"Capítulo XXXIX"Identidade dos espíritos, e comunicantes

300 27 0
                                    


A identidade dos Espíritos é um tema que, desdesempre, chama atenção por diversas razões. Quandouma comunicação é dada para o médium porpersonalidades da história, nomes consagrados e comgrande clamor, em geral são bem recebidas. Parece quea assinatura das comunicações por algumapersonalidade conhecida causa um certo frisson e dácredibilidade.Por isso, quero entrar, neste texto, nas comunicaçõesdadas por pretos velhos e caboclos. E penso que hápreconceito quando se fala da manifestação de Espíritosde pretos velhos e caboclos nos centros espíritas. 

Sinceramente, não sei se é por causa do nosso arraigadopreconceito em relação aos negros, índios e demais, ou outras razões alheias a isto, o que não se pode negar,entretanto, é que há um certo "torcer o nariz" quando sefala na manifestação dessas entidades nas casasespíritas, coisa que não ocorre, por exemplo, quando hámanifestação de um padre ou personalidade um poucomais, digamos, ilustre do passado. Algumas pessoascostumam refutar tais manifestações de pretos velhos ecaboclos. Em muitas ocasiões, aliás, afirmam que, casoexistam manifestações de pretos velhos, só podem advirde um Espírito inferior.Diante de tais narrativas quero apresentar algunspontos importantes que, com frequência, passamdespercebidos.

 O primeiro é o fato de Allan Kardecensina que o conteúdo de uma mensagem mediúnica ésempre mais importante do que a forma ou de quemapresenta a mensagem, aqui no caso em questãofalamos, naturalmente, do Espírito comunicante.No capítulo 24 de O Livro dos Médiuns – Identidadedos Espíritos – Kardec explana sobre este ponto,informando tratar-se de questão secundária essaidentificação. Se o Espírito só diz coisas boas e não secontradiz, pouco importa se é preto velho, caboclo,padre ou algum nome conhecido do passado. Maisimportante é, como já dissemos, o conteúdo que contéma mensagem. Para analisar o conteúdo, todavia, faz-senecessário um distanciamento da personalidade que aentidade apresenta, caso contrário corre-se o risco defazer-se uma análise superficial.

Um outro ponto de apoio que é encontrado para asmanifestações de pretos velhos e caboclos não sofrerempreconceito está, também, em

 O Livro dos Médiuns,capítulo 6 – Manifestações Visuais. 

O citado capítuloinforma que quando evocados com tal ou qualpersonalidade que viveram, os Espíritos podem, seassim o quiserem, manifestarem-se com a aparênciaevocada, mesmo que tenham vivido outras tantasexistências depois da personalidade emquestão. Portanto, compreendo que é legítimo eperfeitamente factível que o Espírito, então, tome aforma e manifeste-se como um preto velho casopensem nele assim.É tão grande o universo de energias que nãopodemos ver, ouvir e mesmo sentir; esse número é tãomaior que ficaria pasmo em saber o quanto somosrestritos em relação às diversidades de energias que noscircundam, isso em nosso estado normal, hoje em diauma grande parte delas já são relativamente conhecidaspela Física. A sensibilidade que promove o contato comenergias e seres que vibram em frequências baixas emais altas é o que chamamos de percepção extrasensorial , esta a qual todos aqueles que tiveram suamediunidade aflorada, seja porque meios tenham sido,sejam portadores.Assim como temos percepções em vários níveis,podemos dizer que temos mediunidade em vários níveistambém. E mais ainda, que essa percepção desde que tenha aflorado, pode ser trabalhada para que sesintonize com Planos Vibracionais cada vez maiselevados, de onde se podem tirar realmenteensinamentos mais e mais profundos em relação ànossa situação neste planeta e os meios de alcançarmosmelhores os objetivos em nosso rumo àEVOLUÇÃO.

Quando você age como um médiumpassivo, apenas deixando que as entidades o dominem efaçam seus trabalhos através de seu corpo físico e desua mente, estará funcionando apenas como "cavalo deguia", não que isso seja um demérito para você ou paraqualquer um mas, agindo sempre assim, estará seacostumando a "funcionar" apenas dentro de uma faixavibratória especifica às entidades que com vocêtrabalham ou que usam seu corpo para tal. A menos quevocê tenha entre essas entidades, uma mais evoluída,que trabalhe o seu "aparelho mediúnico" (Chakras)visando melhorar mais e mais sua percepção esensibilidade para outros Planos, você nunca vaiperceber esses outros planos e as entidades que existemnele, que não são percebidos nem pelas entidades demenor vibração.Mas agora vamos dizer que você, entre as entidadesque trabalham naturalmente, tenha esse desenvolvedore que ele pertença mesmo a planos mais evoluídos deexistência e que trabalhe, ainda sem que você perceba,nessa sua mediunidade a fim de poder colocá-lofuturamente, em contato com VERDADEIROS GUIAS e MENTORES espirituais, parabéns você é um médiumde sorte. 

Dama da NoiteWhere stories live. Discover now