Capítulo 42 - Um escudo ao chão.

60 41 2
                                    

Biko fora acudido por um estrangeiro que tocou sua barriga e retirou a bala, logo em seguida juntamente com alguns outros estrangeiros cicatrizou o corte e evitou uma septicemia. O líder tomou o ar para si e voltou à manifestação, outros tiros eram ouvidos e novamente os manifestantes retornavam após serem ajudados pelos estrangeiros. Biko fez questão de encontrar o mesmo policial que o havia alvejado e prosseguiu em sua frente:

__Você é uma pessoa honesta e a França pela qual você tanto luta iria fazer de você um assassino!

Ele continuava empurrando o manifestante, que ainda insistia com uma voz suave:

__Seus pais lhe disseram que isso era errado, você também ensinou isso aos mais jovens. Então por que você luta por uma França que faz você trair a si próprio?

O policial ainda lhe empurrou mais uma vez, mas logo o barulho de uma arma e de um escudo colidindo contra o chão se irrompeu e naqueles instantes imóveis, o policial parou sua ação, respirou fundo e ficou paralizado diante de Biko, outros policiais gritavam:

__O que deu em você? Você está louco?

Mas, logo um colega na extremidade direita do Arco do Triunfo, repetiu o gesto e foi seguido por vários outros e alguns minutos mais tarde todos os policiais estavam parados e desarmados diante dos manifestantes.

Biko então gritou a todos com seu amplificador de voz:

__Nossa luta é contra nós mesmos. A França não vive hoje uma revolução com armas, nossa revolução é contra uma cultura que justifica a violência pela violência. Quiseram tornar cada um de vocês assassinos mesmo lhes tendo ensinado por anos que matar qualquer pessoa é algo errado. Os verdadeiros interessados em destruir o nosso movimento e os maiores beneficiados com a manutenção desse modelo de Sociedade não estão segurando armas, eles não mancham as mãos deles com sangue. Eles estão em suas mansões, estão em seus palácios. Quantos de vocês voltariam para casa hoje, para as suas famílias carregando a culpa de terem matado outros seres humanos? Quais de vocês conseguiriam se sentir moralmente dignos de repreender a violência de seus filhos? Quais de vocês conseguiriam dormir em paz? Tudo isso pela França? Devemos defender as pessoas reais que nos cercam e não uma ideia. Ideia essa capaz de transformar pais de família em assassinos!

Após um policial começar a aplaudir outros prosseguiram e no final a praça inteira aplaudia, não apenas o discurso de Biko, mas a resolução inédita de um conflito. Horas mais tarde alguns dos policiais que combatiam os manifestantes também vestiam uniformes verdes, apesar de muitos terem ido embora confusos.

A televisão não conseguiu cortar a deserção dos policiais no Arco do Triunfo, já que a transmissão era direta e ao vivo e uma porção do discurso de Biko acabou indo ao ar antes de a transmissão ser coincidentemente interrompida por problemas técnicos. Tal foi divulgada na íntegra na internet, de modo a fomentar deserções por todo o mundo já que a Revolução dos Novos Estrangeiros já não se restringia apenas à França e nem somente às nações livres, já era um fenômeno mundial. Na semana seguinte, Policiais e militares da reserva que haviam sido convocados para combater os Novos Estrangeiros não foram ao serviço em Marrocos e na Ucrânia, nos dias seguintes dezenas de outros países também não conseguiram tirar seus policiais de suas casas, os governos nacionais estavam perdendo poder rapidamente e sua opressão estava se diluindo como bolhas de sabão ao vento.

Os Novos EstrangeirosOnde histórias criam vida. Descubra agora