capítulo 16

90 5 7
                                    

           Estava em meu quarto numa manhã de terça quando subi da notícia de que a família real da Polônia veriam nos visitar e que para isso, nós temos que nos preparar.

             Fui ao salão das mulheres para ver como seriam os preparativos para a recepção de boas vindas para um novo aliado de Cagibél e Nivewis. Todos estavam extasiados com a festa de boas vindas, pois há boatos por aí que o governador da Polônia, Stephen Rutford, é difícil de agradar, principalmente sua filhas, Riller e Wanny Rutford.

            Foram divididos grupos três de doze garotas, isso significa que ainda existe 36 garotas remanescentes. Os três grupos seriam classificados por cores; Azul anil, dourado e  branco perolado. Esses são as cores das bandeiras de Cagibél e Nivewis, por isso essa divisão.

         Eu fiquei no grupo branco perolado junto com Luizy Hunter, Annabeth Angel, Milen Johnson, Djess Moore, Agatha Summer, Mackenzie Kindle, Josephiny Delacoste e Mirian Oliver. Bom, essas são as que eu "conheço" ainda faltara 3 garotas.

        Ashly estava no grupo Azul anil, ela odiava essa cor. Emma ficou com o grupo dourado e parecia feliz com seu grupo. Reunimos as garotas do nosso grupo para fazer uma reunião e debater sobre como faríamos uma barraca de boas vindas para as polonesas;
- Ouvir falar que elas são muito esnobes. - Disse Mirian com um certo medo.

- Elas são muito detalhistas e observam tudo - comentou Djess.

- O que vamos fazer? E se elas não gostarem de nossa barraca? - questionava Luizy em desespero.

- Calma aí, fofa. Nossa barraca vai ser a melhor de todas, alguém tem uma sugestão? - perguntou Agatha convicta de que iríamos fazer o melhor.

Eu sabia de algo que agradaria as polonesas. Mas decidi ficar calada.

- E se agente fizer pesquisas sobre o que elas gostam de comer? - sugeriu uma das selecionadas, mas eu não lembro o nome dela.

- Pode ser uma boa Laurie, pena que aqui não tem Internet. - Falou Agatha com desprezo o que deixou Laurie envergonhada.

Eu sabia o que elas gostavam de comer. Já visitei uma vez a Polônia com meus tios, eles têm parentes lá e quando fomos visita-los comemos comidas típicas de lá e também vimos coisas que deixam os poloneses felizes.

- Bom, como ninguém foi até a Polônia, não temos como saber de nada que se relacione com os agrados das polonesas.- comentou Agatha.

Levantei a mão, um pouco tímida para falar o que eu sabia das polonesas. Todas direcionaram os olhos para mim:
- Eu fui para a Polônia, e sei algumas coisas que podemos usar na barraca de recepção.

Agatha revirou os olhos e disse :
- Então fale de uma vez! - logo observa-me.

-Hã... A culinária da Polônia é uma mistura de tradições culinárias eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, - eu estava super tímida e acabei gaguejando algumas vezes, mas continuei mesmo com o olhar de reprovação de Agatha - ela utiliza uma grande variedade de ingredientes. É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de linguiça, nata e bolas de requeijão). Assemelha-se a outras culinárias eslavas quanto ao uso de mingaus (kasza) e de outros cereais. No geral, a culinária da Polônia é rica, substancial e relativamente alta em gorduras.

- É isso! - gritou Milen. - Vamos fazer esse trouxo que Stella falou... Esse bolinho aí.

- O pierogi? - pergunto com a testa franzida.

- Sim. Esse mesmo. Não deve ser tão difícil - Milen escrevia algo em uma folha em branco.

- Pelo menos estamos na frente, já que soubemos o que elas comem.- comentou Mackenzie.

- Vamos dividir as tarefas: três garotas escolhem o cardápio da barraca; outras três garotas escolhem o design da barraca; mais três escolhem o design dos vestidos e o restante ajuda nos preparativos restantes. - Disse Mirian.

- Desde quando te colocaram no comando?- Disse Agatha com uma sobrancelha arqueada.

- Desde que ninguém tomou posição. Algo contra?- rebateu Mirian tranquilamente.

- Não...- Disse Agatha dando de ombros - só acho que alguns de posição social mais elevada que deveria estar no comando.

- Sendo assim, eu continuaria na posição que estou. Pois sou mais rica que você e que alguém me corrija se estou errada mas, sou a mais rica dentre nosso grupo.

Agatha se calou no mesmo instante. Todas ficamos caladas apenas observando a discussão desnecessária das duas.

Mirian retorna a sua posição de liderança e começou a dar os papéis de cada uma.
-Laurie, Mackenzie e Djess ficam com o design dos vestidos; Luizy, Josephiny e Agatha ficam com o design da barraca; Stella, Annabeth e eu ficaremos com o cardápio; Leila, Milen e Scarlatti ficam com os preparativos finais. Qualquer dúvida me procurem.

E assim saímos para fazer nossas obrigações. Como eu havia ficado com a parte mais fácil  ( pois eu conhecia a gastronomia da Polônia, era super fácil desenvolver o resto) terminaria o quanto antes.

- Stella, quais as comidas principais das Polonesas? - perguntou Mirian com uma prancheta em mãos.

-  O cardápio delas é bem complexo. Podemos fazer duas refeições diferenciadas.- comentei.

- Continui... - incentivou Mirian muito interessada.

- Um almoço típico é normalmente composto de pelo menos três pratos, começando com uma sopa, como barszcz (beterraba) ou żurek (um alimento feito de centeio triturado fermentado), seguido talvez em um restaurante por um aperitivo de salmão ou arenque (preparado com creme, óleo ou vinagre). Outros aperitivos populares são patês feitos de vários tipos de
carnes, legumes ou peixes.

- Nossa, quanto tempo você passou lá na Polônia? - Perguntou imprecionada.

- Dois meses. - respondi rindo.

- Como é o nome desses pratos mesmo... barkiata... barcaia - falou rindo.

- barszcz. - digo e ela ri.

- Qual prato você mais gostou lá? - perguntou Annabeth.

- o Pierogi. É uma delícia.

- Quero experimentar isso daí. - Falou lambendo os lábios.

- Acho que poderíamos colocar como prato principal os bigos (chucrute com pedaços de carne e lingüiça) ou schabowy (bistecas de porco empanadas). Terminar com uma sobremesa, que pode ser um sorvete ou, mais provavelmente um pedaço de bolo feito em casa com sementes de papoula, ou ainda drożdżówka, um tipo de bolo de levedo. Muitos pratos contêm queijo do tipo quark.

- Ótima idéia, Stella. - Mirian e Annabeth falaram em uníssono. Depois se entreolharam e riram.

(...)

____________________________________

*Atenção, qualquer semelhança com a vida real,filmes ou séries é mera coincidência.

* Algumas informações sobre a Polônia e algumas pessoas ou países são inventadas. Poucas informações sobre a Polônia e sua cultura são verdadeiras.

* Fiz um misto de informações sobre as polonesas. Algumas são verdadeiras e outras não. 

A filha da rainha (HIATOS)Where stories live. Discover now