Capítulo 26 - A Vida Diária do Conselheiro

3.7K 795 721
                                    


Com um jardim, os dias de Wu Xingzi na cidade Bastião foram muito bons.

Pouco depois de Hua Shu partir naquele dia, Hei'er levou duas criadas para dentro de casa. Elas eram um par de gêmeas. A mais velha chamava-se Mint (N/T: Em português isso significa Hortelã e em chinês o nome dela é Bo He)  e a mais jovem chamava-se Osmanthus (N/T: Em português tem o mesmo nome, que é o nome de uma planta também, e em chinês o nome é Gui Hua). Elas tinham cerca de treze anos de idade e eram locais nascidas e criadas na cidade Bastião. Elas foram rápidas com seu trabalho e muito familiarizados com o manejo do jardim. Todos os dias elas coletavam água para regar as plantas, remover as ervas daninhas e pegar os insetos, e eram ainda melhores no trabalho do que Wu Xingzi.

Guan Shanjin parecia ter deixado algumas instruções e, segundo eles, as duas criadas deveriam ir à cozinha principal a cada dois dias para colher alguns legumes, carne, ovos, arroz e macarrão. Os três então acenderam a cozinha do Jardim Shuanghe e nunca comeram nada da cozinha principal.

Wu Xingzi estava muito satisfeito com isso. No primeiro dia em que ele comeu o macarrão que Mint preparou, ele parecia um peixe branco escorregadio. Depois de cozidos, a água foi drenada e o macarrão foi misturado com pimentão, vinagre, molho de soja, coentro, brotos de feijão etc. Foi muito delicioso, mas tão picante que fez inchar os lábios de Wu Xingzi. Ele não dormiu bem e até acordou no meio da noite com diarreia. Na manhã seguinte, foi como se ele tivesse murchado.

Só então ele soube que a comida da cidade Bastião era tão fortemente temperada.

Isso ficou especialmente evidente com as pimentas importadas do exterior nos últimos anos. Elas eram vermelhas e pontudas e pareciam adoráveis. No entanto, quem teria pensado que elas eram picantes o suficiente para reviver uma pessoa da morte ?! A dor penetrante da língua, no entanto, acrescentou um toque final ao tempero, e o tempero era tão viciante que as pessoas não conseguiam parar de comer.

O condado de Qingcheng estava localizado um pouco distante, tendia a ser bastante fechado. Além disso, as pessoas no passado não estavam muito interessadas em comida apimentada e, no máximo, usavam apenas um pouco de dogwood cornel (N/T: Tentei achar o que era isso, porém sem sucesso, só sei que tem uma planta no meio.) chinês para dar sabor. Eles mal tinham pratos que usariam pimenta, e Wu Xingzi nunca levou comida apimentada.

Não era de admirar que Guan Shanjin preparasse especialmente esta pequena cozinha para Wu Xingzi cozinhar. Caso contrário, se o conselheiro Wu não morreu por causa da especiaria, ele pode ter morrido de diarreia.

Depois disso, a comida preparada pelas duas criadas ficou muito mais leve. Eles sempre preparavam meticulosamente o caldo, o que aumentava ainda mais o sabor original dos ingredientes. Wu Xingzi ficou, inicialmente, preocupado com o fato de as duas garotas terem que acomodá-lo no sabor da comida, mas depois de ver como elas puxavam um pequeno frasco de cada vez durante a refeição e adicionaram o pimentão em conserva à sua própria comida, ele se sentiu mais à vontade.

Cultivando, comendo e ocasionalmente passeando pela cidade Bastião com Hei'er, passou um mês para Wu Xingzi. Em cerca de dez dias, o Ano Novo Chinês chegaria em breve.

No passado, Wu Xingzi sempre passava o ano novo sozinho. Seu jantar de reunião era sempre muito simples, resolvendo-o com apenas um peixe frito.

Quanto aos produtos do Ano Novo Chinês, ele nunca prestou atenção especial a eles. Depois de colar alguns recortes de papel nas janelas, escrever um dístico de mola para a porta e comprar algumas frutas secas, seus preparativos seriam feitos. Os pratos que ele preparou para as oferendas aos seus antepassados sempre foram simples, principalmente porque se ele não pudesse terminá-los, eles também seriam desperdiçados.

Durante todo o período do Ano Novo Chinês, além de visitar alguns amigos e fazer suas orações no primeiro dia, o resto do tempo foi gasto em casa lendo. Na verdade, esses livros eram livros antigos que ele já havia lido. Antes de ingressar na Sociedade Peng, o Conselheiro Wu não havia comprado nenhum livro novo nos últimos dez anos. Cada vez, ele relia os livros que felizmente resgatara no passado, os livros que pertenciam ao pai.

You've Got Mail: A Cautionary Tale [Tradução PT BR]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora