12: in love

1.4K 233 122
                                    

J E O N J U N G K O O K

Segundo os gregos antigos, existem sete tipos de amor: Ágape, Eros, Pragma, Ludus, Philautia, Storge e Philia. E todos eles são necessários para uma vida perfeita e cheia de felicidade.

Ágape: é o mais desejado de todos os tipos de amor pois ele é universal, pois ele é um amor completo para todos os seres vivos. Ele nos trás o desejo de fazer o bem, nos faz agir com compaixão e afasta o egoísmo. Quando é verdadeiro, indica uma grande ligação com a humanidade, com o universo e com a natureza.

Eros: É um amor reconhecido pelo romance, desejo e paixão. É a espécie de relacionamento que sempre vinculamos à palavra "amor". Na mitologia grega, Eros é o nome do deus do erotismo e do amor (que conhecemos mais como Cupido). Apesar de ser o tipo de amor mais perigoso, ele é também o amor que mais desejamos.

Pragma: É o tipo de amor que antefere o lado prático das coisas, ele se baseia na dedicação ao bem maior e em fazer a coisa certa.

Ludus: É o oposto de Pragma, embora ele possa se evoluir para o outro conforme o tempo. Ludus é a forma de amor mais divertida, ele foca na brincadeira, na falta de compromisso e no prazer. Com o tempo ele cresce e se transforma em Eros ou Philia, ou então, ele simplesmente desaparece.

Philautia: É o amor próprio, que na minha opinião é onde todo amor começa. Philautia tem duas faces, a negativa (que é quando somos arrogantes, narcisistas e egoístas) e a positiva (que é quando temos autoestima, segurança e o empenho de cuidar dos outros e de nós mesmos).

Storge: É um amor muito poderoso e eterno, pois se trata do amor de pais para com os seus filhos. Porém ele é o contrário de Philia porque não é um sentimento de amor entre iguais, ao invés disso, ele descreve uma relação de pais cuidando de uma criança, ele influencia os pais a perdoarem e os levam a fazer qualquer sacrifício pelos seus filhos. Também difere de Philia na medida em que é incondicional.

Philia: É o amor ligado a família, compartilhado entre parentes, irmãos e amigos próximos. É um vínculo forte que duas pessoas poderão compartilhar pois é íntima, segura e autêntica.

Eu aprendi tudo isso em uma aula qualquer de filosofia, sempre achei muito interessante cada um dos tipos de amor, e achava que todos eram boas respostas para a minha pequena busca pessoal sobre o significado da palavra "amor", afinal, cada um tinha os seus valores e são essenciais para as nossas vidas.

Eu estava nervoso pra caramba, e pensava sobre tudo isso enquanto aguardava o Jimin hyung se arrumar para o nosso primeiro encontro.

Ah... Park Jimin aceitou ir em um encontro comigo.

Eu estava na sala de sua casa enquanto esperava ele se arrumar, eu sentia as minhas mãos trêmulas e o meu coração estava batendo acelerado. Chenle estava ao meu lado, assistindo um desenho qualquer que passava na TV.

Senti um tapa na minha perna e assim que olhei para o garoto ao meu lado, ele deu um sorrisinho travesso.

- Você está tão nervoso assim?

- O-O quê? - Perguntei, confuso.

- Hyung, você não para de balançar essa perna. - Seu sorriso aumentou. - É apenas o Jimin, se acalma.

Summer In Love [jjk + pjm]Where stories live. Discover now