A descoberta dos devedores

526 52 6
                                    

Nos dias seguintes, Scarlett fica reclusa em sua fazenda, não fazendo nenhuma ação contra os seus escravos e nem tomando qualquer atitude que pudesse a causar problemas perante aquela comunidade.

Antônio conseguiu após algumas semanas, levantar toda a análise das posses do pai de Scarlett. Com os documentos finais do inventário, haviam sido levantados todas as informações sobre a fortuna daquela senhora. Com aqueles documentos, foi descoberto também quem devia Scarlett e os valores dessas dívidas.

Então Antônio foi demonstrar essas informações a Scarlett durante uma tarde tranquila naquela fazenda:

- Senhora Scarlett, tenho aqui os recursos que a senhora tem disponível como seu patrimônio. A partir de agora, boa parte desses recursos estão integralmente em seu nome. Como disse a senhora, a riqueza que tínhamos previsto, depois do levantamento nos documentos, cresceu quase em 25% com relação a análise anterior. A senhora tem quase um quarto a mais de dinheiro do que imaginávamos. Mas, boa parte dessa riqueza está nas mãos das pessoas que deviam o seu pai. São de dívidas, portanto não estão liquidados e a senhora não tem a posse desses recursos.

- E você sabe me dizer quem está me devendo? Questiona Scarlett curiosa.

- Sim senhora. Tenho a lista aqui de todos os devedores. Atualmente, 36 pessoas devem a senhora, alguns deles, tem uma dívida grande e longa, outros estão com dívidas que já deveriam ter sido pagas. Se a senhora quiser pode executar parte dessas dívidas e tomar patrimônios que estão dados como garantia. Temos 10 pessoas da comunidade nessa situação.

- Isso é muito bom. Esses dez eu posso colocar em ruínas, é isso que o senhor quer dizer?

- Sim senhora. Essas pessoas, em tese, estão nas mãos da senhora, caso a senhora execute a dívida, eles terão que vender boa parte dos seus patrimônios para poder pagar parte da dívida que tem com a senhora.

- Que boa notícia! Diz Scarlett a sorrir, quando complementa a sua fala: - E quem são eles?

- Entre esses dez a maioria são comerciantes, que pegavam empréstimos nas mãos do seu pai e depois de vender as mercadorias, devolviam parte desses recursos a ele. Mas, em algum momento, não conseguiram pagar as dívidas e com os juros, nunca mais conseguiram controlar as finanças e acertar esses empréstimos com o seu pai.

- Essa informação é muito importante. Quem são?

- Os comerciantes de escravos Gilberto e Cornélio são dois desses. As dívidas deles são tão grandes que se vendessem tudo, não teriam condições de lhe pagar.

- Então esses dois estão em minhas mãos, posso os levar a miséria imediatamente?

- Sim senhora. Diz Antônio.

- Esses dois estavam a falar mal de mim pelas costas e depois ficavam me bajulando quando eu estava presente para casar com eles. Dissimulados. Queriam se casar comigo para que a dívida fosse perdoada. Bom saber que eles agora estão em minhas mãos. Eles são influentes, posso ganhar muito com isso. Diz Scarlett em tom direto.

- Quem mais está nessa situação?

- O dono da taverna, Gouveia é outro que tem uma dívida que se ele vender aquele espaço com todas as escravas que ele tem lá, também não pagaria a dívida.

- Esse fica dando uma de homem honesto e que paga tudo o que negocia. Me deve até as calças. Francamente! Eu estou impressionada que nenhum deles veio ainda me procurar.

- Provavelmente eles acharam que a senhora não conseguiria rastrear essas notas promissórias senhora ou os documentos da dívida e seus registros.

Miss Scarlett e a escrava brancaWhere stories live. Discover now