Entrevista: Clara Avelino

296 32 11
                                    

Oi gente, eu sou a Clara Avelino, mas podem me chamar de Clary! Eu tenho 20 anos, comecei a escrever no wattpad aos 14 anos com That's My Secret e conheci o site através de uma indicação no Fanfic Obsession, lugar que também posto.

O Watty sempre foi meu queridinho, por mais que ele tenha suas falhas e não seja tão bom quanto um dia foi, sempre terei um carinho gigantesco com ele. ♥

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

Que em primeiro lugar, temos que escrever pra nós mesmos sabe? Claro que, feedback é tudo de bom, mas ninguém merece ficar escrevendo sempre pela opinião dos outros.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

Barakah! Tanto que eu tenho a palavra tatuada em mim ❤️ Significa muito pra mim poder mostrar tudo o que eu queria, todas às críticas à sociedade e todas as mensagens que tento passar, o jeito que cada uma delas é compreendida e aceita por minhas leitoras é algo que toca o fundo do bloco de gelo que chamo de coração 😂

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-los? Organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido a medida que escreve?

Eu sempre brinco dizendo que eu gosto de rolê aleatório e que negócio muito planejado não dá certo pra mim, essa é verdade. Eu planejo muito pouco e só não faço tudo no impulso porque minhas amigas ficam puxando minha orelha.

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

Eu funciono nos surtos de inspiração, infelizmente minha mente e minha criatividade não me obedecem quando eu quero e nem sob pressão, tento às vezes sentar e ver se sai algo, mas às vezes acaba saindo dois parágrafos e às vezes saem vinte páginas. Depende de tudo.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

Depende do que você tá escrevendo! A primeira e última frase são as melhores pra mim porque sempre tento fazer um padrão. Em 'Às Pernas da Cobra', todo capítulo começava e terminava com uma citação sobre algo que um dos personagens gosta ou odeia, já em 'Barakah', eu sempre tento começar com uma fala e terminar com uma frase meio enigmática 😂 O negócio é sempre pensar em maneiras de matar seus leitores do coração.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

Perceber que o que eu estava escrevendo não era suficiente para os outros ao meu redor. Ter um conteúdo que não interessa a todos e receber críticas negativas quando tudo tá uma bosta.

A gente tenta sempre dar nosso melhor em tudo e às vezes parece que tá muito longe de ser nossa melhor versão.

7 - O que você faz quando se sente travado?

Eu sou muito contra a pressão em cima de si mesma quando você sente que não tá batendo, sabe? Os leitores merecem sempre uma resposta e atualizações, mas tem dias que não vai e a gente tem que seguir a onda. Se pressionar é terrível. Quando eu tô muito travada, sempre chego e falo: não vai rolar att galera vcs q lutem bjs

8 - O que motiva você como escritor? E o que foi determinante para você se torna escritor?

Poder colocar minhas opiniões, meus gostos, defeitos e qualidades. Eu gosto de ver que tô passando a essência que quero e quando sei que as pessoas estão captando cada pedaço disso, fica tudo melhor.

Justamente o poder de enfiar meu dedo nas coisas, foi meu maior incentivo.

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

Entre Livros & CafésOnde as histórias ganham vida. Descobre agora