Capítulo 40 - Puxar a Língua

80 18 2
                                    

Secretaria Municipal de Penang, Centro de Medicina Legal

Com luzes sem sombra brilhando, Shen Junci se inscreveu especialmente para a maior sala de dissecação da Secretaria Municipal hoje para a autópsia. Três mesas de dissecação foram exibidas lado a lado e um cadáver preto carbonizado foi colocado em cada mesa de dissecação.

O cadáver preto carbonizado era difícil de reconhecer e cheirava a pasta. Embora não fosse tão chocante quanto um cadáver em decomposição, parecia um pouco assustador.

Da esquerda para a direita estão pai, mãe e filha.

Shen Junci passou entre as mesas de dissecação e disse calmamente: "O corpo da filha é o mais importante, então vamos o deixar para o final. Vamos verificar os outros dois primeiro."

Eles começaram com o cadáver masculino. De frente para o cadáver, Shen Junci pressionou a caneta de gravação para começar a gravar: "Qiao Longfan, 49 anos, 1,74 metros de altura, a superfície do corpo, além da pele das costas e da parte interna da coxa, não está queimada, o resto da superfície do corpo está carbonizada, o osso do pé esquerdo está mutilado com carvão, a pele da panturrilha e o peito podem ser vistos devido à secagem da formação de traços de fricção e devido às feridas de fogo deixadas para trás..."

Qi Yi'an seguiu o exemplo, e as feridas em seu corpo eram fáceis de distinguir. Geralmente, as feridas deixadas por incêndios são relativamente rasas e as paredes das feridas não são lisas e planas.

Então Shen Junci observou a cavidade nasal e então abriu os lábios do falecido para dar uma olhada: "Parte da fuligem pode ser vista."

Qi Yi'an olhou para ele com uma ferramenta de iluminação: "Então, olhando desta forma, é muito provável que tenha sido queimado até a morte?"

Se há fuligem e carvão no trato respiratório é uma base importante para julgar a causa da morte. Se o falecido conseguiu respirar antes da morte, é provável que ele tenha morrido em um incêndio. Após a morte, a cremação deixará apenas um pequeno quantidade de fuligem na boca e nariz do cadáver.

Shen Junci disse cautelosamente: "Não tire conclusões precipitadas."

Ele olhou para a cabeça do morto novamente: "O crânio está fraturado e os fragmentos ósseos se projetam radialmente, o que deve ser causado pela expansão do gás intracraniano."

Essas cicatrizes às vezes são formadas em cadáveres que foram queimados em altas temperaturas.

Simplificando, trata-se de uma explosão da cabeça por dentro por causa da pressão intracraniana.

O cadáver carbonizado formava uma casca dura, tão difícil de cortar que era quase impossível cortar com um bisturi. Os dois trabalharam juntos e usaram várias ferramentas, cortando e erguendo, para abrir a superfície do cadáver.

Após a inspeção, Shen Junci endireitou as luvas e disse a Qi Yi'an: "Prepare-se para puxar a língua."

Esta puxar a língua é um termo forense, o que significa que depois que o esterno é removido, uma incisão é feita na mandíbula inferior para retirar a língua, epiglote, laringe, esôfago, etc. Médicos forenses qualificados podem até mesmo remover completamente um conjunto de órgãos internos do falecido.

Depois de terminar os preparativos, Shen Junci disse: "Vou demonstrar primeiro e você pode operar o da mãe depois."

Depois endireitou as luvas e enfiou os dedos na incisão no maxilar do morto. Quando as pontas dos dedos tocaram sua garganta, soltou uma leve baforada.

Sob a lâmpada sem sombra, as delicadas sobrancelhas e olhos de Shen Junci estavam focados.

Qi Yi'an viu seus dedos finos se moverem, como se algum mecanismo tivesse sido puxado. Com uma protuberância na garganta do cadáver, a língua e a epiglote ficaram expostas.

Forense [Pt-Br]Where stories live. Discover now