Capítulo 55 - Uma decisão difícil

64 36 2
                                    

No acampamento coletivo, Biko também adiava uma decisão importante, tal poderia livrá-lo de seus últimos fantasmas primatas, de suas últimas dores pré-históricas. Após os primeiros anos de revolução cultural, os Novos Estrangeiros recebiam dos alienígenas módulos que fomentavam uma nova revolução, libertando o primatas humanos de seus instintos individualistas, pré-históricos, e levando o planeta a um novo patamar de civilização mais próximo dos planetas do Tipo I e II, na classificação dos Estrangeiros, que consistiam de planetas nos quais a natureza havia selecionado formas de vida coloniais ou mutualísticas, havendo naturalmente uma generosidade genuína entre os seres vivos inteligentes. Isso era maximizado pelo fato de que em alguns planetas, segundo eles, a transmissão de genes se dava de modo horizontal, não haviam pais nem filhos e todos formavam um "único grande indivíduo genético". O que excluía a necessidade de reprodução sexuada e o surgimento de famílias ou grupos cooperativos restritos, já que, de certo modo, todos acabavam sendo, grosso modo, uma parte de todos.

Os módulos consistiam de três etapas, a primeira de aumento de conexão entre os seres por meio de uma rede de troca de dados mentais, que fomentava a geração de pensamentos coletivos e que se atrelava a um sistema de previsão em larga escala dos eventos futuros, permitindo com que os Novos Estrangeiros pudessem prever as consequências das ações em um período considerável de tempo futuro. Já o segundo e o terceiro módulos que começavam a ser instalados já na metade do terceiro ano depois do contato implicavam em alterações no código genético. O segundo consistia em um sistema de cálculo aproximado do sofrimento empregado em cada ação ou obra e o terceiro a abolição de tendências individualistas no processamento de dados e no processo de decisão, atrelado ao sistema de empatia real, a Empatia Real abrangia alterações no sistema nervoso que implicavam na capacidade de sentir precisamente em si a dor dos outros. Isso ajudava a explicar o fato de os Estrangeiros nunca revidarem qualquer agressão.

Biko que já possuía o primeiro módulo estava prestes a decidir-se por aderir ao segundo e ao terceiro, mas havia algo de primata dentro de seu peito, "um contaminante qualquer" pensava, precisava superar aquilo o quanto antes e tomar coragem para as mudanças sem volta. Enquanto isso se engajava dia e noite ao trabalho cooperativo, como se tentasse sufocar suas dúvidas e aos próprios sentimentos primitivos.

Mas algo voltara a lhe perturbar, já no início do quarto ano depois do contato inicial, recebera uma mensagem pela internet, ela vinha de Paris e era de Rachel Arouet, dizia que precisava conversar urgentemente com ele, pois estava preocupada com o futuro de Nicolas.

Os Novos EstrangeirosWhere stories live. Discover now