Capítulo 74: Ultimato (PT.1)

611 59 17
                                    

As surpreendentes revelações do início daquela tarde - que Gilderoy Lockhart (a) era um bruxo das trevas (b) que confessou diante de testemunhas ter planejado tanto as petrificações quanto a brincadeira do vestiário com os Sonserinos (c) que antes de fugir dramaticamente de Hogwarts - causou ondas de choque por toda escola. No jantar, a vice-diretora McGonagall fez todos os anúncios relevantes, e o mais importante era que a escola não corria mais o risco de ser fechada, já que a pessoa responsável por todo transtorno havia sido banida para sempre. Naturalmente, isso levou a aplausos do corpo estudantil e especialmente dos Grifinórios quando foi anunciado que Fred Weasley retornaria na manhã seguinte.

O jantar foi seguido por uma das festas lendárias da Grifinória. Oliver Wood estava em alto astral com a notícia de que a partida entre Grifinória e Lufa-Lufa havia sido remarcada para o final do mês. Vários dos grifinórios que acusaram abertamente Jim de ser o Herdeiro da Sonserina vieram se desculpar, embora de má vontade, e Jim agradeceu a eles educadamente, mas concisamente de uma forma que sugeria que o assunto estava perdoado, mas decididamente não esquecido. E ele com certeza não foi tão magnânimo com colegas de casa como Cormac McLaggen, que constantemente dizia: "Pelo menos seu irmão Harry estava lá fora tentando fazer algo de útil, mesmo que ele tivesse problemas mais tarde por causa disso. Eu ainda afirmo que eles foram classificados na casa errada."

Infelizmente, Jim nem mesmo teve a escolha de perdoar ou não Ron. Seu ex-amigo apenas deu-lhe um olhar rápido do outro lado do Salão Comunal antes de correr escada acima sem dizer uma palavra. E a parte mais triste foi que, depois de tudo, Jim pensou que provavelmente perdoaria Ron em um instante se o garoto mostrasse a decência comum de apenas se desculpar pela maneira como agiu.

Muito mais tarde, depois que todos os outros foram para a cama. Ron estava sentado em sua cama com o diário de Tom Marvolo Riddle cerrado nas mãos.

"Me deixe em paz. Me deixe em paz. Me deixe em paz." Ele sussurrou várias vezes para si mesmo por horas, mas ninguém nunca respondeu.

Houve também uma festa um pouco mais moderada nas masmorras da Sonserina naquela noite. Uma vez que as ameaças dupla de petrificações e fechamento da escola aparentemente foram resolvidas, os rivais de Harry no Salão comunal voltaram sua atenção para culpar ele e Theo pela perda de cinquenta pontos da Sonserina no final do semestre. Harry, é claro, não se importou com os pontos perdidos da Casa e se retirou do Salão Comunal para ir a Guarida olhando apenas para Cassius Warrington e Miranda Bonneville, que recentemente subiram na classificação na lista pessoal de tarefas a serem resolvidas de Harry.

Mais tarde, após a surpreendente descoberta de que Harry havia intencionalmente permitido que Gilderoy Lockhart bloqueasse quase quatro minutos e meio de conversa da suas memórias, os três jovens sonserinos passaram mais uma hora na penseira de Harry revisando a cena para encontrar a lacuna. Na quarta repetição, Blaise percebeu. Pouco antes de James Potter explodir a porta de suas dobradiças e enquanto Lockhart estava rindo loucamente, houve um pequeno soluço na memória. Durante uma das risadas imbecis de Lockhart, a posição de seu corpo mudou fracionária, mas instantaneamente. Igualmente revelador foi quando Theo olhou pela janela e notou um pássaro voando a alguma distância. No exato instante do soluço, o pássaro instantaneamente saltou uma distância do que parecia ser pelo menos uma milha.

Infelizmente, saber onde a lacuna foi fornecida não forneceu conhecimento do que ocorreu durante ela. De acordo com Blaise (que passou a maior parte do ano estudando Feitiços de Memória na Equipe Recall), era absolutamente impossível recuperar memórias seladas por um feitiço trancador de Memórias, a menos que quem o colocou de alguma forma providenciasse para o destinatário um código de desbloqueio. Harry se lembrou do código que escolheu para o Sr. X (aquele sobre Voldemort que ele esperava nunca precisar usar). Presumivelmente, Lockhart comunicaria o código a ele em algum momento, mas ele não era obrigado a fazê-lo, e ele poderia optar por manter a memória em segredo para sempre. De fato, se os aurores chegassem a ele antes que ele enviasse o código para Harry, a memória poderia ser perdida para sempre, independentemente do que ele quisesse.

Harry Potter e o Príncipe Da Sonserina Where stories live. Discover now