Capítulo 6 - sinceridade

1K 108 13
                                    


Nívia chegou em frente à casa onde Yasmim morava. Eram 4 horas de uma tarde de sábado. O dia estava ensolarado. Ela bateu na porta. Depois de alguns minutos, Nívia foi atendida pela irmã de Humberto que disse em seguida:

— Oi, amiga. Pode entrar.

Nívia adentrou. Yasmim fechou a porta e disse para a visitante:

— Pode se sentar. Espere aqui. Meu irmão está tomando banho agora.

— Ok— disse Nívia.

Nívia tomou assento em uma poltrona. Yasmim foi para o segundo andar. Depois de alguns minutos, o sobrinho de Humberto chegou à sala através de um corredor que havia no primeiro andar. O menino carregava uma bandeja que continha uma garrafa de suco e uma vasilha de batatas fritas. O garoto disse:

— Oi, Sra. Nívia.

— Olá, Ailson.

— Vocês vão assistir a um jogo de futebol no estádio?

— Sim. Aliás, eu queria saber se você quer ir conosco?

— Não, obrigado. Prefiro ver TV.

Ele deixou a bandeja em cima de uma mesa que havia perto do sofá. Em seguida, o menino ligou a televisão e sintonizou em um canal que estava exibindo videoclips de reavy metal. Ele se sentou em uma poltrona e disse sem tirar seus olhos da tela:

— Eu soube que você está apaixonada pelo meu tio Humberto.

A mulher ficou sem palavras naquele momento. O rapaz continuou, dizendo:

— Eu ouvi uma discussão que houve entre minha mãe e o tio Humberto. Os dois falavam sobre você. Eles não me viram, mas ouvi tudo o que disseram.

— O que eles falaram?

— Ele chegou bêbado em casa e foi à cozinha onde mamãe estava lavando louça. Quando me aproximei da porta da cozinha, ouvi a discussão. Ele disse que jamais te amará. O tio falou também que te acha cafona e ridícula. Ou seja, Humberto te considera uma merda. Parece que ele está apaixonado por Laura, mas a amada dele tem um caso com outro homem que é dono do supermercado Martins Comércio e Importação.

— Eu não pensei que Humberto me desprezasse tanto. Achei que ele gostasse de mim só um pouco.

O garoto olhou para Nívia, sorriu e falou:

— Tio Humberto só quer Laura. Aliás, ele só fala da amada dele o tempo todo. Se Laura quiser, ela poderia até se casar com meu tio e ter um caso com outro ao mesmo tempo. Humberto aceitaria isso numa boa, pois ele é uma merda. Meu tio não tem dignidade, orgulho e nem amor próprio.

— A tua mãe não me falou sobre essa conversa.

— Ela não te falou para evitar te magoar. Eu só estou te dizendo, pois não gosto de ver alguém se iludir em vão. Você ainda tem esperanças que meu tio se interesse por você depois de saber dessas barbaridades que ele falou a seu respeito? A melhor escolha que você deveria fazer nesse caso é desistir dele para sempre.

Ela ficou em silêncio. O menino não disse mais nada nesse momento e continuou olhando para a televisão.

Depois de alguns minutos, Humberto e Yasmim chegaram à sala de estar. Nívia se levantou do sofá e disse:

— Vamos.

— Filho, telefone para mim se tiver algum problema — disse Yasmim.

— Está bem, mamãe — falou o garoto.

Mundos distantesHikayelerin yaşadığı yer. Şimdi keşfedin