"Capítulo XXXIV"Lições de uma Dama da Noite

293 23 0
                                    

A bíblia diz que o valor de uma mulher virtuosa émaior do que o valor de rubis. O rubi é uma das cincopedras mais preciosas do mundo, o valor de um rubi édeterminado principalmente pela cor, quanto maisvermelho maior é o valor. Portanto há rubis de diversospreços devido ao tamanho e a cor, há essadiferenciação. Virtude nada tem haver com belezafísica, é a beleza da alma. Virtude é a disposiçãoconstante de praticar o bem e evitar o mal, honestidade,castidade, pudor e no hebraico a palavra virtuosasignifica forte, valorosa, corajosa.A junção desses significados nos leva a definiçãoperfeita do que vem a ser a mulher virtuosa. Pode ir apagando de sua mente a ideia de quemulher virtuosa é uma princesa frágil e coitadinha,praticamente um cristal fino que quebra com facilidade.

A mulher virtuosa é uma princesa sim, mas umaprincesa guerreira. Pode ter certeza que a fama correseja boa ou seja má. As pessoas observam ocomportamento e o comentário se espalha. É rara evaliosa como rubis (perceba que não é rubi e sim rubisno plural). É confiável, boa, trabalhadora, habilidosa,não é preguiçosa, é forte, inteligente e prudente. Ébondosa e generosa e esforçada. É mais do quecarinhosa e amorosa. Falam tão bem de uma mulhervirtuosa que seu marido é conhecido por causa dela. Étrabalhadora, honrada, sábia e cuidadosa. A mulhervirtuosa tem atitude, não fica parada esperandoacontecer. Sempre preocupada com o bem-estar de suafamília, muitas vezes abre mão de coisas para si emprol dos que ama. É conhecida por todos por suas atitudes, suavirtude. O homem como parte da vida, pode sim ser umcompanheiro, e isso não tem que ser uma guerra desexos...É séria, não é fofoqueira, é mestra em fazer o bem, éauxiliadora, é mansa e temente a Deus. 

A mulhervirtuosa não é perfeita, mas a virtude é algo tão forteque faz dela alguém memorável, alguém com quem aspessoas têm prazer de estar e Deus alegria emouvir. Toda mulher tem uma guerreira na sua alma quenunca se rende, que briga contra as , que luta pelos seussonhos, que avança com firmeza, que não se deixavencer pelas pancadas e que não se curva frente  dureza da vida.Uma mulher com uma guerreira em sua alma é umamulher que tem a si mesma, que compreende as suassombras, que se eleva com a sua dança, que se fazconsciente, que se compreende, que não tem um tom,mas um arco-íris. Dentro de cada mulher está a forçaque lhe guia na hora de buscar suas próprias metas e atorna capaz de cuidar de si mesma. Nenhuma mulherrenuncia a si mesma porque nenhuma guerreira apaga asua luz. Acontece que muitas vezes nos esquecemos dehonrar a nossa luta e menosprezamos a nós mesmos.Contudo, se parássemos para pensar um pouco,descobriremos uma enorme quantidade de motivos paranos maravilharmos com nós mesmas, para nãoabandonarmos os nossos interesses e dizermos a nossaverdade. Porque às vezes a nossa guerreira se fere pornão dizer as nossas verdades, por se entregar à tristeza,por deixar que aquilo que nos machuca e nos deixa malhaja em nossos interiores como se fosse um castigo,uma vingança interior. Por isso temos que deixar anossa guerreira respirar, procurar submetê-la e gritarpara todo mundo que estamos neste mundo paracaminhar com a nossa determinação. 

Quandoconseguirmos nos livrar de grande parte do lixoemocional que obscurece a nossa guerreira, o riso doamor próprio tomará conta de nós com uma energiarevitalizante.Ela é valiosa por si mesma, uma arqueira infalível com objetivos independentes. Não obstante, todocoração pode ser machucado pelo simples fato de ser, jáque muitas das coisas que circulam entre o nossomundo interior e o nosso mundo exterior nosmachucam apesar das aparências. Por isso, mais quenada, é preciso ter cuidado com aqueles motivos quemascaram o egoísmo e o interesse narcisista de quemnão respeita as referências, nem as identidades que nãoas suas próprias, e nos deixar influenciar por ideologiasque nos rebaixam. Costumamos nos ver feridas pelaausência de compromisso e de confiança, pela liquidezdos relacionamentos e a decepção da cumplicidadeperdida. Por isso, às vezes a guerreira da alma precisasilenciar as nossas mentes.Ela trabalha com esmero para consertar pedaço porpedaço dos nossos corações dilacerados, machucadospela humilhação e a tristeza que a hipocrisia nosprovoca. Graças a essa conexão ressurgirá a força quefaz o coração da mulher palpitar por si mesmo, vestir-sede dignidade e brindar por tudo o que dela resulta tãomágico e valioso como o tesouro de uma noiteestrelada. Falar de relacionamentos em meio aos sentimentos éalgo complicado, mas como uma mulher que conhece aalma humana, quero deixar algumas dicas para nossasleitoras, eu como dama da noite. 

Nenhum homem éperfeito, assim como nenhuma mulher é perfeita.Estamos longe disso. Todos somos cheios de defeitos e passamos por momentos nos quais realmente somosdifíceis de suportar até para as pessoas que mais gostamde nós. Contudo, existem traços de personalidade quepodem ser muito negativos para os relacionamentosamorosos, que vão muito além de uma série demomentos pontuais.O problema surge por dois motivos: nunca acabamosde conhecer plenamente uma pessoa, e as pessoasmudam. Um homem pode parecer absolutamenteencantador no começo, mas talvez logo você tenha quese perguntar para onde foi aquele príncipe encantado,ele não mudou, nós é que o projetamos comoqueríamos que fosse ao nosso modelo. Ou ao contrário:alguém pode parecer ser totalmente entediante e, com opassar do tempo, você descobre nele um encantoescondido. É necessário ver homens e mulheres comoseres humanos e aceitar todos como são na suaessência, não tentar mudar, pois quando isso acontece,você estará limitando o ser grandioso que está ao seulado e também não se deixar aprisionar ...Amor não éprisão, já ouviu isso?O que é fato é que algumas pessoas têm um jeitoinadequado de se relacionar com a sua afetividade ecom o resto. Talvez não consigam amar, ou nãoaceitem ser amados, ou sejam presos dentro do seupróprio inferno de culpa, ressentimento ou temor. 

Nesses casos, exceto se você conseguir um milagre, orelacionamento acabará em fracasso. Portanto, a seguir apresentamos três tipos de homem dos quais é melhorse manter afastada. Um tipo de homem que passa damaior à máxima agressividade, em muitas ocasiões semque existam fatos que justifiquem tal mudança. Nuncaexplica realmente o que aconteceu. Simplesmente, umdia morre de amores por você e enche você depresentes e carícias, mas no dia seguinte a rejeita de umjeito ácido e, às vezes, cruel. Sem entender de que jeito,você começa a vivenciar uma profunda ambiguidadedeles. Você se derrete quando estão na sua facetaamorosa. Não consegue imaginar um homem maisafetuoso e dedicado do que ele. Você sente que o adorae que é o grande amor com o qual sonhou. Depois,quando despertam esse tipo de monstro que ele levadentro de si, você experimenta justamente o contrário:rejeição e até ódio pela sua instabilidade ou medo,porque ele se torna imprevisível. Esse tipo de homem éemocionalmente desgastante. 

Possuem um profundoconflito consigo mesmos, que não superaram. Sãomuito egocêntricos e por isso não consideram os efeitosque causam em você. O fato é que não estão prontos para ter umrelacionamento amoroso com você, nem com ninguém.Existem muitos jeitos de mentir. O mais óbvio é falarsobre fatos ou situações que nunca aconteceram. Masviver em função de aparências, prometer e não cumprir,se acomodar com circunstâncias com as quais a gentenão concorda, também são formas de cair em falsidade. 

O mentiroso geralmente se entrega, não por causa dojeito que mente para você, mas por causa do jeito que ofaz com os outros. Se o faz com outros, por que não ofaria com você também? Muitas vezes essas mentirasnão são fáceis de detectar, porque existem homens quesão verdadeiros profissionais da simulação. Por isso étão importante prestar atenção em como ele age com osoutros.Alguém que mente constantemente tornaráimpossível que a confiança cresça no relacionamento.Logo você se verá fazendo pesquisas exaustivas parapegá-lo. Ou fuçando suas coisas para ver se a engana.Com os homens mentirosos é impossível construir umrelacionamento que valha a pena.São esse tipo de homem com os quais você senteque está pisando em ovos o tempo todo. Costumam sermuito críticos em relação ao que você faz ou diz, einclusive com o jeito que você se veste. Esse traço épróprio de quem tem muito sucesso ou dinheiro eprocura simplesmente uma companhia que se comportedo jeito que eles querem.O fato é que você sempre se sente avaliada e,geralmente, desclassificada. Você pensa cada coisavinte vezes antes de pronunciá-la. 

Você mede muitobem o jeito que se comporta quando ele está com vocêe permanece nessa atitude tensa, que não a deixa serespontânea. De repente, você se torna uma pessoa muito silenciosa quando está na sua presença; ou fala, massempre está atenta à expressão que ele tiver diante dassuas palavras. Em casos mais extremos, estes homenscontroladores e também acabam sendo violentos.Acreditam que o mundo e todas as pessoas,especialmente seu companheiro, precisam se comportarcomo ele imagina que devem fazê-lo. O seu lance é aintimidação, seja com jogos psicológicos sutis ou comcoação física direta. Como esse tipo de homem vocênunca será feliz. 

E nunca esquecer, não temos quecompetir com homens, eles são homens, e nósmulheres, são coisas antagônicas, e juntos completos.Mulher ou Homem, o importante é amar!

Dama da NoiteOnde histórias criam vida. Descubra agora