"Capítulo XLI"Orixás

356 27 0
                                    

Os Orixás são vibrações cósmicas provindas das leisque regulam a vida. Eles manipulam e são a energia doCosmo representada por 7 faixas de vibração. Vocêpode até não saber a respeito destas faixas, contudo, jádeve ter percebido que existem forças que mexem como magnetismo das coisas. Como somos feitos emgrande parte de água e sais em nossos corpos, aalteração do campo vibratório, a exemplo da Lua, sofrealterações químicas capazes de alterar até o nosso modode ver as coisas em determinados momentos da vida,como prova a ciência. Assim sendo, denominou-se Orixá toda aquela faixavibratória segmentada associada a um elemento danatureza. É como se Deus mandasse um gerente tomarconta de cada elemento da natureza, e aqueles quenascem são regidos por um Orixá Masculino e outro  Feminino, isto é, como na natureza, a representação dossexos também é feita na tutoria de nossas vidas, atravésdos nossos Pais e Mães de cabeça. 

Um Espírito meexplicou que ao nascermos somos adotados por um Paie uma Mãe, nossos pais de cabeça, que quandocoroamos colocam suas mãos sobre nossa cabeça,comprometendo-se a cuidar de nós. Perceba, que no momento do batismo, nossos pais epadrinhos também fizeram isso, lembrou? Existe umcomprometimento tanto da parte espiritual quanto damaterial em proteger aqueles que nascem.Como as forças da natureza, não podem sercapturadas ou apreendidas, pois são energias, tambémnão há como aprisionar os Orixás em nossos corpos,pois eles também não incorporam.

 São na verdadeespíritos guias, chamados de Guias, cuja afinidadeespiritual com a faixa vibratória o associa ao trabalhoespiritual daquela linha.Podemos dividir as 7 faixas vibratórias em:

 Oxalá - representa aquele que não foi criado - oGovernador do Planeta Terra e supervisor de todas asoutras vibrações e suas relações entre o plano astral e omaterial - Na Umbanda, o associamos a Jesus Cristo. 

Yemanjá - regente das águas - o princípio feminino -representada, visualmente, na Umbanda por umamulher vestida de azul com pérolas nas mãos.

 Xangô - representa a ação na humanidade e no mundo da forma física - representado, visualmente, naUmbanda por um senhor ao lado de um leão com doislivros em suas mãos, lembrando-nos de nossos atos efaltas em nossa existência na Terra. Na Umbanda,associamos visualmente a São Jerônimo entre outros. 

Yori - representa a Divindade se manifestando pelalei do karma - representada, visualmente na Umbanda,pelas Crianças (Cosme e Damião entre outros).

 Ogum - representa o fogo (mediador dossentimentos humanos) - representado, visualmente, naUmbanda por São Jorge (depende da região do País).

 Oxóssi - representa o elemento ar, os ventos e anatureza - representado, visualmente, na Umbanda porcaboclos e caboclas indígenas. 

Yorimá - representa a terra e as energias telúricas -representado, visualmente, na Umbanda pelos PretosVelhos e Pretas Velhas. 

Agora que falamos dos Orixás, resta-nos falar arespeito dos Guias. Como o nome já indica, sãoespíritos dispostos a nos guiar durante a nossaexistência em uma ou mais encarnações. Os Guias,podem ainda ser chamados de Protetores Civis, ouainda Anjos da Guarda. Não importa a denominação esim a tarefa gloriosa de servir ao próximo, ajudando nos a levar adiante a execução das promessas feitas pornós antes de reencarnarmos.É importante frisar que as pessoas podem ter mais deum espírito Guia ou Mentor Espiritual. 

Já percebi que quanto maior for o número de espíritos protetores maiora tarefa a ser executada e maiores são as dívidas devidas passadas. Devemos agradecer a Deus por colocartão bondosos espíritos para nos ajudar a nos manter nostrilhos nesta existência.Mas se os Espíritos Guias nos protegem , então nadade mal irá acontecer conosco? Não é bem assim.Primeiramente , temos as nossas faltas, passos acumprir. Somos eternos em espírito, lembre-se disso.Então temos provações em nossas vidas a serempassadas e como no banco escolar, somente estaremosaptos a passar de ano após as provas que marcaramaquele período em nossas vidas. Os Guias nos orientame nos querem bem, são como nossos pais, só quedesencarnados.Temos um dom dado por Deus que permite-nosalheios a tudo e todos escolher o nosso próprio caminho- o livre arbítrio. Ai que a coisa engrossa. Pois nãobasta pertencermos a religião A ou B e garantirmoscom isso nossa imunidade. Não há nada disso. Temosque através de nossas ações demonstrar o quantoamamos o próximo e qual o tamanho do sacrifício queestamos dispostos a fazer por ele.

Dama da NoiteWhere stories live. Discover now