Capítulo 47 - Apenas a própria dor.

63 40 2
                                    

Em casa, Rachel ligava a televisão e não havia mais canais em francês, as maiores redes do país recentemente haviam encerrado as suas operações por falta de funcionários, anunciantes e mesmo de telespectadores. Ao conectar-se na internet, observava novamente um vídeo de Biko falando sobre a revolução silenciosa no sistema de educação:

__O que eles fizeram nos últimos dois séculos foi estabelecer um sistema educacional cujo objetivo claro era a criação de um determinado perfil de indivíduo, capaz de reproduzir o sistema social vigente. Mas há algo mais perigoso na modernidade do que a reprodução do sistema capitalista, e esse algo é justamente a reprodução transgeracional do próprio conceito de indivíduo.

Rachel pensava em fechar o vídeo, detestava John Biko, mas havia algo latente que lhe fisgava a atenção:

__Esse conceito é o sustentáculo do sofrimento no mundo, dele surge a solidão, o interesse próprio, a angústia existencial. Nós estamos superando esse conceito típico de planetas do Tipo III, ou seja, aqueles planetas cujas capacidades intelectuais dos seres foram formadas em contextos de intensa competição. Isso é evidente no cérebro primata, qual primata morreria para salvar a vida de pessoas que não fossem familiares? A cooperação primata foi notadamente rudimentar, sempre uma extensão conveniente do interesse próprio. O altruísmo primata não era um altruísmo verdadeiro, consistia basicamente de mais uma estratégia para aumentar o fitness individual, grosso modo, a capacidade de um indivíduo de contribuir com seus genes para a próxima geração. Os primatas eram barcas de genes, de modo que os comportamentos que se mantiveram e formaram a estrutura da mente da espécie Homo sapiens foram aqueles que eram estáveis do ponto de vista evolutivo, ou seja, que aumentavam a capacidade de os próprios genes desses comportamentos passarem adiante.

Questionamentos antigos sobre a moralidade humana, indagações que povoavam a sua cabeça desde a pré-adolescência se avivam na cabeça destituída de esperança de Rachel:

__Ainda que esse ponto de vista possa ser contestado, tomando por base uma visão mais integrativa, é inegável o fato de que a vida dos seres sensíveis na Terra se desenvolveu sob intensa competição, basta observar evidências de que os sistemas de defesa contra a predadores já estavam presentes nos primeiros vertebrados bem antes da discutível "Explosão do Cambriano" e que os sistemas nervosos ainda aqueles que evoluíram em um contexto "cooperativo" são verdadeiras máquinas selecionadas para a sobrevivência individual. A empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, nos primatas consiste apenas de um exercício mental vago, uma projeção própria estendida aos outros. Nenhum primata humano, na história de sua espécie, foi capaz de sentir outra dor senão a própria.

Rachel fechou o vídeo, algo nele havia suscitado um turbilhão de pensamentos desagradáveis, coisas múltiplas, fantasmas que vinham atrelados aos seus pesados lutos, apesar da raiva que sentia de Biko, assustou-se quando seus lábios pronunciavam "Ninguém no mundo é capaz de sentir outra dor senão a própria".

Os Novos EstrangeirosWhere stories live. Discover now