Capítulo 60 - Rachel, a mesma de sempre.

372 42 25
                                    

Anne Narrando

Acordei feliz, revigorada. No dia anterior, tinha descansado bastante e me levantado apenas para um jantar em família que foi muito mais do que perfeito, me trouxe de volta ao início.
Tomei café da manhã rapidamente, Matthew e Jerry já tinham ido pra serralheria, Jerry foi mais cedo pra sair mais cedo e ir aproveitar com Diana.
Marilla estava mais uma vez sentada na sala, com os fones de ouvido, fazendo um tapete de crochê.

Anne: Marilla vou sair, vou passar o dia fora. Não espere por mim pra almoçar.

Marilla: Venha para o jantar, Diana também virá.

Anne: Chegarei á tempo.

Optei por ir primeiro na casa de Rachel, eu queria muito ve-la, consola-la.
Peguei o caminho mais longo pra apreciar a cidade, ver o quanto a cidade evoluía mas também tinham coisas que nunca mudariam.
Fiz uma nota mental pra passar na nova biblioteca da cidade, ainda essa semana.
Cheguei a casa de Rachel e ela estava em uma das cadeiras de balanço que tinham na varanda,  sorriu. Não era o sorriso de sempre e não continha tanto entusiasmo, mas eu a entendia. 

Rachel: Anne, querida.- Disse enquanto eu me aproximava, ela se levantou e me abraçou. 

Anne: Senti falta do cheiro das suas flores. 

Rachel: E de mim não?

Anne: De você muitas. Sabe disso. Como está?- Me sentei na cadeira de balanço ao lado. 

Rachel: Sinto falta dele.- Ela tinha certeza que eu sabia, continuava olhando para a paisagem. - Sei que sabe menina e não quero que diga nada, apenas que me ouça com atenção. Thomas foi meu primeiro e único amor, com ele compartilhei minha vida, construí uma família, nosso amor deu luz á tudo que vivemos. Na nossa época, não tínhamos o que vocês tem hoje. Nós não fizemos faculdades, e tampouco sonhamos em construir uma retomada carreira como vocês!- Vocês, éramos eu e Gilbert.- Marilla usou a morte do irmão como desculpa pra não seguir a vida ao lado de quem amava, por outro lado foi bom, ela teve você, menina Anne. Matthew agora quer recuperar o tempo perdido com seu primeiro amor. Você e Gilbert são novos, tem ambições, estão estudando e não precisam voltar agora. Você não é sangue do sangue de Marilla, mas existem diversos traços dela em você. Não se deixem ser como John e Marilla. Não deixem esse brilho de vocês se perder. - Ela olhava em meus olhos, segurando minhas mãos.- E saiba que existem diversidades. Josie Pye se casa em duas semanas, Ruby Gillis e Moody Spurgeon estão aproveitando o máximo do namoro, e assim como Diana Barry e o menino Jerry, estão aproveitando com caminhos diferentes, pelo menos por agora. Você pode ser livre como aquele menino loirinho, adotado pela Senhora Barry.

Anne: Cole?- A interrompi, pra ter certeza.

Rachel: Sim, querida. Você tem uma vida inteira pela frente, mas só tem ela. E ainda vai tomar muitas decisões, erradas e certas. Mas é uma escolha sua, seguir seu coração ou silencia-lo. Mas eu não te aconselho á silenciar ele. Ele cobra, e cobra alto, acusa a mente. Não troque uma certeza por um " e se tivesse sido de outra forma ". Ame menina Anne, ame.

Eu não conseguia responder, apenas abracei Rachel com força. Eu iria conversar com Gilbert, iria expor meus sentimentos.
Rachel sabia de muita coisa, era vivida, conhecia finais felizes e romances trágicos. Após isso, me sentei novamente na cadeira.

Rachel: Está sabendo de Stacy e Sebastian?

Anne: Sabendo de que?

Rachel: Sebastian á pediu em casamento.

Anne: Está brincando?!- Sorri.

Rachel: Estou certa de que o casamento pode acontecer antes de voltarem pras aulas.- Ela sorriu.

Anne: Preciso visita-los logo logo. Ver a Delphine, eles.

Rachel: Delphine é uma menina muito inteligente, Sebastian anda se saindo muito bem no trabalho e Stacy é a mesma de sempre, leciona de forma diferente, mas é de se aproveitar muito.

Anne: Sinto saudades das aulas dela.- Sorri.

Rachel: Senhor Phillips esteve aqui, alguns dias atrás. Veio buscar algumas coisas na escola, mas não conseguiu fazer retirada.

Anne: Por que?

Rachel: Ele era um professor, namorando e noivando uma aluna. É muito mais do que errado.

Anne: Mas os pais da Prissy consentiram.

Rachel: Mas é fora das regras do colégio. Também denunciaram o mesmo por homofobia.- Engoli seco, lembrando de como o mesmo tratava Cole.- O irmão dela está na cidade.- Ela disse após alguns tempo quietas.

Anne: Billy?- Ela assentiu.- Não tive muitas notícias dele.

Rachel: Ele chegou hoje bem cedo. Os pais dele sempre dizem que ele está muito mudado, Priscila veio algumas semanas atrás, disse ter passado em Washington. Billy está fazendo faculdade.

Anne: Continua a mesma, sempre sabendo de tudo.- Dei risada. Ela também.

Rachel sabia muito de todos, ela nunca mudaria nisso. Mas mudou muito quando parou de julgar as pessoas, e fazer fofoca da vida delas, mesmo não tendo certeza de que as coisas eram verídicas.
Ela aparentava ter superado um pouco a morte do Senhor Lynde, mas ainda se encontrava de luto. Ela realmente estava certa, ele foi o amor da vida dela. Eu queria muito sentir aquilo. Precisava conversar com Gilbert.

Aquele com o início depois do fim...Where stories live. Discover now