capítulo | Prólogo

244 85 139
                                    

300 anos antes.
Ano 1500.
Local: Europa.

     No século XV, a Europa tinha um comércio muito lucrativo de mercadorias, que eram as Especiarias, elas eram trazidas de lugares muito distantes.
     As especiarias eram ervas flores, produtos e vegetais, como pimenta, que serviam de temperos para culinária. As especiarias mais conhecidas eram: Noz moscada, pimenta, açafrão, coentro, cravo, canela, gengibre, cardamomo, e entre outros.
Essas mercadorias não existiam na Europa, por isso eram caras. Já nas Índias, eram vendidas por preços muito baixos.
     Para conseguir especiarias, era preciso viajar semanas à procura de novos caminhos para chegar às Índias mais rápidas. Isso levou os navegadores à conquista dos mares. O Mar era muito traiçoeiro, muitos navios naufragavam e seus tripulantes (Marinheiros) acabavam morrendo. Eles acreditavam que nos mares poderia haver monstros que gostam de afundar navios. Mesmo assim, gostavam de navegar em busca de riquezas em terras distantes.
Cristóvão, como um navegador genovês, foi patrocinado pelos reis da Espanha, Fernando e Isabel, para partir em uma viagem, comandando a caravela Santa Maria.
     A meta de Cristóvão era descobrir um caminho que nunca havia sido feito por nenhum navegador. Porém, a meta dele foi fracassada, não chegou aonde pretendia. Ainda em alto mar, ele se deu conta que tinha chegado a seu destino, mas era um continente que já haviam descoberto.
Foi no dia 12 de outubro de 1492 que a nauta de Cristóvão Colombo avistou uma ilha chamada San Salvador, hoje conhecida como Bahamas, no mar do Caribe. Outras viagens foram feitas por ele à região para tentar descobrir riquezas que interessassem aos reis espanhóis.
     Mas, só mais tarde, esse novo mundo foi chamado de América, em homenagem a outro navegador chamado Américo Vespúcio.
Com essas descobertas, os monarcas europeus resolveram fazer o tratado de Tordesilhas, que definia o que cada reino poderia conquistar (Explorar).       Esse tratado foi fechado só com Portugal e a Espanha, os dois grandes reinos da Europa.
     Mesmo com as navegações feitas, eles não sabiam o que poderiam encontrar no Novo mundo.

     O rei Dom Manuel patrocinou uma viagem sob o comando de Pedro Álvares Cabral com destino às terras que lhe cabiam de acordo com o tratado.
     A Esquadra de Cabral partiu nos dia no dia 9 de Março de 1500 e, depois de 44 dias de viagem pelo oceano Atlântico, eles chegaram ao novo mundo (Dias atual Brasil).

     Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vinham para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras, começavam a plantar para sobreviver e também vendiam em pequenas quantidades.

     O Brasil era visto na Europa como um lugar com muitas opções de trabalho. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas na Europa enxergaram uma ótima chance de mudar de vida no Brasil.
Venha embarcar nessa história que trata sobre a persistência dos povos do século XIX.
     Com a chegada dos povos ao Brasil, o que era para ser um país econômico virou um caos.

A vida é um jogo de Xadrez. [ Em Revisão]Opowieści tętniące życiem. Odkryj je teraz