O velho, o menino e o burro

12 1 0
                                    

Há muito tempo atrás, vivia um velho que morava com seu jovem neto em um sítio. Lá, eles criavam alguns animais como bois, cavalos e porcos.

Certa vez, o velho soube que haveria uma feira na cidade. Sendo assim, chamou seu neto, dizendo:
- Meu menino, amarre uma corda no pescoço do burro que guardo no curral. Vamos levá-lo até a feira e fazer um bom preço por ele.

O neto o obedeceu e os três tomaram a estrada. Não haviam andado muito quando um sujeito passou a cavalo, rindo e zombando:
- Isso aí é um burro ou um cachorro? Nunca antes vi alguém levando um burro pela corda ao invés de ir montado nele! Que desperdício!

Depois que o homem no cavalo foi embora rindo, o avô resolveu acatar a crítica dele e montou no animal. Alguns metros adiante, cruzaram com uma carruagem guiada por um cocheiro. Acomodadas no veículo, estavam duas madames que tagarelavam sem parar. Ao ver os três, uma delas comentou, com desprezo no olhar:
- Esse homem não tem vergonha de ficar montado nesse burro enquanto a pobre criança sua debaixo desse Sol? Que absurdo!

Depois que a carruagem passou, o velho suspirou e desceu do burro. Em seguida, mandou que o menino montasse e assim seguiram viagem.

Minutos depois, passaram debaixo de uma árvore onde, empoleiradas sobre um galho, estavam duas gralhas que cantarolavam e conversavam. Ao ver os três, uma delas piou para a outra:
- Esses humanos são difíceis de entender! Por que o garoto, que é jovem e enérgico, viaja montado e o pobre e cansado velho tem de ir a pé?

Ao ouvir aquilo, o velho suspirou e resolveu montar no burro juntamente com seu neto.
Assim, seguiram viagem.

Pouco depois, quando estavam mais perto da cidade, um menino de rua que pedia esmolas perto da estrada se aproximou e comentou:
- Puxa, não faz bem para burro nenhum que duas pessoas montem nele! Aposto que esse aí vai estar muito cansado e fraco quando chegar à feira. Ninguém vai querer comprar!

Irritado, o velho desceu do animal e mandou que o neto fizesse o mesmo. Depois, se pôs a pensar em alguma forma de seguir viagem levando em conta tudo o que lhe haviam dito no trajeto. Até que teve uma ideia ridícula:
- Vamos carregar esse burro até lá, meu neto! - ele mandou.

Com muito esforço, os dois conseguiram segurar o pesado animal nos braços e seguiram viagem. Ao chegarem à feira, todos que os olhavam se acabavam de rir. Um feirante foi até eles e comentou, às gargalhadas:
- Vocês estão segurando esse burro? Não sei qual dos três é mais burro!

O velho suspirou e respondeu:
- Sou eu.

                                       FIM

Contos de FadasWhere stories live. Discover now