Capítulo 22 - Algo realmente intrigante.

101 68 13
                                    


Enquanto Rachel descongelava uma lasanha no micro-ondas, os noticiários prosseguiam:

__A OMS deve reduzir suas expectativas de mortes pelo vírus HIV para o continente africano, estranhamente nas últimas duas semanas não há indícios de mortes causadas indiretamente pelo vírus na África Subsaariana. Uma equipe de cientistas franceses se juntará aos esforços internacionais dedicados a compreensão do que poderia ter causado essa abrupta queda na virulência do HIV. Dados preliminares revelaram que a conformação tridimensional do vírus, em várias análises realizadas em Botsuana e no Zimbábue, se mostrou bastante desviante da que era tradicionalmente encontrada. Tal peculiaridade poderia justificar a perda da capacidade de esse vírus infectar os linfócitos T.

A âncora prosseguiu em seu giro pelo mundo, já se mostrando um pouco preocupada, afinal tragédias haviam se tornado alarmantemente escassas nos últimos tempos:

__Do continente africano, uma variedade desconhecida pela ciência de trigo capaz de produzir sementes em apenas duas semanas e de crescer em terrenos desérticos e ou de elevada salinidade se disseminou pela faixa de Sahel. O presidente do Mali, Bahir Saaz, afirmou que essa seria a solução para as crises alimentares que assolam seu país durante a estação seca e agradeceu uma grande multinacional pelo desenvolvimento da variedade. No entanto, tal multinacional em um comunicado oficial à imprensa negou ter desenvolvido variedades transgênicas de trigo adaptadas ao continente Africano.

Rachel ria cética para as notícias:

__A cura da AIDS e o fim da fome na África... Começamos bem a semana, não Nicolas?

__Sim, posso faltar à aula?

__Não!

__Mas, as escolas são perigosas...

__Não mais!

Ele parou para escutar o noticiário:

__Dylan Holmes, um estudante universitário de 20 anos dos Estados Unidos, tentou em vão efetuar disparos contra alunos de uma escola primária de Oklahoma City, depois tentou se matar e obteve sucesso. A polícia científica avaliou o fuzil AR-15 utilizado, no que poderia ter sido o maior massacre em escolas dos EUA desde a tragédia em Sand Hook, e não detectou nenhuma anormalidade no fuzil que pudesse justificar o fato de tal ter sido ineficaz contra as crianças. Grupos de religiosos cristãos neopentecostais marcaram um encontro em Tulsa e afirmaram pela internet que esse ocorrido juntamente com outros aqui noticiados teriam uma explicação bíblica e que seriam possíveis sinais de que a volta do Messias estaria próxima. Cientistas afirmam, no entanto, que a abrupta redução no número de mortes violentas nos EUA, bem como a diminuição brusca do número de acidentes de trânsito no Paquistão, na Venezuela e no Brasil, não teriam qualquer correlação com a supressão de catástrofes naturais na Espanha, Chile e no sul da Ásia, bem como com as modificações nos patógenos de várias doenças, antes letais, tais como a AIDS, a malária e a tuberculose e, que por fim, a nova variedade de trigo na África pode ter surgido de modo espontâneo por hibridização de duas variedades espanholas que já eram cultivadas no norte de Marrocos há pelo menos um século.

Um mês mais tarde, o número de assassinatos no mundo havia caído 98% e nem mesmo os especialistas em segurança conseguiam dar uma explicação razoável para tal fato. As armas pareciam travar suas balas dentro dos tambores quando utilizadas. Curiosamente em 2% dos casos elas funcionariam normalmente. Nos EUA, a Associação Americana do Rifle justificou seu lobby em defesa das armas afirmando que elas só estariam matando quem realmente merecesse morrer.

Tarik Abbas, o presidente da maior montadora instalada no Paquistão, desmentiu a existência de um possível sistema de segurança, que haveria sido secretamente instalado nos veículos de passeio em seu país:

__Devemos agradecer apenas à Alá. - Sorriu e prosseguiu com um ar mecânico - Nossa montadora não instalou quaisquer dispositivos nos carros além dos que já haviam sido instalados desde o início desse ano e que estão de acordo com as determinações legais do nosso país. A internet está povoada de rumores diversos, acho que as pessoas não deveriam acreditar em tudo que leem por aí. 

O número de mortes por acidentes de carro que se reduziu inicialmente no Paquistão e no Brasil há cerca de um mês e meio, já havia caído em 99% em média no restante do mundo. Explicar o porquê de alguns acidentes ainda serem letais, enquanto em outros casos, carros travavam ou desviavam involuntariamente de suas rotas, era algo tão enigmático quanto explicar a queda no número de assassinatos. O mesmo ocorria com as mortes causadas por patógenos, as reduções variavam entre 97% e 99% em todo o mundo, começando pela África.

Um mês mais tarde, a taxa geral de mortes no mundo havia se estabilizado em cerca de 2%, algo certamente tão absurdo e intrigante quanto a própria redução abrupta do índice global de mortalidade.

Os Novos EstrangeirosWhere stories live. Discover now