Carta de um velho para nova geração

1 0 0
                                    


Pra quê refinar o texto? Escrever com palavras bonitas saindo da porra de um dicionário. Foda-se esses tais de refinamento. Não escrevo para elite. Muitos desses novos escritores só querem glamour, mostrar que são intelectuais com suas escritas politicamente corretas. Mas a realidade não é assim, escrevemos pra todos os brasileiros, brasileiros esses com hábitos e culturas diversificadas, onde a maioria não possui o hábito da leitura e não conhecem palavras tão complexas e "diferentes". Temos que escrever para o povão, e não só para o povão, mas sim, escrever de um modo que todos consigam ler e principalmente, entender.

O conhecimento pela literatura não é uma coisa muito buscada pelos brasileiros, e precisamos trazer essas pessoas para a cultura da leitura. Mas se uma pessoa que nunca leu, se quer, três páginas de um livro de receitas, como irá conseguir ler um texto imenso com palavras que ele nunca viu? Isso é a maior babaquice do mundo moderno, querer que todos leiam pelo seus olhos e entendam pela sua cabeça, aprenda uma coisa essencial no mundo da literatura, você escreve para os outros, não para você, seu idiota.

Outra coisa que temos que aprender, é escrever sobre as coisas que acontecem no nosso dia-a-dia, ninguém tem mais saco para romances idiotas. Observe o mundo a sua volta, as melhores histórias estão ao seu redor, é no seu meio social que estão os melhores fatos para serem escritos em uma folha. Na nossa casa, na nossa rua, em nosso trabalho, em uma praça, ou até mesmo no bar que frequentamos nos fins de semana, existem todos os tipos de histórias, histórias que valem a pena ser registradas.

Lembro-me de Mário, um cara que se apaixonou por sua própria madrasta, e o amor era retribuído, então fizeram um plano para matar seu próprio pai e marido. Isso é uma das melhores histórias que eu já vi na minha vida, embora seja um fato assustador, mostra que o amor era tão forte que o filho matou seu pai e a mulher seu marido, apenas para ficarem juntos. Embora tenha sido um amor doentio, é uma ótima história para ser contada, pois engloba diversos fatores sociais. Não quero lhe dizer como escrever, mas isso é um conselho de um bom colega de profissão. Escreva mais sobre as coisas que você vive, dê voz àqueles personagens que você conhece, dê voz para aqueles que são mudos perante a sociedade. Saia desses clichês que todos estão indo, mostre sua genialidade mostrando a vida como ela é.

O Mistério Contido Nos VentosWhere stories live. Discover now