Capítulo 237. Depósito de Pão Pequeno (2)

289 67 4
                                    

No final de cada ano, quase todos os estudantes dessas cidades reunidos no município, sob a presidência do magistrado, começavam o exame anual de tongsheng. Somente os alunos que tivessem passado neste exame estariam qualificados para fazer o exame do condado na próxima primavera, o exame para xiucai. Somente um xiucai teria um posto oficial. Para o entendimento de Ling Jingxuan, xiucai era como a carteira de estudante que o tribunal emitiu para todos os estudantes. Com ele, os alunos que estudaram muito durante anos puderam fazer o exame municipal realizado a cada três anos no outono. Aqueles listados como juren teriam um pé nos círculos oficiais. O próximo seria o exame provincial de jinshi realizado na primavera a cada três anos. Apenas os jinshi podiam ser considerados os verdadeiros servidores públicos nacionais, o que equivalia aos graduados universitários nos tempos modernos. Então, em poucas palavras, tongsheng era como graduados do ensino fundamental, xiucai, ensino médio, juren, ensino médio e jinshi ou superior, graduados universitários. O proprietário original havia passado no exame tongsheng aos treze anos. E ninguém na aldeia de Ling não disse que ele era a estrela da sabedoria naquela época. Mas o atual Ling Jingxuan não deu a mínima para ele. Alguém que se formou no ensino fundamental aos treze anos já chamava de estrela da sabedoria? E aqueles que passaram no vestibular aos doze anos no mundo moderno? Se nos tempos modernos, para não falar de um mero tongsheng, mesmo um xiucai não era nada!

"Oh."

O pequeno coque virou-se desajeitadamente para Yan Shengrui, a calma finalmente retornando através de seus ouvidos. Quando Ling Jingxuan estava prestes a sair para relaxar, ele viu o coque grande que só tinha sua bunda exposta no armário. A curiosidade surgiu em seus olhos, e ele inconscientemente se aproximou.

"O que você está fazendo? Vasculhando os armários durante o dia?"

"Ah? Papai, você me assustou! Eu estava procurando o pote de poupança que você pediu ao tio Wang para fazer para nós."

Como ele disse, Ling Wen tirou um pote de poupança do armário, que Ling Jingxuan pediu especialmente a Wang para fazer para eles, as três crianças tinham um cada. A imagem de madeira, mas ingênua do porquinho era muito fofa. Sua grande barriga poderia acomodar pelo menos milhares de moedas de cobre. Vendo que ele estava usando muita força para segurá-lo, ele adivinhou que deveria ter economizado muito agora.

Por curiosidade, Ling Jingxuan o seguiu até a mesa de chá na sala, então Ling Wen cuidadosamente a colocou no chão, fechou a rolha, segurou-a e começou a tremer.

"Batida..."

Inúmeras moedas de cobre junto com alguns lingotes de prata caíram sobre a mesa de chá e logo formaram uma pilha em forma de colina, dentro da qual estavam algumas notas. Ling Jingxuan fez um cálculo aproximado. Ao lado daquela nota de mil taels de prata que sobrou da compra do terreno, havia duzentas e algumas dezenas, mais aqueles lingotes de prata e moedas de cobre, deveriam ser pelo menos mil e quinhentos taéis de prata no total. Para isso, Ling Jingxuan transpirou de vergonha. Quando seu coque economizou tanto dinheiro?

"Dez taels? Não, eu deveria levar algumas barras de prata comigo. Não, não, não, e se não for suficiente então? Então eu deveria levar um pouco mais. Mas..."

Tonalmente ignorando a estranheza de seu pai, Ling Wen colocou aquele pote gigante de economias na cadeira ao lado dele, vasculhou aquela enorme pilha de moedas de cobre com as duas mãos, primeiro, ele tirou uma nota de dez taéis de prata para jogar, e depois coloque-o de volta, repetidamente, também, como se estivesse murmurando alguma coisa. Ling Jingxuan se agachou desajeitadamente, "Por que você está tirando eles? Você não disse que ia juntar até que esteja cheio?"

Lembrou-se de que, quando trouxe de volta os potes de poupança, os três pãezinhos disseram entusiasmados que iriam preenchê-los com dinheiro. Mas não muito tempo depois, eles já tiraram. Mas esse não era o estilo do pão mais velho!

"Amanhã vou ao condado comprar alguma coisa. Mas coloco todo o meu dinheiro nisso. Não vou ter dinheiro se não tirar."

Falando nisso, Ling Wen também se sentiu deprimido. Em tempos normais, ele estava muito preocupado em economizar dinheiro e não gastaria uma única moeda de cobre, o que resultou em receber apenas três moedas de cobre de emergência em sua bolsa, veja? Como papai disse que os levaria para o condado, ele estava com pressa para tirá-lo.

"Hehe... É realmente uma coisa rara você ter algo que quer comprar. O que é? Diga ao papai, papai vai comprar para você."

Pela primeira vez ele disse que gastaria dinheiro para comprar alguma coisa. Ling Jingxuan sentou-se na cadeira ao lado, de pernas cruzadas. Você finalmente aprendeu a gastar dinheiro? Assim, ele entraria com sucesso no primeiro passo de criá-los na segunda geração de dândi-ricos!

"Não, vou ter que comprá-lo com meu próprio dinheiro."

Atirando-lhe um olhar irritado, Ling Wen de repente olhou para suas pilhas de moedas de cobre, lingotes de prata e notas bancárias, "Pai, devo levar uma nota de dez tael ou alguns lingotes de prata comigo?"

Seus grandes olhos redondos foram retratados com um emaranhado nu. Se eu soubesse, teria perguntado primeiro sobre o preço dessas coisas.

"Isso depende do que você quer comprar."

O que? Isso lhe custaria barras de prata? Esse não era o estilo dele! Ling Jingxuan não pôde deixar de se sentir mais animado. Nenhum pai não esperaria que seus filhos desenvolvessem bons hábitos de poupança. Mesmo para aquelas famílias ricas ou oficiais, poucos não gostariam que seus filhos tivessem o hábito de gastar dinheiro. Mas Ling Jingxuan acabou sendo a minoria. Ele só queria que seus pães desperdiçassem dinheiro como água. Mesmo que eles gastassem todo o seu dinheiro, estava tudo bem. Embora em todo o reino, ninguém poderia fazer isso.

"Eu... eu posso te contar, mas você tem que prometer não contar a mais ninguém."

Ling Wen raramente parecia tão envergonhado, o rosto já estava ficando vermelho, Ling Jingxuan levantou a sobrancelha, fez um gesto de 'você pode contar comigo.' Como ele estava pronto para dizer que coisas ele iria comprar, Yan Shengrui segurando o pãozinho se aproximou: "Por que ele não pode contar a mais ninguém? Podemos saber?"

Sentado ao lado de Ling Jingxuan, Yan Shengrui largou o pequeno pão e olhou curiosamente para as moedas empilhadas na mesa de chá. Ele veio depois de ouvir a conversa deles e, para ser sincero, também estava muito curioso sobre o que queria comprar.

"Puxa, por que você tirou o dinheiro? Nós não combinamos de depositar o dinheiro juntos e ver quem iria enchê-lo primeiro?"

Ling Wu estava confusa. Comparado a Ling Wen, ele não levava o dinheiro tão importante. Quanto a quanto dinheiro ele havia economizado, provavelmente tanto quanto Ling Wen. Quando Ling Wen entregou seu controle das contas da família, Ling Jingxuan não pegou as notas de volta em sua mão. Mais tarde, na cara, ele deu a Ling Wu a mesma quantidade de prata, para mostrar que ele não era parcial com nenhum deles. E toda vez que ele lhes dava dinheiro, os dois irmãos e Tiewa recebiam a mesma quantia. Além disso, Ling Wu também não era aquele tipo de garoto que gastava dinheiro, então o dinheiro que ele economizou não deveria ser menor do que Ling Wen.

'Concubina' Camponesa Venenosa 2 - Bl (Parte 2)Onde histórias criam vida. Descubra agora