Entrevista: Andresa Rios

176 22 3
                                    

Meu nome completo é Andresa Rios Jerônimo, tenho 21 anos e comecei a escrever no Wattpad aos 15.

1 - O que gostaria de ter ouvido quando começou e ninguém falou?

R: Eu gostaria que alguém tivesse me dito que seria estressante em algum momento. Responsabilidades aparecem quando uma coisa passa a não depender só de você, então ter uma base estável de leitores deixou tudo muito sério. Teria sido legal me preparar melhor para isso, pro bem das pessoas que me acompanham.

2 - Qual trabalho você mais se orgulha de ter feito e por quê?

R: Tenho muito orgulho de Baby, Don't Go, porque foi o livro no qual trabalhei duro pra valer. Eu passava o dia pensando em novas músicas, imagens, gifs e coisas para complementar a história. Foi também o livro no qual me aproximei mais dos meus leitores, a gente tava junto para tudo nessa época. Foi incrível.

3 - Como você planeja seus livros antes de escrevê-lo? organiza todo o projeto em sua mente com antecedência ou deixa ser surpreendido à medida que escreve?

R: Depende do livro. Alguns eu tenho tudo planejado, outros não sei de nada. Quem Matou Sofia? ocupou várias páginas de cadernos velhos, já 29 Andares e Alguns Zumbis eu sabia o final e olhe lá!

4 - Você segue uma rotina quando está escrevendo um livro? Qual?

R: Eu costumava seguir no começo mas, com o tempo, vai ficando difícil. Hoje em dia eu só torço pra conseguir uma brecha pra escrever hahahah mas a rotina sempre me ajudava muito! Eu sempre buscava escrever todo dia, uma história por dia, e revisar na semana seguinte.

5 - Qual o mais difícil de escrever: a primeira ou a última frase?

R: Definitivamente a última.

6 - Qual foi o maior desafio que você enfrentou no processo de escrita?

R: Quando eu precisei escrever Helena, um livro físico publicado com o Clube P.S. Eu tinha um prazo, um número de páginas e pessoas avaliando cada capítulo. Foi bem louco e me deixou apavorada, mas amei o resultado.

7 - O que você faz quando se sente travado?

R: Me forço a escrever. Assim, mesmo que eu descarte 15 páginas, sei que vou salvar pelo menos uma linha e poderei seguir a partir dela.

8 - O que motiva você como escritor? E o que foi determinante para você se torna escritor?

R: Me sinto motivada por colegas do Wattpad. Ultimamente é o que me mantém nesse sonho. São tantas pessoas incríveis e acessíveis... É meio surreal. Pensar que há alguns anos a Ray Tavares ou a Babu Dewet estavam no mesmo lugar que eu, hoje, é bem inspirador.

9 - Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?

R: Eu procuro sempre estar consumindo arte. Música, teatro, filmes, livros... O que me der inspiração.

10 - Como foi a sensação de ver seu livro reconhecido?

R: Eu ainda não sei como tem gente que me dá ouvidos! HAHAHHAA Mas foi bem legal. Saber que alguém estava disposto a me deixar ocupar seu tempo livre com minhas histórias era uma honra.

11 - Um momento mais inusitado que surgiu a inspiração. E de onde vêm suas idéias?

R: Uma vez eu estava na fila do banco e pensei sobre um possível apocalipse. Foi quando surgiu 29 Andares. Eu sentei, escrevi e perdi minha senha, mas valeu a pena. Meu cérebro adora trabalhar em momentos inoportunos.

12 - Se você fosse a autora do seu livro preferido, o que você mudaria ou complementaria nele?

R: Meu livro favorito fora do Wattpad é O Cirurgião, e eu não mudaria nada nele. No Wattpad, se eu fosse a Barbara Tempest, faria o Hunter se tornar real. É muita injustiça que ele não exista.

13 - Se você visse um dos seus personagem na sua frente agora, o que você diria a ele?

R: Dependendo do personagem, rolaria até uma agressão física. Não sou a maior fã da maioria dos meus personagens HAHAHAHAH

14 - Quanto tempo você precisa escrever até achar que concebeu algo?

R: Sou bem rápida no meu processo de escrita. Escrevo um capítulo em algumas horas e depois só reviso para tirar os erros.

15 - Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados?

R: Procuro escrever todos os dias, mesmo que pouco.

16 - Qual foi a trajetória para a sua obra ganhar visibilidade?

R: Foi bem estranha, sendo sincera. Eu postei a minha primeira história no Wattpad e, quando vi, minhas autoras preferidas da vida estavam lá, me apoiando. Sou muito grata a elas (senhoritas Andie Prado, Gii Zwicker e Má Marche, eu não seria nada sem vocês).

17 - O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos?

R: Eu me tornei objetiva. Escrevo mais, com pouco.

18 - Você aguarda um momento de inspiração para escrever?

R: É um luxo que não tenho, infelizmente. Preciso sempre me forçar a escrever e manter uma rotina. Mas adoro os momentos de inspiração! São os melhores.

19 - Como é feita as pesquisas para determinado tema do livro e como você as escolhe? Você pesquisa antes ou ao decorrer da história?

R: Eu procuro pesquisar MUITO antes de escrever qualquer coisa. Não suporto furos nas minhas histórias, apesar de ocorrer casualmente.

20 - Quantos livros você tem publicado no wattpad/amazon? ( Se não tiver publicado na Amazon, terá algum em breve?) Algum projeto pela frente ou novidades sobre algum livro?

Tenho tantos livros que perco até a conta! ahahaha mas sou do tipo que posta nas duas plataformas. Há livros de quase todos os gêneros, para todos os gostos. É só chegar!

Iai gente gostou da entrevista? Deixe aqui nos comentários e não se esqueça de passar lá no nosso Instagram taumcaosbrasil, porque lá tem as curiosidades sobre essa maravilha e também curiosidades sobre o livro. A gente amou te entrevistar AndresaRios

Entre Livros & CafésWhere stories live. Discover now