Capítulo 54: Travessuras e outras diversões (PT.1)

840 104 7
                                    


7 de setembro de 1992

A poção ficando verde-limão foi a primeira pista de que algo estava errado. A segunda pista foi quando começou a gritar. Harry estava sendo o parceiro de Neville em Poções hoje, e ele imediatamente percebeu o problema e chamou o Professor Snape pouco antes do choro agonizante da poção começar. Aparentemente em resposta, Harry, Neville e todos ao redor deles seguraram suas cabeças e começaram a balançar como se estivessem tomados pela vertigem. Por sorte, antes que alguém desmaiasse (ou possivelmente morresse), Snape estava perto o suficiente para lançar um Feitiço Silenciador no caldeirão que agora tinha o que parecia ser várias bocas flutuando na superfície verde pegajosa do caldeirão, todos gemendo em agonia silenciosa. Snape franziu a testa para o conteúdo do caldeirão e então o baniu com um golpe de sua varinha, junto com o feitiço silenciador.

"Suas mãos, Longbottom! Mostre-as para mim." Um nervoso Neville estendeu as mãos, e Snape pegou uma e a virou para que a palma ficasse voltada para cima. Então, ele acenou sua varinha silenciosamente, e as mãos do garoto ficaram com o mesmo verde vívido da poção desaparecida. O homem suspirou.

"Menos Cinco pontos para a Grifinória. Vocês dois ficarão sentados em Silêncio até o final da aula. Longbottom, você vai refletir muito sobre o que poderiam ter feito de errado para ganhar essa perda de pontos. Se vocês me puderem dar uma explicação e uma boa desculpa, eu poderia considerar e deixá-los sem uma punição adicional."

Depois de aguentar uma pequena quantidade de risadinhas de Draco e seus lacaios, os dois garotos um tanto desanimados ficaram até o final da aula. Então, com a convocação de Snape, eles se mudaram para a primeira fila da classe.

"Bem," Snape perguntou.

Neville engoliu em seco e olhou para suas mãos que ainda estavam verdes. "Sinto muito, senhor. Não consigo imaginar o que poderia ter acontecido para ter dado errado."

"Você não pode imaginar?" ele respondeu. "Bem, deixe-me arriscar um palpite. Por acaso você estava ajudando a Professora Sprout a desembalar as sementes de mandrágora que chegaram esta manhã? E você foi tolo o suficiente para não usar luvas ao mecher nessas sementes ou até mesmo lavar as mãos depois?"

Neville franziu os olhos em frustração. "Desculpe, senhor. Eu usei luvas, mas estava atrasado e não tive a chance de fazer uma descontaminação completa. Honestamente, não tinha percebido que elas tivessem deixado resíduos." Ele olhou para suas mãos brilhantes. "Certamente não nessa quantidade."

"Bem, não pessa desculpas a mim pelo ocorrido, Longbottom. Peça desculpas ao seu parceiro de aula e que graças a você recebeu um zero pelo seu descuido." O garoto parecia ainda mais abatido, e Snape suspirou. "A menos, é claro, que vocês dois possam encontrar um horário na próxima semana que se encaixe na minha agenda para virem aqui prepararem aquela poção novamente."

Harry assentiu. "Vamos verificar nossos horários e viremos informá-lo antes do final do dia. Obrigado, professor."

"No entanto, você não sairá impune, Longbottom. Na segunda-feira, eu espero um pergaminho de um metro de sua autoria posto na minha mesa falando sobre a importância de se manter livre de contaminantes enquanto prepara poções, e mais um metro de pergaminho sobre as propriedades reativas da Mandrágora. Devo confessar que estou desapontado com você, Sr. Longbottom. Se houvesse um único aluno em seu ano que eu esperasse saber sobre os perigos e as reações em até mesmo deixar uma pequena partícula de pólen de mandrágora ser introduzida em uma poção, teria sido você."

"Mais uma vez, sinto muito, senhor. Não vai acontecer de novo."

De qualquer forma, já que vocês dois estão aqui, há outro assunto que eu gostaria de discutir com vocês dois. Sobre o Outro Potter e o Lord das Trevas. Especificamente, sua insinuação de que o Diretor pôde ter deliberadamente planejado um confronto direto no ano passado envolvendo a pedra filosofal. No entanto, vou exigir um juramento de sigilo antes de lhes contar mais alguma coisa referente ao assunto. Na verdade, estou apenas me oferecendo para lhes contar qualquer coisa agora porque você eram ambos potenciais sujeitos da Profecia e eu acredito que vocês tem o direito de serem mantidos informados sobre os desenvolvimentos relacionados a ela, mas apenas se vocês puderem manter isso em segredo. Falando nisso, como sua Oclumência está progredindo, Potter?"

Harry Potter e o Príncipe Da Sonserina Where stories live. Discover now