03 | Uma farça

5.8K 628 214
                                    

Trotavam em direção aos garotos mais ou menos uma dezena dos bichos mais bizarros que Ambêr já mais vira na vida. Tinham os corpos, as pernas traseiras e as caudas de cavalo, mas as pernas dianteiras, as asas e a cabeça de uma coisa que lembrava águias gigantescas, com bicos cruéis cinza-metálico e enormes olhos laranja vivo. As garras das pernas dianteiras tinham uns quinze centímetros de comprimento e um aspecto letal. Cada um dos bichos trazia uma grossa coleira de couro ao pescoço engatada em uma longa corrente, cujas pontas estavam presas nas imensas mãos de Hagrid, que entrou correndo no picadeiro atrás dos bichos.

- Upa! Upa! Aí! - Bradou ele, sacudindo as correntes e incitando os bichos na direção da cerca onde se agrupavam os alunos.

Todos recuaram, instintivamente, quando Hagrid chegou bem perto e amarrou os bichos na cerca.

- Hipogrifos! - Bradou Hagrid alegremente, acenando para eles. - Lindos, não acham?

- Então - disse Hagrid, esfregando as mãos e sorrindo para todos -, se vocês quiserem chegar mais perto...

- Eu quero Hagrid. - Murmurou Ambêr curiosa e ao mesmo tempo, resistente.

- Só pode está querendo se matar. - Gritou Draco no fundo dos alunos, revirando os olhos.

- Agora, a primeira coisa que você precisa saber sobre os hipogrifos é que são orgulhosos - Explicou Hagrid. - Se ofendem com facilidade, os hipogrifos. Nunca insultem um bicho desses, porque pode ser a última coisa que vão fazer na vida.

Malfoy, Crabbe e Goyle não estavam prestando atenção; falavam aos cochichos e Ambêr teve o mau pressentimento de que estavam combinando a melhor maneira de estragar a aula.

- Vocês sempre esperam o hipogrifo fazer o primeiro movimento - Continuou Hagrid. - É uma questão de cortesia, entendem? Vocês vão até eles, fazem uma reverência e aí esperam. Se o bicho retribuir o cumprimento, vocês podem tocar nele. Se não retribuir, então saiam de perto bem depressa.

Hagrid soltou uma das correntes, separou o hipogrifo cinzento dos restantes e retirou a coleira de couro. A turma do outro lado da cerca parecia estar prendendo a respiração. Os olhos de Draco estavam grudados em Ambêr, o loiro teve um momento interno de raiva e jogou sua maçã no chão. Ele não acreditava que Ambêr fosse tão estúpida a ponto de subir em um pássaro tão horrendo feito aquele.

- Calma, agora, Ambêr. -Disse Hagrid em voz baixa. - Você fez contato com os olhos, agora tente não piscar...Os hipogrifos não confiam na pessoa que pisca demais...

Os olhos da ruiva imediatamente começaram a se encher de água, mas ela não os fechou. Bicuço virara a cabeçorra alerta e fixava um cruel olho laranja em Ambêr.

- Isso mesmo - Disse Hagrid. - Isso mesmo, Ambêr... agora faça a reverência... Ambêr não se sentia nada animada a expor a nuca a Bicuço, mas fez o que era mandado, a ruiva estava quase chorando de medo, já havia se arrependido amargamente de ter se voluntariado. Curvou-se brevemente e ergueu os olhos, hipogrifo inesperadamente dobrou os escamosos joelhos dianteiros e afundou o corpo em uma inconfundível reverência.

- Muito bem, Ambêr! - Aplaudiu Hagrid, extasiado. - Certo... pode tocá-lo! Acaricie o bico dele, vamos!

Ambêr quase chorando avançou
devagarinho para o hipogrifo e estendeu a mão. Acariciou seu bico várias vezes e o bicho fechou os olhos demoradamente, como se estivesse gostando. A turma prorrompeu em aplausos, Malfoy olhou para os lados com a postura rígida, e se pôs a bater palmas, por mais escondidas que suas mãos estivessem, ele bateu palmas.

Ambêr sorriu alargamente quando Hagrid a elogiou, a ruiva voltou a seu lugar limpando algumas lágrimas que caiam. Encorajados pelo sucesso, os outros alunos subiram, cautelosos, pela cerca do picadeiro. Hagrid soltou os hipogrifos, um a um, e logo os garotos, nervosos, começaram a fazer reverências por todo o picadeiro. Neville fugiu várias vezes do dele, pois o bicho não estava com jeito de querer dobrar os joelhos. Ron, Hermione e Harry praticaram no hipogrifo castanho, enquanto Ambêr comia uma maçã vermelha. Malfoy, Crabbe e Goyle ficaram com Bicuço.

Diário de uma Weasley Onde as histórias ganham vida. Descobre agora