63

14.8K 1.3K 354
                                    

ㅡ Qual é doutora, se ela nada na barriga porque não pode deixar ela solta na banheira? Não é a mesma coisa? Ela sabe respirar dentro da água, pô

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

ㅡ Qual é doutora, se ela nada na barriga porque não pode deixar ela solta na banheira? Não é a mesma coisa? Ela sabe respirar dentro da água, pô.

Eu prendo a risada entre os lábios, diferente da doula, que solta. E apesar de ser engraçado a forma que ele fala, também é uma dúvida que eu tenho.

ㅡ Na verdade ela não nada na barriga, seu Gabriel. E também não é como se ela fosse um peixinho e conseguisse respirar dentro da água. ㅡ ela começa a o semblante de confusão preenche o seu rosto instantaneamente ㅡ Na barriga tem líquido sim, mas lá dentro ela não respira pela boca ou pelo nariz, isso só acontece quando ela nasce. Quando ela nasce é que os pulmões começam a funcionar.

Ele levanta as sobrancelhas como se tivesse começando a entender, e eu também.

ㅡ Dentro do útero não tem ar para que ela possa respirar. A placenta é o pulmão e o intestino dela. No início da gravidez, o oxigênio dela é fornecido através do sangue materno, e só agora no finalzinho da gestação que ela começa a ter movimentos de treinamento respiratório, mas ainda assim não tem ar nos pulmões. Os pulmões apenas recebem uma quantidade de líquido amniótico que entra e sai a medida que ela pratica a respiração. É como se o líquido fosse o "ar" que ela inspira e expira.

Nossa, que coisa maluca.

ㅡ E o líquido amniótico que ela ingere não faz mal nenhum, até porque os pulmões estão de certa forma "inativos", tipo um vulcão que não causa perigo. Já aqui fora eles já vão estar funcionando, então se qualquer líquido entrar nos pulmões dela sabemos o que vai acontecer. ㅡ ela diz enquanto se levanta e pega um dos bonecos que tem na sala. ㅡ Uma coisa legal é que os bebês nascem instintivamente com o reflexo de prender a respiração quando são mergulhados em água, mas mesmo assim, não sabem nadar. E nem conseguem prender por muito tempo, assim como nós. Uma hora ela vai se afogar.

ㅡ Achava que era a mesma coisa de dentro da barriga, assim ia ser mais fácil só deixar ela deitada na banheira enquanto dá o banho.

ㅡ Bom... existem umas redinhas que você pode colocar dentro da banheira pra isso. Acho que até relaxam o bebê. Pode dar o banho e deixar eles deitadinhos enquanto faz uma massagem e tal.

O Gabriel me olha sorrindo, com uma cara que diz que com certeza vamos comprar uma dessa.

ㅡ Mesmo assim, com rede ou sem rede, vocês precisam aprender a dar banho sem que o bebê escorregue do braço de vocês. ㅡ ela balança o boneco no ar.

ㅡ Esse bebê já morreu três vezes só nesse tempo que a gente tá aqui, Fabiola. ㅡ eu digo choramingando.

ㅡ Acredite, ele morre muitas vezes por dia. Mas ele morre em sacrifício para que vocês não matem seus bebês. ㅡ pisca pra gente.

Pregnant | GabigolOnde as histórias ganham vida. Descobre agora