Capítulo 17: interlúdio na margem do Lago Negro

1.7K 268 52
                                    

4 de novembro de 1991

Harry só pôde olhar para Neville com um horror mal disfarçado enquanto o outro garoto contava calmamente os vários incidentes em que seu tio havia adulterado suas memórias, geralmente após uma tentativa de assassinato fracassada. Os dois estavam sentados juntos na margem do Lago Negro logo após o almoço na tarde depois do retorno de Neville à escola. Surpreendentemente, a verdade só veio à tona por pura sorte: Augusta Longbottom, irritada com a aparente perda do lembrol da família, escreveu para seu primo Lord. Barty Crouch Sr. e perguntou se ela poderia pegar o dele para Neville usar. Crouch Sr. não tinha herdeiros vivos, então dificilmente poderia recusar o pedido de Augusta ao pedir emprestado o lembrol da Casa Crouch, já que não era mais útil. Algie não tinha ideia de que Neville havia adquirido um lembrol até que os aurores foram atrás dele. Ele fez um escândalo no início, mas quando soube que Neville havia fornecido cópias certificadas de suas memórias recuperadas, ele parou e confessou seus crimes.

"Então, o que vai acontecer com ele?" perguntou Harry. "Haverá um julgamento?"

Neville balançou a cabeça. "Vovó e eu... passamos muito tempo conversando sobre isso. Ela queria que ele fosse levado acorrentado da Suprema Côrte."

"Mas você não."

Ele suspirou. "Bem, eu realmente não... odeio o tio Algie. Estou... com nojo dele, mas não vou desperdiçar minha vida em base do ódio. E, além disso, seus filhos e netos não sabiam de nada sobre o que ele estava fazendo. Ele confirmou isso sob Veritaserum. Reginald e Enid são ótimas pessoas com suas próprias famílias e sempre foram muito bons comigo. Eles amam o pai deles e não merecem serem publicamente envergonhados com um escândalo como esse. Além disso, o que ele fez valeria 20 anos em Azkaban, pelo menos, e na idade dele, ele não teria durado seis meses. Acho que nunca conseguiria olha-los nos olhos novamente, eu não quero que olhem para mim e lembrem que enviei seu pai para ter uma morte lenta e miserável nas mãos de dementadores."

Harry desviou o olhar por alguns segundos. Ele não tinha ideia de como era ter uma família que valesse a pena se preocupar... ou alguém que se importasse com ele. Foi... desconcertante. "Então, o que vai acontecer", perguntou ele.

"Temos um acordo de confissão que é magicamente sancionado e selado com o Departamento de Mistérios. Ele deixará o cargo de regente e o entregará para a Vovó. Ele ira transferir todos os seus interesses comerciais britânicos e continentais para seus filhos e fazer um voto perpétuo de que ele nunca mais tentará, diretamente ou indiretamente, prejudicar a mim ou a qualquer pessoa sob minha proteção ou interferir em quaisquer assuntos da Casa Longbottom. E depois, ele se aposentará para administrar uma fazenda de mandrágoras na Austrália com um único elfo doméstico e uma pequena remuneração mensal. E se ele colocar os pés em solo britânico novamente, será processado em toda a extensão da lei. O que, à julgar pelos seus atos, ele receberá um beijo de Dementador."

"Sem ofensa, Neville," disse Harry, "mas você está reagindo muito bem."

"Diz o cara que riu de um berrador na frente de toda a escola", ele respondeu com uma risada. "Eu sei que deveria estar furioso, e, sei lá, talvez em algum momento eu fique. Mas agora... Durante toda a minha vida, pensei que não era nada, um aborto, uma desgraça para a memória dos meus pais. me odiava tanto que quase deixei Algie me convencer ao suicídio quando eu tinha oito anos. Mas descobrir que eu não era alguém nascido sem mágia, e que podia fazer mágia o tempo todo, mas estava sendo... enganado. Honestamente, é o puro alívio que esta me fazendo reagir de uma forma tão boa."

Ele sorriu quase contagiosamente e puxou sua varinha - sua varinha, aquela que os aurores haviam recuperado do cofre da família Longbottom onde Algie a tinha escondido - e apontou para uma rocha próxima. "WINGARDIUM LEVIOSA!" Ele entoou. A rocha disparou como um canhão, deixando um rastro de terra e partículas de água para trás, e caiu no meio do lago. Harry ergueu as sobrancelhas surpreso, enquanto Neville tossiu timidamente.

Harry Potter e o Príncipe Da Sonserina Where stories live. Discover now