Notas sobre 'Marcado'

975 96 6
                                    

Olá jovens Betas do meu Pack. Sentem-se, pois a nota será longa. Eu já estava devendo isso faz um tempo, mas enrolei até agora. Precisamos falar sobre interação, vínculos e a Marca. Perdoem os erros e vamos lá.

Todo contato humano pressupõe uma interação, mas nem toda interação pressupõe um vínculo. Explicando por partes:

Interação positiva: você sai de casa, pega um ônibus e consegue se sentar. Aí vai lotando, o povo começa a ficar de pé e entra algum idoso. Você, como uma pessoa educada, se levanta e diz: 'senhor, sente-se aqui.'. Ele te agradece, talvez até sorria e aceita. Chega o seu ponto, você desce do ônibus muito feliz consigo mesmo e vida que segue. Aqui se tem um exemplo de interação, foi algo positivo. Criou vínculos? Provavelmente não. No final do dia você nem lembra mais desse gesto educado. Mas não podemos negar que ocorreu uma interação, inclusive com troca de palavras.

Interação negativa: é justamente o oposto. Imagine que você está andando pela rua, distraído e falando ao celular. Dai passa alguém apressado e esbarra em você e TADA! Seu celular voa pro chão. O pior? O cidadão nem pede desculpas. E você, sendo educado ou não, é capaz de deixar escapar um "Filho da puta!" antes de ir ver o prejuízo. Foi uma interação ruim, muito. Se trincou a tela do seu precioso então... você vai lembrar e xingar muito o desgracento. Criou um vinculo? Não. Foi tão rápido que nem deu pra ver a cara do infeliz, mas te prejudicou. As coisas ruins tem um poder impressionante de deixar marcar muito profundas.

Agora os vínculos. Vamos pensar sob a perspectiva humana:

Vínculo positivo: aquela pessoa que é sua/seu BFF, a sua família, a maioria das pessoas tem um vínculo positivo com os pais. Isso significa que é tudo um mar de rosas? Não. Tem briga, tem discussão, tem discordância, tem egoísmo, tem picuinha e todas essas coisinhas humanas que nos magoam. Mas, ainda assim, é uma relação de respeito, de solidariedade, de ética e valor.

Na fanfic: o Kagami começou a história tendo um vínculo com os jogadores da Seirin, porque eles são amigos, e por isso estava dividindo sua energia com eles. Vinculo positivo. Dai chegou o Daiki com seu cavalo branco e eles se reconheceram como companheiros destinados (Almas Gêmeas). E com tudo isso, com todos os sentimentos e ansiedades, em momento algum o Daiki forçou algo contra a vontade do Taiga, porque o que eles tem é positivo. Lembram quando o Taiga harmonizou com o Tigre? Foi muito forte e ele quase não aguentou. Ele estava morrendo, e o Daiki, ainda assim, não forçou nada. Ele deu a oportunidade de escolha: ele pediu pro Taiga abrir o coração e confiar. Porque é isso que um companheiro faz: ele respeita seu par, não obriga nem força nada. E, mesmo que briguem, se estranhem, sejam competitivos e talz, um nunca machucaria de propósito ou apenas pela crueldade.

Um vínculo positivo pode ser substituído? Depende da situação. Algumas pessoas se casam com o primeiro amor, outras não. Porque o vinculo enfraquece, por N motivos que não vem ao caso. Mas aqui falamos de Almas Gêmeas, então não, o vinculo não pode ser feito com outro shifter. Um vinculo positivo, que fique claro. O Tigre não vai reconhecer outro como companheiro pois já achou sua metade perfeita e esse reconhecimento é pra sempre.

O caso Kise/Kuroko/Momoi, tem um lance de reconhecimento aí, mas não é destinado, eles não são Almas Gêmeas. Dai entra o lance da espécie de shifter. Lobos: lobos nunca reconhecem outro companheiro. É um só e é pra vida toda. Mas, não sabemos se algum dos três é um lobo (eu sei, hehe). Tem shifters por aí que nunca (ou raramente) criam um vínculo de companheirismo, Macacos, Gorilas, Tubarões por exemplo, são poligâmicos. Depende bastante da parte animal e aí vem o lance de cada espécie.

Vínculo negativo: aqui vem a filhaputagem na vida real e na fanfic. Eles existem e são fortes. E, dependendo do caso, podem suplantar os positivos. Por exemplo: aquele seu vizinho que ouve funk todo dia de manhã no último volume, que joga lixo no seu quintal, que solta o cachorro pra fazer cocô na frente da sua casa, etc etc etc. É uma convivência difícil e já te deu uma ulcera. Aí não tem respeito, o vizinho tá nem aí com a educação. E se você tenta falar na boa, ele te manda 'tomar no cu'. Nem sempre você pode simplesmente se mudar. Não é tão simples. Tem alguma chance de vocês combinarem um churrasco familiar no fim de semana? Dificilmente. Você quer é distancia dessa pessoa. Apesar de tudo, não podemos negar que existe um vinculo entre você e seu vizinho. Negativo. E esse não é o único vinculo negativo na sua vida, infelizmente. Não podemos fugir deles, porque nem todo mundo se dá bem e é legal. Se não a 'Terra' se chamaria 'Paraíso'.

Marcado (AoKaga)Where stories live. Discover now