30 - Injusto

161 19 23
                                    

Santos, 29 de agosto de 2023, terça-feira

Fazia exatamente um mês que Malu havia voltado ao Brasil e, infelizmente, sua mãe ainda não havia acordado do coma que estava desde a cirurgia para drenagem do sangramento e inserção do cateter para reduzir a pressão intracranial após o AVC. Há pouco mais de 30 dias Maria estava internada e desacordada. Há pouco mais de trinta dias que o pai de Malu não conseguia dormir ou se alimentar direito. Mais de trinta dias que Luiz se desdobrava para trabalhar, levar e buscar Pedro no colégio e visitar a esposa todos os dias na UTI. Para Luiz, era sufocante não saber o que seria de suas vidas. Não poder mais fazer planos, não cozinhar mais com sua esposa como faziam todos os domingos, não viajarem, não caminharem na praia como faziam todas as manhãs depois de deixar Pedro na escola e antes de Luiz ir para o trabalho... Por mais cansado que estivesse da rotina corrida do último mês, Luiz não conseguia ter uma noite de sono tranquila e não tinha apetite para alimentar-se além do suficiente para não sentir fome.

Maria Luiza, por sua vez, também não conseguia dormir tranquilamente há um mês. Principalmente após ouvir do médico dias antes que a situação de sua mãe era "extremamente crítica":

- Quanto mais o paciente demora para acordar do coma, mais chances ele tem de ir a óbito. Prepare-se para o pior - disse um dos médicos da UTI que acompanhava o caso de sua mãe desde que ela internou, após Malu questionar se sua mãe havia tido alguma evolução em sua saúde aquele dia.

- Nenhuma - respondeu ele calma e friamente

O médico entrou e saiu do quarto em segundos, dizendo aquelas palavras com uma naturalidade que surpreendeu Malu da pior maneira - tanto pela insensibilidade da fala do doutor como, principalmente, pelas palavras ditas.

"Prepare-se para o pior".

Malu observava sua mãe entubada na cama da UTI, mal reconhecendo-na, já que além de desacordada e entubada, agora Maria estava cada vez mais inchada devido às medicações da UTI e também por estar acamada. Aquilo fazia Malu sentir-se ainda pior. E se desde que Pedro nascera Malu odiava hospitais, agora ela odiava mais ainda, por estar frequentando o local diariamente há um mês sem perspectivas e esperanças de dias melhores para sua mãe. Pelo menos com Pedro, os tratamentos e cirurgias funcionavam e a família podia ter esperanças. Já com sua mãe, conforme os dias passavam ainda em coma, o prognóstico apenas piorava.

Embora tenha conversado com Julia sobre seu relacionamento com Joseph, Malu ainda não havia contado a seu pai sobre o ator. Em alguns momentos, ainda no hospital quando ela encontrava seu pai nos horários de visita à UTI, Luiz perguntava à filha como fora a viagem para Las Vegas, a fim de espairecer um pouco as ideias e amenizar a angústia que era não saber o que aconteceria com a mãe de seus filhos. Mas Malu não tinha coragem de contar a ele sobre Joe. Como ela poderia ousar esboçar um sorriso sequer naquele momento e compartilhar a extrema felicidade que sentira naqueles dias ao lado de Quinn se sua mãe ainda estava na UTI entre a vida e a morte?

Há 30 dias, Malu lamentava com Joseph Quinn sobre o estado de saúde de sua mãe - o britânico também sempre perguntava como ela estava. Ele definitivamente não pensou que nada disso aconteceria quando soube que ela teve um derrame. O casal se falava diariamente por mensagens e cerca de 2 vezes por semana por video chamadas, aproveitando enquanto Joe ainda tinha mais tempo livre entre os eventos que fazia e antes das gravações de seu novo filme começarem. As chamadas aconteciam geralmente a noite, após Malu chegar da escola em que trabalha, mesmo que em Londres fossem algumas horas mais tarde - mas para Joe, tudo valia a pena, inclusive a distância. Afinal, em breve, ainda naquele ano, eles estariam juntos. Mas havia algo que Joe precisa questionar à amada: ela ainda não havia pedido demissão, como prometera a Joe em Vegas ao fazerem planos para ela mudar-se para Londres com ele. E ele sabia que o momento não era o ideal para falar sobre isso, mas ele precisava tirar dele a dúvida que permeava sua mente:

Meeting Joseph Quinn 🇧🇷Where stories live. Discover now