Pedro e o lobo

22 2 8
                                    

Há muito tempo atrás, em uma aldeia, vivia um jovem pastor de ovelhas chamado Pedro. Ele era o encarregado de alimentar as ovelhas da aldeia, tomar conta delas e vigiar o pasto onde elas viviam.

No entanto, Pedro era um garoto muito travesso e inquieto, e achava seu trabalho uma chatice. Por causa disso, ele nunca perdia uma oportunidade de pregar uma peça nos outros habitantes do lugar só para se divertir.

Volta e meia, o pastor aparecia correndo pelas ruas do povoado agitando os braços e gritando a plenos pulmões:
- Um lobo! Um lobo no pasto! Ele vai devorar nossas ovelhas!

Ao ouvirem aquilo, todos ficavam sempre assustados e se prontificavam na mesma hora para socorrer as ovelhas. Em instantes, camponeses armados de facões, forcados e espingardas apareciam no pasto, procurando o tal lobo. Mas ao chegarem lá, se davam conta de que não havia lobo algum. Ao vê-los confusos e desorientados, Pedro caía na gargalhada.

O comportamento do menino começou a irritar  e a desapontar cada vez mais o povo da aldeia. Logo, muitos ali já nem davam mais ouvidos à Pedro.

Uma tarde, o garoto estava sentado na cerca do pasto, comendo amoras e planejando sua próxima brincadeira de mau-gosto, quando um enorme lobo cinzento saiu da floresta próxima à aldeia e avançou em direção ás ovelhas, de dentes arreganhados. Pedro levou um susto tão grande com aquilo que, a princípio, mal soube o que fazer. Quando se recuperou, saiu correndo aos tropeços pela aldeia, berrando:
- Um lobo! Um lobo no pasto! Ele vai devorar nossas ovelhas!

Pensando que aquilo fosse mais uma pegadinha dele, os camponeses o olhavam com raiva e desprezo e comentavam entre si:
- Esse menino nunca aprende, não é?!
- Ele deve achar que não temos nada para fazer! - acrescentavam outros.

Vendo que ninguém mais acreditava nele, Pedro ficou mais desesperado ainda, suplicando:
- Eu juro! Agora é sério! Vocês precisam me ajudar! Ele vai devorar nossas ovelhas!

Mesmo assim, os outros aldeões continuaram ignorando-o. Sem saber o que fazer, Pedro engoliu em seco e resolveu voltar até o pasto para tentar afastar o lobo por conta própria, de alguma forma. Chegando lá, ofegante, Pedro não viu mais o lobo, porém tampouco achou suas ovelhas, que haviam sido devoradas, uma por uma, pela fera.

Depois daquele dia, o vilarejo não teve mais lã para produzir roupas e tapetes, e nem leite ou carne de ovelha para servir de alimento. Pedro foi quem levou a culpa por tudo, e perdeu o cargo de pastor.

Desde então, Pedro passou a ter respeito pelos outros e por seu trabalho e a nunca brincar com a boa vontade das pessoas.

                               FIM

Contos de FadasWhere stories live. Discover now