote, ele trabalhava para o dono do lugar, carregando fardos de feno e lenha e puxando o ancinho para arar a plantação. E, quando preciso, também servia de montaria a seu amo quando este viajava a algum vilarejo próximo. Mas agora o pobre burro já era velho e não tinha mais tanta disposição para trabalhar. Ao notar isso, o fazendeiro comentou com seu capataz, bem na frente do animal:
- Este pobre diabo já não presta mais para nada. Acho que devíamos matá-lo logo para economizar ração. Tem mais bichos aqui precisando comer.

Ao ouvir aquilo, o coitado ficou estarrecido. Ele ajudara tanto aquele homem por anos e agora estava prestes a ser descartado como lixo. Assim que os dois homens entraram na casa para pegar uma espingarda, o burro fugiu dali o mais depressa que suas pernas cansadas permitiam. Com esforço, pulou a cerca da fazenda e partiu pela estrada afora, sem rumo.

Passado algum tempo, ele passou em frente a uma cabana no meio do bosque em frente da qual estava, amarrado pelo pescoço a um toco de árvore, um velho cachorro que uivava e gania tristemente.

- Você parece triste, amigo cachorro. - comentou o burro, solidariamente. - Há algo que eu possa fazer para ajudá-lo?
- Meus dias estão contados, meu amigo... - respondeu o cão, cabisbaixo. - Por causa de minha idade avançada, já não consigo mais farejar e caçar bicho nenhum. Nem mesmo uma lebre ou um esquilo. Meu dono anda dizendo que vai fazer sabão comigo, já que não sirvo mais para caça.
- Não se preocupe, meu amigo. - respondeu de prontidão o burro. - Eu também tive problemas com meu mestre. Se você aceitar, posso te tirar daí e seguimos viagem juntos!

Com um repentino sorriso aliviado no rosto, o cão aceitou e o outro o desamarrou dali. Depois disso, seguiram viagem.

Minutos depois, passaram em frente a um chalé onde, em frente, amarrado pelo pescoço a uma cerca, um velho gato miava e ronronava cheio de pesar.
- Você parece triste, amigo gato. - comentou o burro, solidário. - Há algo que possamos fazer para ajudá-lo?
- É meu fim, amigos! - contou o gato, melancólico. - Como já estou velho, não sou mais tão bom em apanhar os camundongos que entram no chalé de meu dono. Ele anda dizendo que vai me afogar em breve, já que não tenho mais utilidade para ele.
- Não se preocupe! - exclamou o burro, de prontidão. - Se você aceitar, podemos te tirar daí e seguimos viagem juntos!

Maravilhado, o gato assentiu e os dois o desamarraram da cerca. Depois disso, seguiram juntos pela estrada.

Pouco depois, passaram em frente a uma granja onde, empoleirado em cima de um galinheiro, estava um imponente galo que entoava uma melodia triste e bonita.

- Você parece triste, amigo galo. - comentou o burro, solidário. - Há algo que possamos fazer para ajudá-lo?
- Estou me despedindo deste mundo com meu canto... - explicou a ave, tristonha. - Como já estou velho, não consigo mais cantar tão alto, e o fazendeiro e sua esposa querem um galo que os acorde ao amanhecer. Por isso, estão matutando me cozinhar para o almoço de domingo.
- Não se preocupe! - respondeu o burro, de prontidão. - Se você aceitar, podemos tirá-lo daí e seguimos viagem juntos!

O galo assentiu alegremente e bateu suas asas cansadas para junto dos três novos amigos. Foi quando o burro se virou para os companheiros e disse:
- Percebi que vocês três cantam muito bem. O cão late, o gato mia e o galo cantarola. E eu sei zurrar. Podemos formar uma banda musical! O que acham?
- Me parece uma ideia fantástica! - comentou o gato em resposta. - Poderíamos ir até Bremen nos apresentar ao público e nos tornaríamos famosos!

Os outros concordaram, entusiasmados, e tomaram o rumo de Bremen. Mas a noite caiu e os quatro começaram a se sentir cansados e famintos.

Foi quando viram uma luzinha vacilante que vinha das profundezas de um bosque.
- Será que aquilo é uma estalagem? - indagou o galo. - Podíamos ir até lá para ver se podemos nos abrigar.

Contos de FadasWhere stories live. Discover now